Texto Bíblico: Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
Uma coisa que é preciso ser dita sobre ler versículos e refletir sobre eles é que você precisa conhecer o mínimo da cultura e do contexto histórico-geográfico da época para aguçar seu entendimento e compreensão do texto.
Na cultura oriental, certos costumes e comportamentos possuem um porquê ou razão para serem daquela maneira. Nesse versículo em especial, isso fica evidente na questão da limpeza pessoal.
A cultura judaica exibe muitos exemplos sobre purificação e higiene pessoal, o que não deixa de ser interessante dado que ela está incrustada em uma região seca e de poucas chuvas.
A questão da lavagem e higiene pessoal sempre – ou quase sempre – aparece relacionada com a sujeira ou falta de higiene pessoal.
Até mesmo no mundo sobrenatural esse padrão se repete: os anjos são retratados como vestidos de vestes tão brancas como a mais alva lã (limpíssima) ou como a neve (sem qualquer sujeira).
Já os demônios são retratados como espíritos imundos ou impuros.
A santidade, como está presente e cristalino nesse verso, é retratada como um resultado de lavar-se, de se purificar daquilo que fica impregnado em nossas roupas e, por conseguinte, na nossa pele também.
Eu venho de uma região semiárida, de poucas chuvas. Lá a chuva é celebrada e tempo chuvoso é chamado de “tempo bonito”.
E foi lá que eu aprendi a me lavar constante e frequentemente, por mais paradoxal que isso possa parecer. Quem sabe não está aqui um grande mote evangelístico para minha terra natal, o Nordeste brasileiro?
Mas, enfim, espero que você possa ter tirado bom proveito dessa breve reflexão e que a possa aplicar em sua vida pessoal, contribuindo para sua santificação e consagração ao serviço divino.
Oração de: consagração
Pai bendito e santo, eu quero me chegar a Ti com o coração lavado de minhas impudicícias e pecados que são tão difíceis de serem rejeitados.
E por isso quero te agradecer pela lavagem por meio da tua santa e bendita Palavra que me habilita a isso. E é no nome e através do sangue de Jesus que me chego a Ti, ó meu Pai. Amém.
Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.
Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
Danillo
10 de maio de 2018 at 17:56
Olá, descobri seu blog te seguindo no duolingo. Excelente texto.
Que Jesus abençoe sua vida
Wallace
13 de maio de 2018 at 16:52
olá, Danillo.
obg por vir aqui conhecer e prestigiar meu trabalho!
abs,