A Verdadeira Páscoa Não Tem Ovo de Chocolate! Entenda porque.

A Verdadeira Páscoa Não Tem Ovo de Chocolate! Entenda porque.

Está chegando mais um feriado de sexta-feira santa… para muitos, é só isso que importa: mais um final de semana prolongado, viajar, lazer, farra, etc.

Mas, e o verdadeiro sentido da páscoa, onde está?

Tal como o natal, esse sentido está se perdendo a cada dia: é coelho ao invés de cordeiro, é ovo no lugar da cruz, é festa em lugar de reflexão, é farra em lugar de arrependimento. Em suma, é o pagão no lugar do cristão.

pascoa-pessach-easter

Coelho ladrão de páscoa!

A coisa está em tal nível que, pensou-se em páscoa, lembra-se logo de ovo de chocolate, ou ovo de páscoa, uma lástima, em vários sentidos.

Você já parou para pensar que um ovo de chocolate custa, em média, de 400 a 800% mais caro do que a mesma quantidade de chocolate “normal”? Pois é, antes de comprar, faça as contas: uma barra de chocolate, de 160 a 180g, custa, em média, uns R$ 4,00 (quatro reais). Sabe quanto custa, hoje, um ovo de 160g? Em torno de R$ 15,00, em média. (dados da páscoa de 2010)

Claro, uns vêm com brindes e outras bugingangas, mas a questão é simples: por que comprar por 4 o que você pode comprar por 1? Por que não fazer mais com menos? Isso apenas em termos mercadológicos, ou seja, financeiramente falando. Mas, e teologicamente falando?

A páscoa pode ser entendida de 2 modos:

  1. a páscoa judaica;
  2. a páscoa cristã.

A páscoa judaica remete ao tempo de Moisés, com a libertação do povo israelita do Egito (pessach, em hebraico, ous seja: passagem), para a terra prometida de Canaã. Esse conceito primordial é a base da páscoa cristã, embora seu sentido seja um aperfeiçoamento do conceito original, um esclarecimento dele, na verdade.

travessia mar vermelho

Isso é que é visão a longo prazo…

Mas, a páscoa cristã não pode ser entendida ao largo da páscoa judaica, ou seja, não pode menosprezá-la nem desprezá-la, muito menos violentá-la com esse estupro intelectual de permitir um coelho trazendo ovo substituir um cordeiro sendo imolado, sacrificado (significando Jesus indo à cruz).

Sem entrar nos detalhes históricos da festa pagã dos ovos coloridos, da Europa medieval, a permissão ou ainda a omissão dos cristãos em defender o verdadeiro sentido da páscoa é menosprezar e diminuir o valor do sacrifício do Cordeiro de Deus em nosso favor.

pascoa de verdade

Ele não tinha parecer nem formosura, para que O desejássemos

Sei que muitos discordarão de mim, vão me taxar de radical e coisa e tal, mas, mesmo correndo esse risco, ouso dizer que a páscoa nada tem de coelho, ainda mais um que bota ovo! Cristo é nossa páscoa, e precisamos incutir isso às nossas crianças, pois, se deixarmos hoje o coelho lhes trazer um ovo, amanhã as veremos sendo levadas pelo lobo.

Pense nisso:

o que você, como cristão, tem feito para anunciar e defender o verdadeiro evangelho das caricaturas que querem ridicularizá-lo e usurpá-lo?

cordeito da pascoa

Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Gostou? Não deixe de avaliar, curtir, comentar e compartilhar.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

9 Comentários

  1. Pingback: Ovos de Páscoa: comprar ou não comprar? Eis a questão! - Desafiando at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  2. Pingback: As recentes conquistas do Corinthians nos ensinam o quê? Desafiando... at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  3. Adelmo

    Pra começar Fábio, coelho é animal imundo para o povo judeu, além de não botar ovos pois é mamifero. Realmente é simbolo de ganancia e ignorância.

  4. Pingback: Dias das Mães, um resgate de sua origem e significado at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  5. Pingback: Um presente dos céus at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  6. Pingback: Mas, afinal, o que é Páscoa? « Apresentação « Blog « Link de Qualidade

  7. Fabio

    Fio,
    entendo teu ponto de vista como critico,
    Mas ja chega de ver sofrimento, td mundo sabe que O Cara sofreu bastante, Mas até que ponto é certo. reprizar isso, Alias é reprizado, é feito filme é feito teatro de todo este sofrimento, O coelho se parar para pensar equilibra isso, SENAO nossas crinças cresceriam com mais um pouco de trauma, já chega os pais brigandom ter q ver ainda mais e mais somente isso, o homem pregado e sofrendo. Abra um pouco sua visão curta e egoista, .
    E outra coisa.,
    O olvo e Coelho todos aprendemos e é embasado em estudos psicologicos, que ambos representam algumas coisas., Sabe o que é não sabe!?
    São Símbolos…

    Abraço amigo!

    • Fabinho, vc escovou os dentes depois de acordar hoje? Passou vick vaporub no narizinho pra não ficar fungando, menino? Lavou seus olhinhos tirando a remela?

      Então, tá. Faz assim, leia um pouquinho o evangelho de João, que fala do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, quem sabe vc conhece melhor “O Cara”, né… risos

      Depois que ler o ev. de João, volta aqui e diz o que achou, tá bom? Isso, bom menino.

      ah, só uma coisinha: a lenda dos ovos é anterior a Freud, como vc diz q é embasado em estudos psicológicos? essa frase fedeu… ops, Freudeu

  8. Pingback: Tweets that mention A Páscoa verdadeira não tem ovo at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!