Texto Bíblico: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. Filipenses 4:19
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
Esse pode ser considerado, ao lado do versículo anterior, de Filipenses 4.13, outro texto mal compreendido e injustiçado. Talvez devido a nossa sociedade consumista e egoísta, talvez devido a nossa natureza decaída ou, mais provavelmente, a um somatório de ambas.
Mas o fato é que, muitas vezes, vemos pessoas usarem essa promessa – sim, é uma promessa, não restam dúvidas disso! – de forma totalmente equivocada e desonesta, confundindo desejos e necessidades, às vezes intencionalmente.
O que é um desejo? E o que é uma necessidade? Um desejo nada mais é do que a vontade de possuir ou desfrutar de algo que não está ao nosso alcance no momento.
Eu posso me lembrar agora da estória de Aladim e da lâmpada mágica, onde o gênio concede 3 desejos a Aladim, como você também deve se lembrar.
E a necessidade? Essa é muito mais importante que o desejo, pois a não satisfação de um desejo não traz ou gera, em tese, um constrangimento, dano ou mesmo um prejuízo, ao passo que a não satisfação de uma necessidade pode acarretar todas essas.
Alimentação, por exemplo: se é uma necessidade, é porque você está com fome. Já se for um desejo, não é, necessariamente, fome, mas vontade de comer um doce, por exemplo.
Vestuário: se é necessidade, talvez seja um agasalho porque está frio. Porém, se é desejo, é uma roupa de grife ou da moda, em acréscimo às que já existem no guarda-roupas.
Mas, a promessa do Senhor trata de que, mesmo? Satisfazer desejos ou necessidades? E como temos encarado essa promessa: honrando Àquele que prometeu, ou agindo de forma desrespeitosa e vergonhosa?
Oração de: confissão e arrependimento
Senhor, quero te pedir perdão pelas vezes que li e usei esse versículo como pretexto para tentar extravasar meus desejos, em vez de depositar em ti minha confiança em tuas ricas e bondosas promessas de provisão e suprimento.
Obrigado por abrir meus olhos para essa verdade e por me dar a direção correta de enxergar a tua Palavra. Em nome de Jesus, teu filho, eu oro. Amém.
Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.
Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Faça seu comentário e enriqueça o post!