Nosso Lar ou Nosso Engano?

O filme Nosso Lar tem sido um sucesso estrondoso, num país de pouca produção e projeção cinematográfica local.

De fato, a produção reveste-se de uma grandiosidade de causar inveja a outras produções contemporâneas. A fórmula de fazer filme baseado em livro de romance/ficção que fez sucesso já é manjada, mas não deixa de ser vitoriosa, pelo menos até enquanto essa fórmula não se esgotar.

Como não assisti o filme, nem tenho pretensão de fazê-lo, vou declinar em fazer uma análise da obra, e meu questionamento se dará, basicamente em relação à foto de divulgação do filme:

Banner de divulgação

Meu questionamento é simples:

por que, ora bolas, a cidade celeste tem a forma que lembra um pentagrama invertido?

Compare com um pentagrama e veja se não parece mesmo:

Há vários significados para ele… quase todos esotéricos

Por questão de honestidade, é preciso reconhecer que o que está no banner de divulgação NÃO é um pentagrama exato, é um HEXAGRAMA (estrela de 6 pontas, tal como vista na bandeira de Israel). Entretanto, a 6ª ponta é sutil, quase imperceptível, ficando em evidência as pontas que formam o pentagrama.

Sem querer fazer mais ilações, apenas a curiosidade mesmo, veja uma imagem [pessimamente] editada do banner e outra de um ritual no filme 9 – the salvation, que já abordamos um pouco aqui.

Percebe como pentagrama pode ser facilmente visualizado?

Divulgação

A fogueira iniciou-se no centro. Consegue perceber a semelhança?

Agora, por que me posiciono contrário à doutrina espírita? Simples:

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? Isaías 8:19

Veja que diferença há entre essa cidade (“Nosso Lar”) e a Jerusalém Celestial:

Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. Havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros. A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. Apoc 21. 10-16

E você, qual cidade vai escolher para passar a eternidade?

Mais um post tentando criar reflexões úteis aos leitores, aqui no blog Desafiando Limites.

Se gostar, clique em Gostei, para que o post saia na lista dos mais votados, ou comente o que achou, elogiando, sugerindo ou criticando.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

76 Comentários

  1. Cesar

    Vou ser sincero, não vou querer só agradar alguém, ratificando pensamento falseado. Tudo o que vi, não tem fundamento, as coisas de DEUS, não chega nem perto dessas conjecturas. Sinceramente, não encontrei algo que despertasse interesse, que, senti uma perca de tempo. As filosofias, e as fantasias humanas, se equiparam aos filmes fantasiosos, as novelas da v ida, que, buscam uma história inicial verdadeira, e a converte numa grande mentira, estou dos DEZ MANDAMENTOS, a novela, em 99%, fantasia, que, agrada a todos.

  2. Robs

    Manezão, se nega a ver o filme pra ficar inventando coisa sobre a capa? Dá licença né meu amigo, e ainda vem falar que está criando reflexões úteis? Deixa de ser ignorante.

  3. Mais uma vez, satilde;o soacute; repeticcedil;otilde;es!! o hexagrama ou pentagrama se repetem sim, …mas e essa velha histoacute;ria de repetir a mesma passagem biacute;blica? Elas satilde;o usadas desde para curar dor de calos ateacute;…..
    Com quem estaria falando DEUS quando a biacute;blia diz:
    FACcedil;AMOS o homem agrave; NOSSA imagem e semelhanccedil;a????
    Tudo eacute; de um CRIADOR acute;primordial, mas eu na minha humilde ignoracirc;ncia, suspeito que ele aceita muitos caminhos para que diferentes seres cresccedil;am de diferentes maneiras
    E vc?? eacute; o juiz?? vc sabe qual religiatilde;o eacute; certa ? qual eacute; errada?
    Se o CRIADOR natilde;o desejasse vaacute;rios caminhos ELE os eliminaria , natilde;o acha???

    A Maior e Melhor religiatilde;o eacute; a que te serve, te faz melhor hoje! Nada impede que um dia conheccedil;a outras e descubra complementos uacute;teis em cada uma delas
    Se todos os seres humanos soacute; caminhassem pelo mesmo caminho equivaleria a dizer que todos pensam exatamente igual!!
    O CRIADOR das variedades, da multiplicidade, da profusatilde;o, natilde;o eacute; tatilde;o limitado como vc.
    Cresccedil;a!!!

    • Você acertou na mosca quando disse que possui \’ignorância\’ no assunto. Obg por comentar e demonstrar que é necessário estudar mais para entender esse assunto.

  4. Kayo Bellis

    Eu penso que e nosso engano. Fui Espirita e ja fui a casa de Chico Xavier. Estudei a doutrina espririta por anos e outras doutrinas ao redor do Mundo por mais de 20 anos. Uma coisa e certa quem escreveu nosso lar sabe muito bem assuntos ocultos e simbolismo. Hoje tenho minhas duvidas de quem sao essas entidades que falam sobre o Nosso lar. A estrela de 6 pontas e um simbolo muito antigo que remota antes da Babilonia. Na babilonia era usada em sacrificios humanos ao Deus Moloch e ao Deus Baal. Os illuminatis em Bohemian Grove (http://en.wikipedia.org/wiki/Bohemian_Grove) fazem sacrificios ao Deus Moloch (Representado por uma gigantesca Coruja). Nosso Lar possui 6 ministerios com 12 ministros cada formando um total de 72 Ministros. O numero 72 e um numero altamente cabalistico e muito usado no Ocultismo. Entao a minha pergunta: Porque Andre Luiz descreveu o Nosso Lar ligado a todo esse simbolismo oculto? E porque a cidade mantem esse sincretismos com certos Simbolos Babilonicos? O numero 72 tem a ver com o movimento de precessao da Terra. O planeta Terra possui um movimento de piao em que para dar a volta completa em seu eixo isso demora 25920 anos que divididos por 12 vao dar 2160 anos (period de uma era zodiacal – estamos na Era de aquario). Se dividirmos 25920 anos por 360 Graus cada grau no circulo represanta 72 anos. Entao porque todo esse simbolismo no Nosso Lar? Acredito que fomos enganados por aqueles que se dizem da espiritualidade superior. Acredito que nosso Mundo e uma Prisao nao so no Mundo fisico com o nosso sistema socio politico economico mas tambem no Mundo Espiritual ou outras frequencias e que todas doutrinas e religioes sao criadas para manter o Status quo. Somos controlados por seres bidimensionais altamente disimuladors e mentirosos. Entao Nosso engano e nao Nosso lar. Assim como o fenomeno UFO esta conectado ao ocultismo tambem. Para aqueles que acham que estou atacando a Doutrina Espirita por favor estudem a vida de Allan Kardec e sua coneccao com a Loja Maconica de Paris e a Relacao da Maconaria e os iluminatis. O corpo da Doutrina Espirita e de cunho Macon.

    Kayo Bellis

    • interessante seu comentário, Kayo. obg por deixar sua contribuição.

      abs,

  5. Henrique

    Inútil isso aqui, ficam tão preocupados em procurar defeitos e mostrar que a doutrina é inútil, mas se esquecem de se preocupar com caridade. A sua vida ridícula se reduz a uma pífia interpretação digna de pena. Antes de fazer qualquer comentário igual a esse, leia o "Livro dos Espíritos", aí está a codificação da doutrina, e tenho certeza que nenhum desses preconceituosos fanáticos nunca sequer leram uma folha. Pelo comentário hostil, preconceituoso, pejorativo, digo que isso é no mínimo sórdido. Veja bem, você está lidando com um irmão, não com um objeto. Se esquece que pode ofender muita gente e que intenções tão perversas com intuito de imbuir a incerteza em pessoas muitas vezes desamparadas é péssimo. Estude antes de escrever, pois está claro aqui que não houve uma preparação.

    • Olá Henrique. Grato por deixar seu comentário. Em breve responderei suas ponderações com a honestidade e franqueza que elas merecem.

    • vamos por partes, como diria um açougueiro (risos):

      “Inútil isso aqui, ficam tão preocupados em procurar defeitos e mostrar que a doutrina é inútil, mas se esquecem de se preocupar com caridade.”
      * acusação sem relação com o post e sem provas: “se esquecem… caridade”.

      “A sua vida ridícula se reduz a uma pífia interpretação digna de pena. “
      * ataque gratuito, de forma pessoal, e tentativa de desqualificação intelectual e moral…

      Antes de fazer qualquer comentário igual a esse, leia o “Livro dos Espíritos”, aí está a codificação da doutrina, e tenho certeza que nenhum desses preconceituosos fanáticos nunca sequer leram uma folha.
      * nova tentativa de desqualificação, agora de ordem moral: “preconceituosos fanáticos”

      Pelo comentário hostil, preconceituoso, pejorativo, digo que isso é no mínimo sórdido.
      * aqui não se sabe se o Henrique está falando de outro comentário ou de seu próprio, apontando a hostilidade, preconceito, pejorações e sordidez… chega a ser hilário ver alguém acusar outro de fazer algo que ele mesmo faz! aprendeu isso com quem, fofo?

      Veja bem, você está lidando com um irmão, não com um objeto.
      * vc deveria ter o mesmo cuidado antes de escrever, Henrique, dando-se conta q está escrevendo para pessoas, e não para objetos… #aff

      Se esquece que pode ofender muita gente e que intenções tão perversas com intuito de imbuir a incerteza em pessoas muitas vezes desamparadas é péssimo.
      * e vc se lembrou que pode ofender, Henrique? e defender a verdade não é colocar dúvidas nas pessoas, é tentar esclarecer. as dúvidas vão prosperar se as convicções não estiverem lastreadas na verdade. #aprenda

      Estude antes de escrever, pois está claro aqui que não houve uma preparação.
      * deradeira tentativa de desqualificação: não sabe do que fala (sem provar isso) e diz que está claro, mas não aponta onde está essa suposta “prova inconstestável”

      bem, o que se viu aqui foi um destilar de mágoa, rancor e veneno em forma de acusações sem sentido, sem provas e sem argumentos coerentes e razoáveis. a despeito de outros que souberam manter o nível, o Henrique dá exemplo vivo e claro de que a doutrina espírita não é garantia de que todos os seus seguidores são pessoas caridosas, respeitosas e que sabem demonstrar amor ao próximo.

      parabéns, Henrique, pela excelente propaganda negativa ao espiritismo… que tal vc começar a viver aquilo que vc diz seguir? se bem não fizer a vc, fará aos que estão ao seu redor, caso vc seja assim com todo mundo e todo o tempo.

      fica a dica: da próxima vez, escreva sem paixão ou sem se deixar levar pela emoção pq, além de escrever coisas reprováveis, vc depõe contra aquilo que se propõe defender, demonstrando – na prática – tudo que um espírita NÃO deve ser.

      ah, e obrigado por colocar o post novamente em evidência.

      ;)

  6. thales m

    Nao vou escrever muita coisa, se voce e contra a doutrina espirita, tudo bem eu respeito. Mais nao existe apenas um lar depois da morte, existem varios, que voce habitara de acordo com seus atos nessa vida na terra. Meu pai e um grande homem que estuda a doutrina espirita, ja leu mais de 50 livros… a proposito, e um hexagrama e nao um pentagono. O filme nao foi feito por espiritas, portanto nao julge a doutrina pelo filme, que tal começar a ler os livros e adquirir um conhecimento? Nao quero discussao. Desculpe a falta de acentos, problemas no teclado. Quao boa for sua açao de amor na terra, teras uma boa habitaçao temporaria no mundo espiritual, ate reencarnar novamente.

    • oi Thales, boa noite.

      desejo que o Espírito Santo invada sua vida e esclareça seu pensamento e lhe dê entendimento para ser uma nova criatura e possuir a vida eterna.

      abs,

      ;)

  7. Jean

    evangélicos inúteis…no lugar de verem seus pastores que roubam milhares de reais por semana,vão ver a porcaria ke a globo fez com o filme de um livro tão bom…sim,sou espirita,mas não seria por isso que irira defender a religião,já fui católico,evangélico,e agr sou espírita,vão cuidar de suas vidas que o mal está em seus corações…

    e por acaso:

    "qual cidade para passar a vida eterna?"

    vc n deve saber nada sobre espiritismo para dizer isso…aliás,vc n deve saber nem da sua vida,pra dizer da dos outros…

    e nem venha falar de que não está falando de espiritismo,no primeiro momento que vc falou do filme, fiquei indigado pelo que a globo fez com nossa religião,se lesse o livro,saberia que não era assim…

    alías,a globo fode com tudo que é religião que não seja popular…
    tente ir a um centro espírita pra saber como é…
    e por acaso ant,o único ser maligno que vejo aqui é sua ignorancia,aliás,de todos…

    • se o espiritismo precisa de um defensor, vc é justamente quem ele não precisa.

      enquanto eu faço críticas, vc faz ataques e xingamentos.

      se vc já foi católico e até evangélico, graças a Deus que não é mais, pois se fosse, seria mais um a trazer escândalo ao evangelho.

      só aprovei o comentário pq vc assinou, se tivesse escrito como anônimo, teria jogado no lugar que merece: lixo.

      vê se chama alguém mais gabaritado e que saiba se portar com decência e civilidade para defender o espiritismo, pq vc foi reprovado.

      mas, obg por colocar o post de novo nos top trends.

      =o)

  8. Shanti

    Queridos irmãos em cristo, não percamos o nosso tempo, em falarmos debatermos o que é o certo maligno, assim estaremos dando o nosso tempo ao que ao que há de mal, não interessa julgarmos pois só a Deus pertence, seria alertar tb não cabe pois quando está alertando assim continua a perder tempo precioso de sua existência para dissipar o bem e o amor ao próximo, façamos de tudo isso um direito do ser e de sua própria escolha e cuidemos de propagar a fé e o amor. Um abraço fraterno de paz e luz a todos!!

    • e devemos deixar as pessoas continuarem a ser enganadas, sem nos importamos com isso? é dessa forma que expressamos nosso cuidado e interesse por elas, deixando-as serem ludibriadas, sabendo que podemos alertá-las?

      isso é amor ou falta de interesse?

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

    • Mateus

      Até mesmo a estrela de 6 pontas tem algo a ver com o satanismo veja qual seu significado e, qual o verdadeiro simbolo de Israel no link: http://www.espada.eti.br/n2223.asp

      OBS: NÃO É VÍRUS!

  9. Pingback: Seriam compatíveis o Cristianismo e o Espiritismo? p.2 at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  10. Pingback: Seriam compatíveis o Cristianismo e o Espiritismo? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  11. Pingback: Seriam compatíveis o Cristianismo e o Espiritismo? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  12. Mas volto a dizer, o Espiritismo não é incompativel com o cristianismo, pode ser uma evolução deste, assim como a doutrina evangélica. Se você afirmar que o espiritismo é incompativel com o cristianismo, automaticamente esta afirmando que a doutrina evangélica e até mesmo a católica também são. São doutrinas baseadas nos mesmos ensinamentos com INTERPRETAÇÕES DIFERENTES DOS MESMOS TEXTOS. Só isso, nada mais.

    3- Discordo de você, quando você diz que não se pode fazer as duas escolhas. Existe sim um caminho do meio, que gosto de chamar de caminho do equilibrio. Sei que você se ofendeu mas na doutrina espirita também existem fanáticos, e eles me irritam, tanto quanto qualquer outro tipo de fanático. Acredite existem pessoas na doutrina espirita que são contra a comemoração do Natal com a figura do Papai Noel!

    Como frequentei as duas religiões não só essas, mais a católica e a evangélica quando eu era pequeno, consegui extrair o melhor de cada uma e hoje sigo ambas com o que elas me oferecem de melhor.

    A igreja evangélica conseguiu depois de velho que eu me tornasse mais "espiritualizado" a igreja com os cantos e louvores, conseguem fazer com que qualquer pessoa que realmente se entregue, desenvolva uma proximidade com Jesus, possibilita que você desenvolva um estado mental onde você consegue ver suas falhas e muitas outras coisas mais claramente.

    O que falta a igreja católica e a objetividade e as explicações plausíveis e cientificas oferecidas pelo espiritismo. Desde os meus sete anos, cheguei a ser expulso da sala pela freira, quando questionei a história da criação, de Adão, Eva, etc… Já naquela época isso não fazia o menor sentido. A doutrina espirita é composta primordialmente por estudiosos, pessoas que gostam de ler, estudar e se aprofundar nos assuntos e que não aceitam algo como verdadeiro, somente porque o diz ser. Questionar é o qualidade que nos torna racionais.

    O homem é um ser racional, o próprio Jesus em diversas ocasiòes nos incitou a questionar. E assim o sendo eu sempre questionei. O espiritismo me trouxe o conhecimento.

    Entretanto existem certos aspectos de nossa existência que não podemos modificar, e para isso sim, é preciso fé e resignação. O conhecimento do espiritismo, junto com a fé e a proximidade de jesus da igreja evangélica me trouxeram as ferramentas necessárias para o meu caminhar na estrada da evolução.

    Muita Paz, e que Jesus esteja com você hoje e sempre.

    Alberto J. Azevedo

    • eu?

      Parabens Alberto, acredito que com essas palavras o nosso amigo sr. autor consiga ter um exemplo de fe raciocinada e porque devemos respeitar toda e qualquer manifestacao religiosa ou doutrina sem desmerece-la.

      a proposito sr. autor, nao estou conseguindo postar a replica sobre o que o sr. falou nesta parte aqui que vou citar e tentar postar minha replica aqui mesmo, espero que entenda.
      segue abaixo seu trecho:
      “..peço-lhe q procure conhecer melhor qual dos 2 vc conhece menos (espiritismo ou cristianismo) e, se vc for sincero na análise, verá q estou certo: eles não podem ser conciliados, como proposta religiosa ou filosófica, em que pese terem muitas coisas em comum. Ah, em nenhum momento, qdo disse q são diferentes, afirmei q o cristianismo é melhor do q o espiritismo, não tratei disso, pq gosto é gosto e cada um tem o seu.

      a qtão verdadeira é: são diferentes? são. qual dos 2 é verdadeiro? necessariamente, já q são diferentes (antagônicos), um deles deve ser falso, ou ambos, mas nunca os 2 são verdadeiros ao mesmo tempo, já q advogam coisas conflitantes entre si.

      é apenas isso q quero q saibam: há 2 escolhas, mas não se pode escolher os 2 ao mesmo tempo. Eu já fiz minha escolha, e não a fiz pelo gosto, pq o espiritismo me daria muito mais liberdade de extravasar meus desejos, mas fiz pq amo Jesus e pq Ele me amou primeiro, e nada substitui esse Amor….“

      segue a replica:

      nao considero que desconheco as duas religioes citadas acima pelo sr. a ponto de me fazer leigo e nao poder proporcionar aqui minha opiniao.

      acredito que a fe 'e sentimento em qualquer religiao, 'e o mesmo sentimento em todas que nos fazem esta perto do criador e realizar os supostos milagres dos mais diferentes tipos.

      antes de curar jesus perguntava , se a pessoa acreditava que ele podia fazer aquilo, ele simplesmente induzia a pessoa a sentir a fe e curar-se por se propria, ele foi apenas um mecanismo.
      prova disso, acontecem nas proprias igrejas evangelicas, evidente que muito daquilo 'e falso, mais os que sao verdade simplesmente aconteceu porque a pessoa eferma acreditou, na cura ( teve fe) e se curou , mesmo achando que foi o pastor que estava com o suposto espirito santo dentro dele. mais acontece.

      nao adianta as palavras conduzirem a fe , se quem esta lendo nao as entendem.

      por isso devemos respeitar a fe do proximo seja ela qual for, isto porque 'e a forma com que cada um consegue senti-la e manifesta-la na sua vida, as vezes nao entende as palavras na biblia mais sente a fe por outro meio, e devemos respeitar.

      ainda sobre estas duas religioes.

      sao diferentes, antagonicos , pelo seu ponto de vista e de alguns por ai, mais pelo ponto de vista de outros nao o sao, entao a verdade esta em cada um, e cada um manifesta como pode esse entendimento do que 'e verdade ou nao. e assim vao caminhando para a verdade suprema que 'e Deus.
      se generalizarmos, eu poderia dizer aqui que os evagelicos sao fabricas de dinheiro, usando da palavra de Deus para construir imperios, templos e etc. isto 'e fato, acontecem milhoes de escadalos por ai, e vemos isso ate na tv.
      entao com esses escandalos nao posso dar creditos a um evangelico,?? estou certo?
      nao estou errado!
      sei que existem pessoas com boas intencoes que usam da palavra de Deus para construir seu caminho de fe no mundo, e isnpirar outros a fazer o mesmo de forma saudavel, mais sei tambem que existem pessoas que usam das mesmas palavras para manipular pobres leigos sedentos de conforto espiritual, causada por sua ignorancia ou pelo seu proprio fardo presente, e sao conduzidos e convencidos a dar o que nao podem e nao tem para determinada igreja.

      agora so acho que os proprios evangelicos deveria respeitar de preferencia o espiritismo, pois este 'e motivo de chacota e desprezo por parte deles sempre, so nao entendo porque.

      outra coisa espiritismo 'e diferente de crencas espiritualistas afro-descendentes, digo nao desmerecendo estas manifestacoes religiosas, mais digo porque ja vi em outros blogs que tratam do mesmo assunto, evangelicos se manifestando contra o espiritismo de kardec como uma seita religiosa de magia negra ou sei la o que. isso 'e realmente o cume da ignorancia.

      eu tambem ja fiz a minha escolha que 'e continuando a acreditar em Jesus e em Deus nosso criador, mesmo sem fantasiar na minha cabeca o que a biblia fala ao pe da letra, sei que ali devem esta algumas palavras inspiradas a Jesus por Deus todo poderoso, mais tenho conviccao de que devo respeita-las e nao interpreta-las equivocadamente e achar que estou certo, vomitando-as e apos isso desmerecer o entendimento do proximo sobre as mesmas
      palavras.

      'e isso ai.

      fique com Deus

  13. Bom vamos lá novamente,

    1- Espiritismo = Cristinanismo + Alguma coisa. Não faça afirmações falsas. O espiritismo é baseado nos ensinamentos de Jesus + Ensinamentos dos Espiritos. O Espiritismo seria o Consolador Prometido, mencionado por Jesus. Como já percebi que você é evangélico e não católico, vou direcionar o tema nesse sentido.

    No meu entender, que conheço AMBAS as religiões, por já ter REALMENTE frequentado (não somente lido a respeito) AMBAS as vertentes. Bom, no meu entender, o Espiritismo e a Doutrina evangélica são baseados quase nos mesmos ensinamentos mas com conclusões diferentes. Na verdade bem essas que você citou. Os evangélicos interpretam certas passagens como a de Nicodemos, literalmente, justificando o batismo, e os espiritas interpretam isso como uma menção a reencarnação. Claro que usando palavras que ele TEORICAMENTE podia entender, mas ainda assim, pelo menos pra mim, me parece uma explicação mais pláusivel.

    2- Quanto a chamar de fanático religioso, me perdoe se fui agressivo, mas não consigo ficar passivo, diante da passividade de vocês. Não é questão de acreditarmos em coisas diferentes, é uma questão de percebermos o mundo ao nosso redor e evoluir com ele. Evangélicos negam fenomenos, acontecimentos e provas que são inegáveis. É o que muito me espanta, é que o próprio Jesus nos alertou (A TODOS) à respeito da fé cega.

    Existe uma distinção básica entre espiritas e evangélicos. O espiritismo é uma doutrina, baseada em ciência. Na base do espiritismo existe um ensinamento que diz, que o que a ciência provar o espiritismo assina embaixo. É a velha discussão entre criacionistas e evolucinistas. A ciência já provou sem nenhuma sombra de dúvidas, que a evolução da terra foi BEM DIFERENTE do que aparece descrito na biblia, mas mesmo assim, bilhares de pessoas ao redor do mundo fecham os olhos a isso e continuam com a sua fé, que me desculpe, mas é cega.

    3- Quanto a lançar injúrias e calúnias, me desculpe mas não o fiz, talvez tenha sido meio agressivo, mas prefiro me rotular apaixonado. O fato é que cheguei nesse post, procurando por algo nada tinha a ver com o Nosso Lar, e o que encontrei foi uma pessoa, lançando suspeitas COMPLETAMENTE infundadas sobre um filme e toda uma doutrina, baseado únicamente em uma mente pré-direcionada, e muito imagninativa. Pior usando como forma de denegrir o filme uma interpretação equivocada e direcionada de um simbolo quase tão antigo quanto a história da humanidade.

    CONTINUA…..

    • bem, em primeiro lugar, obg por retornar e se desculpar. Desculpas aceitas e sem ressentimentos.

      Tentarei responde-lo em breve e mantendo o mesmo tom cordial e argumentativo utilizado.

      Um gde abço, em q pesem nossas divergencias.

      Wally.

  14. de novo… quer desmerecer o post desqualificando o autor, lançando injúrias e calúnias, reduzindo o debate a um nível baixo e ralé, como se todos fossem iguais e nivelados por baixo… deprimente alguém (deixar de) usar sua inteligência para se prestar a esse (des)serviço ao raciocínio.

    bem, como já afirmei antes: se alguém tenta conciliar o espiritismo e o cristianismo, ou é pq não conhece bem um ou outro, pois as propostas são não apenas incompatíveis, mas irreconciliáveis, e cito apenas 2: ressurreição x reencarnação E salvação pela graça x salvação pelas obras.

    eu tenho colegas espíritas e me dou muito bem com eles, mas não escondo o q penso, mas respeito suas opiniões e suas escolhas, mas parece q divulgar seu ponto de vista, quando não é aquilo que os outros pensam, não é bem visto por alguns.

    sinto decepcionar alguns, mas como está no subtítulo (até agora), Este é um blog de opinião cristocêntrica e crítica, e não é à toa q está lá, tanto para criticar internamente (o cristianismo) como externamente (outras religiões). Mas sempre com base e respeito, coisa q, infelizmente, não está presente em todos os q comentam aqui.

  15. Prezados,

    Sabem, em todas as minhas andanças, eu não me canso de ver como os fanáticos religiosos podem ser hilários. Mas embora a cegueira causada pelo fanatismo as vezes me pareça cômica, não posso deixar de tecer alguns comentários. Não tenho intenção de convence-los de nada, pois sei que isso não será possível. O que acho extremamente paradoxal, é que vocês mesmos repetem: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, mas se recusam a aceitar a verdade ou raciocinar por si mesmos, pois estão bitolados, em cima de textos, e interpretações que lhe foram impostas, sem questionar, ou estudar (COM ISENÇÃO) de onde (REALMENTE) vem, e principalmente por que vieram.

    Entendam, não sou de maneira, alguma, contra a doutrina de Jesus, sou únicamente, contra o fanatismo religioso, que se pode notar claramente em alguns dos frequentadores desse blog e obviamente no autor do texto. o problema é que nem todos estão prontos para aceitar a verdade, é preciso "ter olhos de ver e ouvidos de ouvir".

    Mas, voltando às minhas considerações:

    1- É um Hexagrama. Ponto final. Todo o resto de estar sob perspectiva, e etc é conversa fiada. E concordo, com o Cão Filósofo, por que vocês procuram chifre em cabeça de cavalo. Este tipo de coisa me parece muito como os desenhos Rorschach. Cada um vê o que quer. Dai eu me pergunto, quem é que realmente esta vendo o Diabo, em tudo quanto é canto?

    2- Mesmo que fosse um pentagrama ( o que não é, que fique claro) quem foi que disse que um pentagrama é SÓ um simbolo do mal, ou satânico. O pentagrama é um simbolo pagão (e isso não é ruim apesar do que a igreja diz) que vem de muito antes de Jesus. É um simbolo muito antigo que passa desde a mitologia Romana, a elementos da astrologia, pois o Planeta Vênus possui a forma de um pentagrama quando observado sob determinadas condições, É um simbolo de pureza, de equilibrio, foi usado pelos gregos, por diversas culturas em diversas fases da humanidade e foi deslavadamente desmoralizado pela igreja durante o século 4 se não me engano, pois começou a ser usado, por várias pessoas, de cabeça pra baixo como forma de protesto às mortes e comportamento destrutivo adotado pela igreja a qualquer um que se opusesse a ela.

    3- Só por curiosidade, se o "Demonio" pode se disfarçar de anjo (o que eu até acredito). E vocês (assim como todos) devem se certificar que os espiritos vem de Deus. Como vocês vão se certificar disso. Pergunto isso, porque se vocês acusam uma doutrina como o Espiritismo de não ser de Deus, ou pior de ser obra de satã. Então algo deve estar muito errado.

    Isso porque a Doutrina espirita apesar de ter profundas diferenças em relação ao catolicismo e a doutrina evangélica, tem muito mais semelhanças, pois prega a fé em Deus, a caridade, a reforma intima. O próprio Kardec diz que a fé sem obras é morta. E que o verdadeiro espirita se reconhece pelo esforço que faz para melhorar a si mesmo e ao mundo ao seu redor.

    Ou seja, uma doutrina que prega o bem, o amor ao próximo, a caridade, a reforma intima para melhoramento da pessoa, para livra-la de chagas como o egoismo, Orgulho, Ódio, etc…

    Essa doutrina é coisa do Diabo? Então meu amigo, ou o "diabo" mudou de lado, ou tem alguma coisa errada nessa interpretação.

    • por que sempre q alguém quer refutar (em sua maioria) um post q vai de encontro a suas convicções (ou falta de), tem q chamar um cristão de \”fanático religioso\”, \”cego\”, \”hilário\” (outro nome para ridículo), parcial e sem conhecimento adequado (outro nome pra ignorante e burro), etc?

      bem, fico feliz q meu post, mesmo eu reunindo todas essas qualidades, está mexendo com as pessoas… fazendo pensar, mesmo quem vem aqui tentar me desqualificar, utilizando-se de uma lógica torta e preconceituosa.

      mas, dou graças ao meu Deus, pois essas coisas me fazem crescer e amadurecer, ao mesmo tempo em q descubro essas formas de tentar desmerecer o argumento.

      • eu?

        olha so mais uma vez aqui o sr. relutando desconfortavelmente sr. autor,
        se prestares bem atencao no tema do seu post e nas suas replicas e comentarios vera que o preconceito esta em vc , visto que nao respeita a fe alheia, desmerecendo a doutrina de outras religioes.

        agora vc esta certo em dizer que tais coisas te fazem crescer e amadurecer, pois acredite vc ficou mais perto da verdade mais alguns centimetros, e acredito um dia encontra-lo detentor desta junto comigo e demais irmaos aqui envolvidos.
        so devo te lembrar de uma coisa, NAO DIGA “ DOU GRACAS AO MEU DEUS“ E SIM DOU GRACAS AO NOSSO DEUS OU SIMPLESMENTE A DEUS, pois ele 'e um so e de todos nos bons ou maus.

        fique com Deus.

      • sim, eu tenho dúvidas, mas elas não me impedem de continuar confiando no Senhor.

        eu falo \”meu Deus\” pq essa expressão é bíblica: o apóstolo Paulo dizia \”dou graças ao meu Deus\”. Qdo digo \”meu Deus\” estou, ao mesmo tempo, admitindo q existem outras pessoas q creem em deuses outros, mas estou afirmando q Ele é o único Deus, como Ele mesmo diz.

        embora muita gente tenha dificuldades em admitir ou acreditar nisso, dizer q o meu Deus é o único Deus não é uma afronta gratuita a quem não crê nEle.

        vc viu desconforto em minhas réplicas? viu bem, mas interpretou errado: não gosto de ser ridicularizado, mas acho q se eu gostasse, isso seria um tanto quanto esquisito, não acha?

        se o debate for civilizado e respeitoso, certamente responderei de acordo e respeitosamente. se não, prefiro me abster, mas não sou obrigado a gostar de ser chamado de coisas q não sou, nem aceitar pechas (não estou dizendo q foi vc, mas o outro q assina com outro nome) como quiseram me impingir.

        peço-lhe q procure conhecer melhor qual dos 2 vc conhece menos (espiritismo ou cristianismo) e, se vc for sincero na análise, verá q estou certo: eles não podem ser conciliados, como proposta religiosa ou filosófica, em que pese terem muitas coisas em comum. Ah, em nenhum momento, qdo disse q são diferentes, afirmei q o cristianismo é melhor do q o espiritismo, não tratei disso, pq gosto é gosto e cada um tem o seu.

        a qtão verdadeira é: são diferentes? são. qual dos 2 é verdadeiro? necessariamente, já q são diferentes (antagônicos), um deles deve ser falso, ou ambos, mas nunca os 2 são verdadeiros ao mesmo tempo, já q advogam coisas conflitantes entre si.

        é apenas isso q quero q saibam: há 2 escolhas, mas não se pode escolher os 2 ao mesmo tempo. Eu já fiz minha escolha, e não a fiz pelo gosto, pq o espiritismo me daria muito mais liberdade de extravasar meus desejos, mas fiz pq amo Jesus e pq Ele me amou primeiro, e nada substitui esse Amor.

        abs, e apesar de termos discutido e discordado de forma veemente, obg por ter comentado.

        um 2011 abençoado para vc.

      • eu!

        nao considero que desconheco as duas religioes citadas acima pelo sr. a ponto de me fazer leigo e nao poder proporcionar aqui minha opiniao.

        acredito que a fe 'e sentimento em qualquer religiao, 'e o mesmo sentimento em todas que nos fazem esta perto do criador e realizar os supostos milagres dos mais diferentes tipos.

        antes de curar jesus perguntava , se a pessoa acreditava que ele podia fazer aquilo, ele simplesmente induzia a pessoa a sentir a fe e curar-se por se propria, ele foi apenas um mecanismo.
        prova disso, acontecem nas proprias igrejas evangelicas, evidente que muito daquilo 'e falso, mais os que sao verdade simplesmente aconteceu porque a pessoa eferma acreditou, na cura ( teve fe) e se curou , mesmo achando que foi o pastor que estava com o suposto espirito santo dentro dele. mais acontece.

        nao adianta as palavras conduzirem a fe , se quem esta lendo nao as entendem.

        por isso devemos respeitar a fe do proximo seja ela qual for, isto porque 'e a forma com que cada um consegue senti-la e manifesta-la na sua vida, as vezes nao entende as palavras na biblia mais sente a fe por outro meio, e devemos respeitar.

        ainda sobre estas duas religioes.

        sao diferentes, antagonicos , pelo seu ponto de vista e de alguns por ai, mais pelo ponto de vista de outros nao o sao, entao a verdade esta em cada um, e cada um manifesta como pode esse entendimento do que 'e verdade ou nao. e assim vao caminhando para a verdade suprema que 'e Deus.
        se generalizarmos, eu poderia dizer aqui que os evagelicos sao fabricas de dinheiro, usando da palavra de Deus para construir imperios, templos e etc. isto 'e fato, acontecem milhoes de escadalos por ai, e vemos isso ate na tv.
        entao com esses escandalos nao posso dar creditos a um evangelico,?? estou certo?
        nao estou errado!
        sei que existem pessoas com boas intencoes que usam da palavra de Deus para construir seu caminho de fe no mundo, e isnpirar outros a fazer o mesmo de forma saudavel, mais sei tambem que existem pessoas que usam das mesmas palavras para manipular pobres leigos sedentos de conforto espiritual, causada por sua ignorancia ou pelo seu proprio fardo presente, e sao conduzidos e convencidos a dar o que nao podem e nao tem para determinada igreja.

        agora so acho que os proprios evangelicos deveria respeitar de preferencia o espiritismo, pois este 'e motivo de chacota e desprezo por parte deles sempre, so nao entendo porque.

        outra coisa espiritismo 'e diferente de crencas espiritualistas afro-descendentes, digo nao desmerecendo estas manifestacoes religiosas, mais digo porque ja vi em outros blogs que tratam do mesmo assunto, evangelicos se manifestando com o espiritismo de kardec como uma seita religiosa de magia negra ou sei la o que. isso 'e realmente o cume da ignorancia.

        eu tambem ja fiz a minha escolha que 'e continuando a acreditar em Jesus e em Deus nosso criador, mesmo sem fantasiar na minha cabeca o que a biblia fala ao pe da letra, sei que ali devem esta algumas palavras inspiradas a Jesus por Deus todo poderoso, mais tenho conviccao de que devo respeita-las e nao interpreta-las equivocadamente e achar que estou certo, vomitando-as e apos isso desmerecer o entendimento do proximo sobre as mesmas
        palavras.

        'e isso ai.

        fique com Deus

      • vou pensar um pouco, e qdo tiver mais tempo, respondo suas questões.

        [ ]s

      • eu?

        nao considero que desconheco as duas religioes citadas acima pelo sr. a ponto de me fazer leigo e nao poder proporcionar aqui minha opiniao.

        acredito que a fe 'e sentimento em qualquer religiao, 'e o mesmo sentimento em todas que nos fazem esta perto do criador e realizar os supostos milagres dos mais diferentes tipos.

        antes de curar jesus perguntava , se a pessoa acreditava que ele podia fazer aquilo, ele simplesmente induzia a pessoa a sentir a fe e curar-se por se propria, ele foi apenas um mecanismo.
        prova disso, acontecem nas proprias igrejas evangelicas, evidente que muito daquilo 'e falso, mais os que sao verdade simplesmente aconteceu porque a pessoa eferma acreditou, na cura ( teve fe) e se curou , mesmo achando que foi o pastor que estava com o suposto espirito santo dentro dele. mais acontece.

        nao adianta as palavras conduzirem a fe , se quem esta lendo nao as entendem.

        por isso devemos respeitar a fe do proximo seja ela qual for, isto porque 'e a forma com que cada um consegue senti-la e manifesta-la na sua vida, as vezes nao entende as palavras na biblia mais sente a fe por outro meio, e devemos respeitar.

        ainda sobre estas duas religioes.

        sao diferentes, antagonicos , pelo seu ponto de vista e de alguns por ai, mais pelo ponto de vista de outros nao o sao, entao a verdade esta em cada um, e cada um manifesta como pode esse entendimento do que 'e verdade ou nao. e assim vao caminhando para a verdade suprema que 'e Deus.
        se generalizarmos, eu poderia dizer aqui que os evagelicos sao fabricas de dinheiro, usando da palavra de Deus para construir imperios, templos e etc. isto 'e fato, acontecem milhoes de escadalos por ai, e vemos isso ate na tv.
        entao com esses escandalos nao posso dar creditos a um evangelico,?? estou certo?
        nao estou errado!
        sei que existem pessoas com boas intencoes que usam da palavra de Deus para construir seu caminho de fe no mundo, e isnpirar outros a fazer o mesmo de forma saudavel, mais sei tambem que existem pessoas que usam das mesmas palavras para manipular pobres leigos sedentos de conforto espiritual, causada por sua ignorancia ou pelo seu proprio fardo presente, e sao conduzidos e convencidos a dar o que nao podem e nao tem para determinada igreja.

        agora so acho que os proprios evangelicos deveria respeitar de preferencia o espiritismo, pois este 'e motivo de chacota e desprezo por parte deles sempre, so nao entendo porque.

        outra coisa espiritismo 'e diferente de crencas espiritualistas afro-descendentes, digo nao desmerecendo estas manifestacoes religiosas, mais digo porque ja vi em outros blogs que tratam do mesmo assunto, evangelicos se manifestando com o espiritismo de kardec como uma seita religiosa de magia negra ou sei la o que. isso 'e realmente o cume da ignorancia.

        eu tambem ja fiz a minha escolha que 'e continuando a acreditar em Jesus e em Deus nosso criador, mesmo sem fantasiar na minha cabeca o que a biblia fala ao pe da letra, sei que ali devem esta algumas palavras inspiradas a Jesus por Deus todo poderoso, mais tenho conviccao de que devo respeita-las e nao interpreta-las equivocadamente e achar que estou certo, vomitando-as e apos isso desmerecer o entendimento do proximo sobre as mesmas
        palavras.

        'e isso ai.

        fique com Deus

      • eu?

        nao considero que desconheco as duas religioes citadas acima pelo sr. a ponto de me fazer leigo e nao poder proporcionar aqui minha opiniao.

        acredito que a fe 'e sentimento em qualquer religiao, 'e o mesmo sentimento em todas que nos fazem esta perto do criador e realizar os supostos milagres dos mais diferentes tipos.

        antes de curar jesus perguntava , se a pessoa acreditava que ele podia fazer aquilo, ele simplesmente induzia a pessoa a sentir a fe e curar-se por se propria, ele foi apenas um mecanismo.
        prova disso, acontecem nas proprias igrejas evangelicas, evidente que muito daquilo 'e falso, mais os que sao verdade simplesmente aconteceu porque a pessoa eferma acreditou, na cura ( teve fe) e se curou , mesmo achando que foi o pastor que estava com o suposto espirito santo dentro dele. mais acontece.

        nao adianta as palavras conduzirem a fe , se quem esta lendo nao as entendem.

        por isso devemos respeitar a fe do proximo seja ela qual for, isto porque 'e a forma com que cada um consegue senti-la e manifesta-la na sua vida, as vezes nao entende as palavras na biblia mais sente a fe por outro meio, e devemos respeitar.

        ainda sobre estas duas religioes.

        sao diferentes, antagonicos , pelo seu ponto de vista e de alguns por ai, mais pelo ponto de vista de outros nao o sao, entao a verdade esta em cada um, e cada um manifesta como pode esse entendimento do que 'e verdade ou nao. e assim vao caminhando para a verdade suprema que 'e Deus.
        se generalizarmos, eu poderia dizer aqui que os evagelicos sao fabricas de dinheiro, usando da palavra de Deus para construir imperios, templos e etc. isto 'e fato, acontecem milhoes de escadalos por ai, e vemos isso ate na tv.
        entao com esses escandalos nao posso dar creditos a um evangelico,?? estou certo?
        nao estou errado!
        sei que existem pessoas com boas intencoes que usam da palavra de Deus para construir seu caminho de fe no mundo, e isnpirar outros a fazer o mesmo de forma saudavel, mais sei tambem que existem pessoas que usam das mesmas palavras para manipular pobres leigos sedentos de conforto espiritual, causada por sua ignorancia ou pelo seu proprio fardo presente, e sao conduzidos e convencidos a dar o que nao podem e nao tem para determinada igreja.

        agora so acho que os proprios evangelicos deveria respeitar de preferencia o espiritismo, pois este 'e motivo de chacota e desprezo por parte deles sempre, so nao entendo porque.

        outra coisa espiritismo 'e diferente de crencas espiritualistas afro-descendentes, digo nao desmerecendo estas manifestacoes religiosas, mais digo porque ja vi em outros blogs que tratam do mesmo assunto, evangelicos se manifestando com o espiritismo de kardec como uma seita religiosa de magia negra ou sei la o que. isso 'e realmente o cume da ignorancia.

        eu tambem ja fiz a minha escolha que 'e continuando a acreditar em Jesus e em Deus nosso criador, mesmo sem fantasiar na minha cabeca o que a biblia fala ao pe da letra, sei que ali devem esta algumas palavras inspiradas a Jesus por Deus todo poderoso, mais tenho conviccao de que devo respeita-las e nao interpreta-las equivocadamente e achar que estou certo, vomitando-as e apos isso desmerecer o entendimento do proximo sobre as mesmas
        palavras.

        'e isso ai.

        fique com Deus

      • EU?

        nao considero que desconheco as duas religioes citadas acima pelo sr. a ponto de me fazer leigo e nao poder proporcionar aqui minha opiniao.

        acredito que a fe 'e sentimento em qualquer religiao, 'e o mesmo sentimento em todas que nos fazem esta perto do criador e realizar os supostos milagres dos mais diferentes tipos.

        antes de curar jesus perguntava , se a pessoa acreditava que ele podia fazer aquilo, ele simplesmente induzia a pessoa a sentir a fe e curar-se por se propria, ele foi apenas um mecanismo.
        prova disso, acontecem nas proprias igrejas evangelicas, evidente que muito daquilo 'e falso, mais os que sao verdade simplesmente aconteceu porque a pessoa eferma acreditou, na cura ( teve fe) e se curou , mesmo achando que foi o pastor que estava com o suposto espirito santo dentro dele. mais acontece.

        nao adianta as palavras conduzirem a fe , se quem esta lendo nao as entendem.

        por isso devemos respeitar a fe do proximo seja ela qual for, isto porque 'e a forma com que cada um consegue senti-la e manifesta-la na sua vida, as vezes nao entende as palavras na biblia mais sente a fe por outro meio, e devemos respeitar.

        ainda sobre estas duas religioes.

        sao diferentes, antagonicos , pelo seu ponto de vista e de alguns por ai, mais pelo ponto de vista de outros nao o sao, entao a verdade esta em cada um, e cada um manifesta como pode esse entendimento do que 'e verdade ou nao. e assim vao caminhando para a verdade suprema que 'e Deus.
        CONTINUA..

      • EU?

        …se generalizarmos, eu poderia dizer aqui que os evagelicos sao fabricas de dinheiro, usando da palavra de Deus para construir imperios, templos e etc. isto 'e fato, acontecem milhoes de escadalos por ai, e vemos isso ate na tv.
        entao com esses escandalos nao posso dar creditos a um evangelico,?? estou certo?
        nao estou errado!
        sei que existem pessoas com boas intencoes que usam da palavra de Deus para construir seu caminho de fe no mundo, e isnpirar outros a fazer o mesmo de forma saudavel, mais sei tambem que existem pessoas que usam das mesmas palavras para manipular pobres leigos sedentos de conforto espiritual, causada por sua ignorancia ou pelo seu proprio fardo presente, e sao conduzidos e convencidos a dar o que nao podem e nao tem para determinada igreja.

        agora so acho que os proprios evangelicos deveria respeitar de preferencia o espiritismo, pois este 'e motivo de chacota e desprezo por parte deles sempre, so nao entendo porque.

        outra coisa espiritismo 'e diferente de crencas espiritualistas afro-descendentes, digo nao desmerecendo estas manifestacoes religiosas, mais digo porque ja vi em outros blogs que tratam do mesmo assunto, evangelicos se manifestando com o espiritismo de kardec como uma seita religiosa de magia negra ou sei la o que. isso 'e realmente o cume da ignorancia.

        eu tambem ja fiz a minha escolha que 'e continuando a acreditar em Jesus e em Deus nosso criador, mesmo sem fantasiar na minha cabeca o que a biblia fala ao pe da letra, sei que ali devem esta algumas palavras inspiradas a Jesus por Deus todo poderoso, mais tenho conviccao de que devo respeita-las e nao interpreta-las equivocadamente e achar que estou certo, vomitando-as e apos isso desmerecer o entendimento do proximo sobre as mesmas
        palavras.

        'e isso ai.

        fique com Deus

      • farei um novo texto em q suas considerações serão levadas em conta e respondidas.

        [ ]s

  16. eu?

    acho que eu nao deveria nem me intrometer nisso, mais o que vejo aqui nos comentarios acima, 'e sem duvida, uma guerra entre filosofia religiosa, uma contra outra, uma querendo ser melhor ou verdadeira perante a outra, o que torna os seus debatedores ignorantes a ponto de nao respeitar um ao outro com suas opinioes. basta ver certos comentarios sarcasticos do autor do topico com determinado comentarista. mesmo dizendo que o cara 'e bem vindo, ainda sim mostrou claramente seu sarcasmo afim de inferioriza-lo por usar um nome incomum (cao filosofo). se 'e para deixar minha opiniao aqui prefiro deixa-la contra o autor do topico. por mais inteligente qu seja eu nao queria ser seu amigo.
    nao sei ao certo mais parece que autor 'e evangelico ( ), e como tal / e todos eles, tentam afirmar, evidentemente sem consistencia nenhuma, que o espiritismo 'e coisa de satanas.
    sera mesmo?
    Uma vez eu e alguns interessados em fazer um documentario sobre as religioes e doutrinas, visitamos algumas igrejas evangelicas de diferentes vertentes e nomes, e constatamos que se falava mais em satanas do que no proprio Jesus,
    porque sera isso?
    teve igreja que chegamos a contar 86 vezes o nome satanas e apenas 36 vezes a palavra Jesus, ate o termino do culto, que tipo de pregacao 'e essa ?? entao ficou essa pergunta no ar.

    por fim, devo dizer que nao sou espirita ou evangelico ou catolico ou sigo qualquer outra forma religiosa, apenas procuro ler todo material que me disperta curiosidade e me traz conforto intimo para minhas duvidas, e me sinto bem fazendo isto a ponto de dedicar cada vez mais meu tempo em aprender ao inves de ficar questionando quem esta certo ou errado nos seus ensinamentos.
    e sobre a tal estrela ai acima, quando vi pela primeira vez , visualizei uma estrela de 6 pontas (hexagrama), realmente acho que quem esta vendo uma estrela de 5 pontas com uma fogueira no meio , deve ter uma mente bem fertil e deveria usar essa criatividade para coisas grandes de preferencia ver Jesus cristo segurando um cartas que diz : acorda meus filhos!! seria muito mais proveitoso fazer as pessoas encontrar jesus em tudo do que tentar induzi-las a encontrar coisas negativas , so para continuar afirmando que vc sabe mais ou sua religiao 'e a verdadeira e melhor que as demais.
    sera que vc sr. autor esta ouvindo mais satanas nos seus cultos a ponto de enchergar esaas coisas onde nao tem??
    nao seria mais facil indentificar um falso profeta nesses lugares que se pronuncia o nome de satanas com tamanha enfase e quantidade??…(Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4 )..

    peco desculpas pelo meu portugues pobre e sem acentos e demais regras, nao sou muito bom com escrita e o computador nao me ajuda por nao ter tais recursos.

    • bem, eu chamei \’cão filósofo\’ pq ele mesmo se denominou assim, ou vc não leu todos os comentários de nosso debate? leia, está lá.

      a consistência do argumento de que o espiritismo não casa com cristianismo está na Bíblia: quem acha o contrário ou não conhece bem o espiritismo ou desconhece o cristianismo (bíblico). seria bom ao comentador q se autodenomina \”eu?\” q procurasse saber mais das coias q se propõe a comentar, antes de fazer comentários sem um embasamento adequado.

      sobre alguns erros q certas igrejas cometem, sugiro ao caro comentador q pesquise o restante do blog q vai encontrar farto material criticando várias práticas dessas igrejas, se houver paciência e boa vontade para tanto.

      bom, sobre ouvir satanás, de vez em qdo eu ouço – mas não pq eu queira, mas pq ele insiste em ficar falando -, às vezes nos comentários do blog, mas não estou querendo com isso dizer q é vc q está falando por ele, coisa q vc deve saber melhor do que se está, ou não, emprestando sua boca a ele.

      qto ao pedido de desculpas pela ortografia, não era necessário se desculpar (sem sarcasmo ou ironia).

      • eu!

        pois 'e a cada post seu verificamos que existe uma ofensiva em palavras, mesmo com argumentos bem colocados e inteligentes, mesmo assim vemos um desconforto nas suas resposta contra os debatedores. ( o senhor esta inundado de duvidas e nem percebeu isto.)

        como disse antes so me intrometir nisso por nao conseguir entender porque pessoas como sr. inteligentes nao conseguem perceber que nao se chega a Deus desrrespeitando a fe do proximo nao importanto qual seja ela.

        bom, como ja sei qual sera suas paravras de reacao ao que escrevi.

        desde ja te garanto uma coisa, abra os olhos e nao pense que seus pecados do passado e atuais pecados inconscientes serao considerados irrelevantes por ACHAR que domina a palavra de Jesus (que esta na biblia) e por isso ja foi salvo por ele. 'e pura ilusao.
        acorde, e de alguma forma comece a verdadeira acao (ajude a se mesmo e ao proximo de alguma forma) para pelo menos amenizar os sofrimentos derivados dos seus pecados que estao por vir.
        A LEI DE CAUSA E EFEITO NAO 'E COISA DE CIENCIA HUMANA (FISICA) SO NAO

        outra coisa devo lembrar “… nem todos estao preparados para entender minhas palavras…“ ja parou para pensar que vc pode ser um desses ingnorantes que ainda nao esta preparado para interpretar a biblia como realmente deveria ser, e fica se ORGULHANDO em citar trechos do livro sagrado , direcionando as palavras com uma interpretacao equivocada achando que esta explicando as coisas que nao entende.

        'e isso ai, nao sou nada perante os grandes sabios filosoficos religiosos , nem teologos renomado.
        mais aprendir a respeitar a fe do proximo, e so fui obrigado a citar aqueles exemplos de pastores e padres que parecem ter nascido ja pronunciando a palavra satanas, para tentar fazer vc perceber isso , que 'e fato.
        e se com essas palavras estou falando por satanas ou ele esta usando minha boca, entao devo acreditar q ele voltou para o lado divino. isso 'e uma bela noticia.

        por fim, acredito no futuro e no bem, e sei que diante de pessoas como vc que de algum modo estao muito proximo de entender a verdade, vamos construir um mundo melhor seja aqui ou no nosso lar, ou seja onde for. o importante 'e acordar.

        no mais agradeco por entender sem sarcasmo meus erros de portugues.

        fica com Deus e muita luz para todos.

      • eu?

        talvez vc nao de credibilidade as minha palavras quem sabe pelo fato delas serem escrita com uma certa pobreza em argumentos.
        nao tem problema vc nao entenderia essas verdade mesmo se fosse escrita de forma correta e bela cheios de argumentos ricos. um dia sr, autor ira ter capacidade de entende-las.

        pelo menos admita que o sr. tratou um dos comentaristas aqui com sarcasmo e falta de respeito.

        suas palavras sr. autor:
        `…`sr. Cão, obg por seu contraponto.

        de fato, alguns pontos citados pelo sr em seus latidos argumentos são relevantes, e faz jus ao sobrenome filosófico….“

        “…Caro mr. Dog… risos

        sabia que, para um quadrúpede, vc se comunica muito melhor do q muitos bípedes q conheço?…“

        lembre-se que Pilatos usou de sarcasmo com Jesus no dia do julgamento.

        o amigo cao filosofo merece desculpas.

        Comece a mostrar sua evolucao admitindo seu claro erro e pedindo desculpas, acredite vai se sentir melhor do que nunca. ‘e um grande passo.

        ‘e isso ai.

        Fique com Deus.

      • não foi falta de respeito, foi brincadeira mesmo… tanto q ele entendeu e respondeu sem qq mágoa.

        leia de novo, e veja as respostas dele, não houve desrespeito ou sarcasmo.

  17. eu?

    acho que eu nao deveria nem me intrometer nisso, mais o que vejo aqui nos comentarios acima, 'e sem duvida, uma guerra entre filosofia religiosa, uma contra outra, uma querendo ser melhor ou verdadeira perante a outra, o que torna os seus debatedores ignorantes a ponto de nao respeitar um ao outro com suas opinioes. basta ver certos comentarios sarcasticos do autor do topico com determinado comentarista. mesmo dizendo que o cara 'e bem vindo, ainda sim mostrou claramente seu sarcasmo afim de inferioriza-lo por usar um nome incomum (cao filosofo). se 'e para deixar minha opiniao aqui prefiro deixa-la contra o autor do topico. por mais inteligente qu seja ainda sim nao queria ser seu amigo.
    nao sei ao certo mais parece que o autor 'e evangelico ( ), e como tal / e todos eles, tentam afirmar, evidentemente sem consistencia nenhuma, que o espiritismo 'e coisa de satanas.
    sera mesmo?
    Uma vez eu e alguns interessados em fazer um documentario sobre as religioes e doutrinas, visitamos algumas igrejas evangelicas de diferentes vertentes e nomes, e constatamos que se falava mais em satanas do que no proprio Jesus,
    porque sera isso?
    teve igreja que chegamos a contar 86 vezes o nome satanas e apenas 36 vezes a palavra Jesus, ate o termino do culto, que tipo de pregacao 'e essa ?? entao ficou essa pergunta no ar.

    por fim, devo dizer que nao sou espirita ou evangelico ou catolico ou sigo qualquer outra forma religiosa, apenas procuro ler todo material que me disperta curiosidade e me traz conforto intimo para minhas duvidas, e me sinto bem fazendo isto a ponto de dedicar cada vez mais meu tempo em aprender ao inves de ficar questionando quem esta certo ou errado nos seus ensinamentos.
    e sobre a tal estrela ai acima, quando vi pela primeira vez , visualizei uma estrela de 6 pontas (hexagrama), realmente acho que quem esta vendo uma estrela de 5 pontas com uma fogueira no meio , deve ter uma mente bem fertil e deveria usar essa criatividade para coisas grandes de preferencia ver Jesus cristo segurando um cartas que diz : acorda meus filhos!! seria muito mais proveitoso fazer as pessoas encontrar jesus em tudo do que tentar induzi-las a encontrar coisas negativas , so para continuar afirmando que vc sabe mais ou sua religiao 'e a verdadeira e melhor que as demais.
    sera que vc sr. autor esta ouvindo mais satanas nos seus cultos a ponto de enchergar esaas coisas onde nao tem??
    nao seria mais facil indentificar um falso profeta nesses lugares que se pronuncia o nome de satanas com tamanha enfase e quantidade??…(Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4 )..

    nao tenho nada contra ninguem mais alguem precisa fazer alguma coisa……….acorda infeliz…….ainda ha tempo……….

    peco desculpas pelo meu portugues pobre e sem acentos e demais regras, nao sou muito bom com escrita e o computador nao me ajuda por nao ter tais recursos.

  18. michael

    Realmente o pentagrama na cidade celestial de Nosso Lar é interessante! O espiritismo não pregra a simbologia, muito pelo contrario, o Espírito de São Luiz sempre disse: "A formula nada é, o pensamento é tudo, é através da fé verdadeira que se aproxima de Deus". O pentagrama aí foi feito por alguém que quis fazer algo para chamar atenção e causar certa polemica. O que eu acho inútil, algo bem idiota, pois fará os ignorantes se convencerem de que realmente os Guias de luz sao demonios sedutores. Mas quando certos trabalhos sao feitos sob influencia de espiritos de pouca elevação, não se pode esperar muita coisa. este filme é bonito de se ver, mas faltou explicar tanta coisa para quem não conhece a fundo esta doutrina… ah! André Luiz cometestes um falha, quem viu o filme lembra de um espirito dizendo a André que o ensinaria a materializar roupas, mas sequer deu mais detalhes sobre isso.
    A fonte pura e sem contradição ou mistificação está nas obras de Allan Kardec, pois ali é o nosso senhor quem a preside, O Sagrado ESPÍRITO DE VERDADE, então eu digo a vcs irmãos: não vejam filmes ou romances espiritas ou vá a reunioes em casas espiritas sem antes estudar as Obras de Kardec, pois vc poderá ser enganado, pq eu vos digo: Há espiritos q nunca tiveram corpos físicos, e são absolutamente malignos, e estes sim são os verdadeiros demonios! são energias plasmadas que assumem formas e parecem agir por conta propria e vc o atrai pela negatividade! Por isso todos aqueles que seguem a Deus e aceitam o Cristo como seu salvador são protegidos e tem mais facilidade para se desvencilhar.
    fiquem em paz.

    • olá, Michael, obg por seu comentário.

      entendo seu ponto de vista, e respeito seu modo de pensar, todavia, os que se dizem ser espíritos de luz são, na verdade, demônios sim, senão veja:

      E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14

      quer saber se um \”espírito de luz\” provém de Deus? faça o teste:

      Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 1 João 4

      abço, e que o Senhor Jesus te abençoe, e te faça conhecer a verdadeira luz.

      feliz 2011.

  19. IAM

    …(cont) Ouvi relatos que essa será a ceita oficial da nova era. Não dá para afirmar, mas devemos permanecer orando e vigiando. Enfim, busquem a verdade e ela vos lebertará!

  20. IAM

    Pois é, wallysou

    Existem muitos enganos. Confundem até parte da igreja. Pelas informações que busquei em livros e artigos percebo que criou-se uma aurea legalista em torno do espiritismo. Muitos se aproximam com a intenção de praticar caridade e acabam se envolvendo, outros pq se sentem fascinados pela teoria da reincarnação. Ela está na TV, nas novelas, amplamente divulgada pelos formadores de opinião e programas jornalisticos apresentando testemunhos de pessoas. O poder realmente existe. A cura acontece, as pessoas estão convencidas pelo que vê, mas não se preocupam com a fonte. De onde vem essas manifestações. Deus em Deuteronômio 18, entre outras passagens, já deixou claro Seu posicionamento, mas parece que as pessoas preferem negligenciar. Agora, depois da boa fama estabelecida, aparecem com publicação estampada por um símbolo ocultista utilizado para abrir portais de comunição entre entidades. O que isso realmente significa. Porque aliar sua imagem a um símbolo no mínimo polêmico? Em que fase estamos entrando? Porque agora e não antes? (cont.) …

  21. lucia

    Bem se vê que é um leigo neste assunto sobre o espiritismo. Recomendo para que antes de tecer quaisquer comentários, em rede principalmente, estude bastante sobre ele para poder falar com conhecimento de causa. Assim meu caro irmão não cometerás tantos equívocos.
    Estude a doutrina espírita ainda que se revele inimigo da doutrina de Cristo.
    Fique na paz.

    • cara lucia,

      obg por sua contribuição, todavia, devo-lhe dizer que Evangelho e Espiritismo são incompatíveis, como alguns estudiosos espíritas mesmo dizem.

      se vc acha que o Evangelho e o Espiritismo são compatíveis é pq não conhece bem um ou outro.

      o Jesus do evangelho espírita não é o mesmo do Evangelho, é só comparar: Jesus advogou ser o ÚNICO caminho a Deus, e nenhum espírita concorda com isso, não é verdade?

      se quer mesmo refutar o post, é melhor se esforçar um pouco mais, ok?

      abs.

  22. IAM

    Pessoal, comentei este post há alguns dias baseado em informações buscada na internet sobre o hexagrama dentro de um circulo. Na ocasioão disse que a estrela de seis pontas foi instituída por Davi. Na verdade não foi. Estudei um pouco mais o caso e descobri que Davi ão tem nada haver com tal simbolo e que veio a identificar os Judeus por outros motivos. o importante é que não houve uma deturpação de símbolos divinos, mas a utilização de um símbolo do ocultismo. A estrela de Davi, que também é conhecida como selo de Salomão remete a rituais antuquíssimos de adoração a demônios. digitem no you tube estrela de Davi ou Selo de Salomão e acharam dezenas de documentários sobre o assunto. desde já agradeço me desculpem pela informação equivocada.

    • olá, IAM, eu já sabia – por alto – que o símbolo da Estrela de Davi era ocultista, mas me furtei a corrigi-lo, e louvo sua atitude em vir aqui e colocar esse esclarecimento, inclusive pela pesquisa feita.

      vc pode até publicar em seu comentário um link para a pesquisa, ok?

      bem, hexagrama ou pentagrama, o símbolo é ocultista, apesar de o hexagrama ser menos conhecido como tal, hoje.

      obg por sua colaboração ao debate.

      abs.

  23. IAM

    O hexagrama remete a estrela de Davi que era a marca de seu reinado. Mas o cerne da questão está justamente nessa confusão. um hexagrama envolto por um circulo é um dos símbolos da nova era. Veja bem, a estrela isolada significa o poder de Deus em Davi, ao colocar o circulo indica um cerceamento, uma limitação desse poder por algo maior. Quer passar a idéia que o poder do inimigo é maior que o de Deus. Blasfêmia. Volto a dizer é um símbolo da nova era. Já ouvi relatos que o espiritismo será a seita oficial desse novo tempo, informação que vai se confirmando através de comportamentos como o cartaz desse filme. Uma produção espírita estampando o símbolo da nova era pra quem quer ver! Fiquemos atentos e não sejamos omissos aos sinais. Não é questão de acreditar ou não, os fatos estão surgindo aos nossos olhos. Fiquem com Deus.

  24. metheus

    a estrela que contem no álbum
    tem 6 pontas, não 5
    pesquise primeiro antes de si julgar os conhecedores

    • e que tal vc ler direito o post antes de comentar? observe, está bem aqui:

      “Por questão de honestidade, é preciso reconhecer que o que está no banner de divulgação NÃO é um pentagrama exato, é um HEXAGRAMA (estrela de 6 pontas, tal como vista na bandeira de Israel). Entretanto, a 6ª ponta é sutil, quase imperceptível, ficando em evidência as pontas que formam o pentagrama”.

      é só prestar um pouquinho de atenção que vc acha, ok?

      obg por ter comentado no blog.

      abs.

  25. Rita

    Pessoas fanáticas falam o tempo todo em demônio, será que não estão esquecendo de Deus? Porque não oram mais ou usam a criatividade para ajudar o próximo?
    O filme é lindo e prega o amor ao próximo, isso não perceberam…

    • Rita, procure ler mais a Bíblia que vc vai entender melhor certas coisas.

      obg por sua participação.

    • Márcia

      Rita, concordo plenamente com você!!! Eu acho que andam dando mais enfase ao "demônio" que à Deus… preste atenção!!! outra coisa, se todos se preocupassem em cuidar de suas vidas e ajudar o proximo, como você disse, e essa é a máxima do Cristo, amar teu próximo como a ti mesmo, nós que cremos em Deus, não teriamos que ouvir e ver tantos abusos e absurdos dos ditos "evangélicos", né??? abraços!!! Pensamos iguaizinhas…. bjs!!! Márcia

  26. marco

    Olá! Bem, não tenho nada contra crenças alheias. Gostaria de apenas acrescentar algo: Na realidade, existem outras figuras geométricas que merecem atenção. Ora, a questão é pertinente no que se refere ao hexagrama ou pentagrama (subliminar). Acontece, que o dito penta ou hexagrama está envolto em um círculo, o que remete a outras simbologias. O pentagrama (invertido) dentro de um círculo é bem sugestivo. Outro ponto interessante: não diria que se trata de "fogueira", mas sim de um obelisco, outro símbolo usado no paganismo.

  27. Silas

    A estrela não foi colocada "intencionalmente" no cartaz do filme por "estratégia de dominação mundial".
    A a cidade é em forma de estrela simplesmente porque no livro em que foi baseado o filme (e que foi psicografado há muito tempo por Chico Xavier) foi dito pelo espírito em questão que a cidade era assim!!
    Tinha até um "mapa" da cidade no livro. Não foi um elemento novo e "satânico" colocado pelos "illuminattis".
    Quando vi esse cartaz pensei: _ Ih! Os pirados da internet já tem assunto pro mês.
    E por favor não me venham com teorias como: Porra! No nome "Chico Xavier" tem a letra "X"!! PQP!! "X" é a letra do capeta!!!
    Putz.
    Valeu.

  28. Curioso

    A Estrela de Davi representa a igreja de Cristo, mas ela dentro de um circulo representa os cristãos aprisionados por Satanás, ou seja, Satanás como se fosse um ser superior ao próprio Jesus. Isto é, mais um símbolo cristão malignamente distorcido e utilizado por Satanás.

    • estudar sempre

      desculpe a intromissão mas tenho algumas duvidas quanto a esse tão comentado satanás, e esse deus bíblico, se deus é tão poderoso, pq não acaba logo com essa trabalheira??..deve estar esperando ele se regenerar e evoluir para o bem??…..o que tem de tão importante em nós que eles brigam o tempo todo p/ ter nossas almas???..orgulho??….., e pq deus criaria esse ser??…e se satanás é poderoso, pq ele pode pegar o baraka obama e dominar o paneta, mas ele prefere pegar um zé ninguem, jogar ele no chão, e fazer ele falar com vós esquisita??..uma comédia esse satanás..vc acredita mesmo que Deus com todo poder da criação permitiria umas coisas dessas, se ele segundo a biblia ja matou milhares de homens, ja era p/ ter acabado com esse satanas ae…os espíritos inferiores se riem disso tudo, são eles que fazem todas essas manifestações, e eles são nada mais que pessoas desencarnadas, que vão evoluir, e ser do bem um dia, é o que acho..o resto é tudo mito e superstição, leia as viagens de theo p/ ter uma ideia do que são as religiões..abçs

      • prezado estudante, bom dia.

        1. não é intromissão, eu lhe dou a liberdade de comentar;

        2. para conhecer melhor a Deus e o caráter dEle, convido-o a ler sua autobiografia, a Bíblia. Nela, vc saberá mais sobre Ele, para poder fazer seu juízo de valor e entender as coisas que Ele faz, e porque Ele faz;

        3. o que vc acha pode não ser o que realmente é, sabia? e sobre mitos e superstições, o relato bíblico, ainda que seja encarado assim por alguns, não tem esse formato e propósito. ou seja, só é considerado mito e superstição por quem não acredita nele ou não quer que ele seja verídico. e isso, por si só, já diz muito mais sobre a pessoa que acusa a Escritura de mito do que sobre a Escritura em si.

        obg por comentar, e espero ter contribuído para seu progresso espiritual e pessoal.

        abs,

  29. Félix

    Prezado Wallyssou, de qualquer forma se fosse um pentagrama, ignorando a sexta ponta q fica na pespectiva mais distante, como é uma estrela de 6 pontas, uma estaria obviamente distante, no caso, o pentagrama pode ser avistado na posição normal se traçada uma reta da ponta superior equerda até a parte inferior direita entre duas pontas.
    Vamos buscar aqueles que não possuem uma fé ou uma religião, esses são os que mais precisam do nosso socorro.
    Jesus te abençoe

  30. Cão Filósofo

    Grato, wallysou. Eu de fato tento me comunicar em um mínimo aceitável. Acho que é mais uma forma subconsciente de protesto contra o conceito que parece ter se generalizado na internet, de que "iskreve tudo erradow é mui loks, manow!". E o codinome canino é por humildade. Cães são seres considerados pela "sabedoria popular" como inferiores, mas ainda assim são seres adoráveis, fiéis e companheiros. Como dizia Sócrates, tenho certeza apenas de minha ignorância.

    Dei uma olhada no site do professor Vicente. De fato, há coisas interessantes (como da Gucci e o da historinha do Horácio), misturadas à outras simplesmente ridículas, como a do Guaraná Antártica. Como eu disse, quem QUER MUITO achar mensagens subliminares as achará em todo canto, achará as que existem, e também inventará outras onde elas não existem, na mesma proporção.

  31. Cão Filósofo

    Bem, wallysou, eu não sou artista, não tenho muita idéia de perspectiva, mas a pergunta que me vêm à mente é uma variação da sua: "será que é possível desenhar um hexagrama em perspectiva sem que ele se pareça um pouco com um pentagrama?". Da mesma forma, será que existe a possibilidade de desenhar um círculo em perspectiva, sem que ele fique parecendo uma elipse? A minha mente busca uma outra variação, inclusive. Ao invés de pensar "porque o artista se preocupou em que parecesse um pentagrama?", eu primeiramente penso "porque ele se preocuparia em que não parecesse? Para que ele teria tal preocupação?"

    Quanto à coisa (seja lá o que for) no centro da figura, é preciso uma certa imaginação para ver aquilo como uma fogueira. A uma primeira vista, me parece mais uma bola de cristal ou coisa que o valha. De qualquer forma, não tenho conhecimento ou domínio de rituais esotéricos para poder afirmar que os mesmos se fazem com fogueiras no centro de pentagramas. Essa imagem me parece mais algo divulgado por mídias adolescentes (como gibis, filmes ou séries "teen") que, convenhamos, não são a fonte mais segura de informação.

    Acredito que o homem médio do povo também não tenha tal conhecimento esotético, pois não é algo que seja de conhecimento comum (a não ser, talvez, no campo da superstição, e superstição, para mim ao menos, é sinônimo de ignorância), então, a quem o cartaz poderia tentar atingir com essa imagem? Aos já conhecedores de tais rituais? Isso não seria meio que apresentar uma cruz escondida para os cristãos?

    Já conhecia o blog antes, e dou uma olhada de vez em quando. É sempre bom ver gente que escreve bem na blogsfera.

    • Caro mr. Dog… risos

      sabia que, para um quadrúpede, vc se comunica muito melhor do q muitos bípedes q conheço?

      =o)

      seus argumentos e comentários, em que pese eu não concordar com [a maioria] eles, vieram acrescentar ao post, isso tenho que reconhecer.

      sobre a "coisa", quando falei em "proporções" quis me referir ao que poderia ser inferido, não à semelhança puramente física, mas à semelhança de modelo. e não é apenas em gibis e revistinhas q podemos ver essas coisa, embora lá também…

      mas, como disse, não sou estudioso em mensagem subliminar, sou apenas curioso. quem quiser saber mais sobre mens subliminar: infelizmente, o site do prof. Vicente, da ong mensagemsubliminar, não está mais disponível, mas parece q este aqui pegou grande parte de seu acervo: http://www.mensagens-subliminares.kit.net/index.h

      tem muita coisa interessante, caso queira conhecer, mas, de fato, há um aviso: ATENÇÃO: O conteúdo desse site pode atentar contra o bom senso do cidadão médio e não é aconselhado para crianças.

      bem, o intuito do post não foi querer convencer ninguém, apenas levantar uma questão, e seus comentários (latidos? =o) foram bem-vindos, mesmo sendo contrários aos meus.

      obg pela [sutil ou subliminar?] boa avaliação deste reles blog.

      Deus o abençoe, em Cristo.

  32. Cão Filósofo

    Como o próprio autor do post afirma, a figura é de um hexagrama. Não estamos falando de imagens ocultas em meio à cores confusas, ou figuras que aparecem rapidamente entre os quadros de um filme, ou qualquer outro tipo de coisa programada para enganar os sentidos. Falamos de algo perceptível para qualquer pessoa que não possua a visão extremamente debilitada. É um hexagrama, ponto. Como é visto de perspectiva, é óbvio que a ponta mais distante parece menor, mas assim é com todas as figuras nesse ângulo. A única maneira de fazer uma figura da suposta cidade sem essa ilusão de ótica seria mostrá-la de um ângulo perpendicular, e aí nem pareceria uma cidade.

    Logo, o que teria isso a ver com pentagramas ou qualquer simbologia aplicada a eles? Obviamente, quem, com extremo afinco, procura chifres nas cabeças dos cavalos, acabará por encontrá-los, ou a algo que para ele pareça com um chifre. É certo que Deus nos deu muito mais o que fazer que procurar chifres em cavalos. Me pergunto se o ímpeto de buscar o diabo em todas as coisas não é uma tática do próprio diabo, para nos desviar do que realmente interessa.

    De qualquer forma, a pergunta que fecha o post não faz sentido. Segundo os espíritas e o que eles acreditam, ninguém vai passar a eternidade em "Nosso Lar".

    • sr. Cão, obg por seu contraponto.

      de fato, alguns pontos citados pelo sr em seus latidos argumentos são relevantes, e faz jus ao sobrenome filosófico.

      entretanto, apesar de concordar q é, de fato, um HEXAGRAMA, como tive a honestidade de reconhecer, a pergunta q me faço (ou que o sr. deveria se fazer) é: por que se coloca um hexagrama que se faz ficar parecido com um pentagrama? e por que, em seu centro, há uma estrutura que, reservadas as proporções, assemelha-se a uma fogueira, tal como em um ritual?

      de qualquer forma, agradeço sua visita e suas ponderações e, esclarecendo, escrevo sobre isso mais por curiosidade mesmo, mas também outros temas no blog, que tal lê-los e ver se algum lhe interessa?

      Deus o abençoe, em Cristo.

  33. Pingback: Tweets that mention Nosso Lar ou Nosso Engano? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!