Lições à beira do tanque de Betesda

bethesda-site
Betesda significa, para alguns estudiosos, “Casa de misericórdia”

Lições à beira do tanque de Betesda

Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.

De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? “

Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.

Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado. João 5.1-9

Essa é uma das passagens mais conhecidas e belas do livro de João. Mas, o que nós podemos aprender com um fato quase 2.000 anos distante de nós? Muita coisa, mas como não é possível esgotar o tema, vamos tecer breves comentários sobre coisas do dia-a-dia, e veremos se estamos ora na posição do paralítico, ora na de Jesus.

1. Lugar certo

A primeira coisa a ser dita é que temos de ter a consciência de que, para certas coisas acontecerem em nossa vida, precisamos estar no lugar certo. Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época para um paralítico estar? Vários: sua casa, seu quarto, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias… Mas, ele estava junto ao tanque de Betesda, à espera de um milagre.

E você, quantas vezes quer ver o milagre acontecer em sua vida, mas fica acomodado, e não vai aonde você sabe que já aconteceram milagres? É momento de sair do comodismo, mesmo diante das dificuldades, e ir ao encontro de seu milagre, pelo menos ir para onde você sabe que tem milagre acontecendo.

2. Tempo Certo

A segunda coisa que eu e você temos de entender é que não basta estar no lugar certo, mas esperar pelo tempo certo. Há quanto tempo aquele homem esperava pelo seu milagre? Há exatos 38 anos! Hoje, ainda não conto 38 anos de vida, e quantas vezes fiquei angustiado porque algo demorou para acontecer apenas algumas semanas! Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca de seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. Está na hora de voltar, de acreditar de novo e esperar pelo tempo de Deus agir em sua vida.

time-victory

3. Pessoa Certa

A terceira coisa que, às vezes, deixamos passar despercebida nesse relato é que, embora estando no lugar certo, e esperando o momento certo, não é qualquer pessoa que vai nos ajudar. Nós temos que entender que temos que falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem. Você já passou pela experiência de estar no lugar certo, na fila de espera, e passar alguém conhecido e você pensar: “agora meu problema vai ser resolvido”, mas foi só mais uma decepção… Às vezes, é dos desconhecidos, de quem nada esperamos que vêm as mais gratas surpresas, enquanto dos conhecidos as maiores decepções.

Você já sabe disso, mas vou relembrar-lhe: não conte seu problema para qualquer um. Ainda que alguém tenha interesse em ajudar-lhe, poucos PODEM, de fato, dar-lhe a ajuda de que você necessita. Evite decepções comentando seus problemas e dificuldades com todos, como se qualquer um pudesse resolver sua situação. Se seu problema pudesse ser resolvido por qualquer um, você mesmo já o teria feito, não é mesmo?

Então, vemos que o milagre acontece, mas ainda assim depende, em parte, de nós: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e ENCONTRAR a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema. Mas, ainda há outras coisas a serem aprendidas.

Deus vê diferente dos homens

A forma como as pessoas nos vêem e a forma como Deus nos vê é diferente, sabia?

jesus-have-mercy

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 1 Samuel 16:7

O que as pessoas viam naquele paralítico velho e cansado? Uma fonte de problemas, e problemas sem solução. Alguém sem futuro, sem esperança e sem capacidade de produzir algo relevante para a sociedade. Um fardo, não só para ele mesmo como para os demais a sua volta. Para muitos, sua ausência nem seria sentida, apesar das várias vezes que o viram ser colocado junto ao tanque, à espera do milagre. Era isso que as pessoas viam.

Mas, e o que Deus via naquele homem sem nome, sem história, sem currículo e sem futuro era diferente.

Deus via nele alguém capaz de carregar seus fardos do passado, e viver um futuro diferente. Sabe, Deus pode fazer com que aquilo que, hoje, nos é motivo de vergonha, desprezo e ridicularização se torne nosso troféu, o símbolo de nossa vitória. Talvez você nem saiba, mas o Senhor vai mudar seu cativeiro, e aquilo que hoje você carrega com vergonha vai se tornar, em breve, algo que você carregará com orgulho. Deus vai agir na sua vida, caro(a) leitor(a), creia, e você vai voltar aqui e relatar o milagre que Deus fez em sua vida.

Sim, você deixará de ser motivo de pilhéria, de piada e de brincadeiras de mau gosto, e as pessoas, que antes lhe viam com desprezo, vão ser obrigados a reconhecer que Deus mudou sua história, fez um verdadeiro milagre, e eles passarão, de “tiradores de sarro” a admiradores e pedintes de conselhos seus.

Sim, seu milagre vai chegar, sua bênção vai chegar. Acredite, não sei seu nome, não conheço sua história, mas conheço o meu Deus, e creio firmemente que Ele muda situações e transforma vidas, restaurando lares, famílias inteiras.

Essa promessa é sua, acredite e fique no lugar, espere o tempo certo, e Alguém vai procurá-lo com a ordem: “levanta-te e anda“!.

vida feliz
na Cruz encontramos a verdadeira liberdade

Que Deus o abençoe, ao ler, aqui no Desafiando Limites, nossos artigos. Se gostou, peço, por favor, que clique em Gostei, nas Estrelas, em Curti, +1, etc.!

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!


80 opiniões sobre “Lições à beira do tanque de Betesda”

  1. amados tomem muito cuidado com um pregador conhecido como o homem do apocalipse evangelista wagner lima de são paulo, ele fez sujeira grande no estado do paraná, e tem feito por onde anda, eles da emcima das mulheres de pastores e jovens da igrej, é lobo cuidado, paz do senhorr queridoss!!

  2. amados tomem muito cuidado com um pregador conhecido como o homem do apocalipse evangelista wagner lima de são paulo, ele fez sujeira grande no estado do paraná, e tem feito por onde anda, eles da emcima das mulheres de pastores e jovens da igrej, é lobo cuidado, paz do senhorr queridoss!!

  3. QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOAR NAO DEIXE DE PREGAR A PALAVRA DO SENHOR QUE ELE POSSA TE DAR CADA VEZ MAIS A SABEDORIA DELE PQ SO ELE PODE DAR -.NOS.

  4. Fico muito feliz quando leio matérias como esta, que revigorante, aumenta a autoestima de quem está deprimido, com problemas de saúde ou financeiro, pois sabemos que Deus na sua infinita misericórdia nos proporciona respostas às nossas súplicas.

  5. Deus continue a Abençoa-lo irmão wallace, e inspira- lo cada dia mais para que continue sendo essa benção pra todos aqueles que passarem por esse blog!!!

  6. otimo comentario se todos parasem pra meditar numa liçao tao rica como esta dificilmente parariam no meio do caminho, é muito forte a liçao do paralitico, que DEUS continui lhes abençoando,

  7. Deus continue te abençoando irmão!
    Mensagem vinda do trona da graça, edificou a minha vida.
    A paz do Senhor!
    THAIS DOS SANTOS SILVA, SP.

  8. testo bom fala de um. coxo. que sofreu. mais mão desisti. assim, somos. noz devemos. prossgui senpre mesmo ma hora dificil. porque. tudo e no tempo. de DEUS em. mosso.vida seu milagre. vai chegar. espere com paciemcia. tudo e mo tempo. de DEUS pode demora mas vc vai. receber sua benção. [ EV DANIEL. TORRES DIAS

  9. A paz do Senhor Jesus!
    Louvo a Deus por sua vida, pelo trabalho e carinho no qual escrevera de uma forma tão linda e interessante sobre um assunto desse nivel de qualidade…Òtimo!!!
    Sou pregador e seu ponto de vista é realmente fantastico.
    De toda a honrra e gloria para Jesus… mas fique com a felicidade toda para você.
    rsrsrs…..continue assim.

    1. boa tarde, amado.

      não precisa excluir o artigo, de modo algum. na verdade, ele tem mais coisas do que estava lá, então pode copiar ele completo e postar.

      gostaria, apenas, que colocasse o link fazendo referência à fonte, nada mais.

      mas, mesmo que não queira linkar, pode deixar lá, vai abençoar alguém… eu fico no prejuízo, mas não quero que ninguém perca a bênção por causa da minha vaidade.

      abs,

      Deus abençoe.

      Wallace.

    1. apz, amado.

      veja bem: se ele pregou esta mensagem em um domingo, ok. mas, vc há de convir que usar as MESMAS palavras que usei, ae já é um pouco demais, né não?

      puxa, o que que custa dar o crédito? é tão simples e bonito.

      mas, fico feliz que pessoas foram abençoadas pela mensagem, só que ficaria mais bonito se tivesse dado o crédito.

      e, sobre de onde ele pegou, realmente tem vários outros blogs com esta msg qdo pesquisei, mas a maioria me dava o crédito da autoria.

      abs, e Deus abençoe.

  10. From: falcaoaguia1@hotmail.com
    To: falcaoaguia1@hotmail.com
    Subject: A verdade sobre o tanque de betesda……….
    Date: Wed, 4 Jul 2012 03:13:42 +0300

    paz meus amados e queridos irmaos em cristo jesus… Venho atraves desta meditar com voces,qual é a diferença do tanque de betesda e a romaria de aparecida do norte? Em primeiro lugar,podemos observar que em ambos os lugares as pessoas vai em busca da cura ou um milagre em epocas diferentes…vou incruir algumas igrejas evanjelicas que não tem compromisso com a verdade… no evangelho de joao 5:1,15 NOS fala que jesus estava indo a caminho de uma festa,quando chegou na entrada da portas das ovelhas(ou senja na entrada da porta do templo de jeruzalem)…percebeu Jesus que do lado de fora da porta das ovelhas existia um tanque ou uma piscina que em forma de um estadio de futebol ou em forma de templo com 5 divisorias.Nos conta a estoria que havia aLi um HOMEM paralitico que a 38 anos se achava enfermo,e que um anjo descia de tempo em tempo e agitava as aguas…para mim falcao aguia aquele anjo não era real,pois o nosso DEUS não faz ascepção de pessoas, ele quer que vivemos em paz uns com os outros…imagine o nosso Deus mandando um anjo descer do ceu, e agirtar as aguas em meio a uma multidão pessoas,e uma pessoa so sair curada… Vai enganar outro satanas claro que aquele anjo era anuciado de farma manipulativa,para atrair multidoes de pessoas do mesmo jeito que acontece nos dias de hoje…pois onde á multidoes de pessoas,abastecem o comercio, fica mais facil vender imagem e esculturas,lembrancinhas,artesanatos e outras bungigangas…VENDO JESUS o sofrimento daquele povo que estavam ali enganados pelos lobos vestidos de ovelhas,aproximou do paralitico mais conhecido pois o mesmo havia 38 anos ali.A cura deste paralitico seria divilgada entre os doentes,PQ Foi uma das unica vez que Jesus perguntou quer ser curado,o paralitico estava tão focado em esperar o anjo agitar as aguas,que nem percebeu que o verdadeiro anjo estava ali diante dele,e poderia cura-lo e todos aqueles que acreditassem nas palavras dele…JESUS foi a festa e não entrou pois a verdadeira festa estava do lado de fora,ao curar aquele paralitico, toda aquela farsa em forma de tradiçao,foi colocada em cheque em forma de duvidas,ou acreditar na verdade de 38 anos paralitico ou em um que eles nem conheciam direito…Q JESUS CRISTO DE NAZARE ilumine o coraçao de cada um que ler esta mensagem a buscar a verdade ,e não mais ser manipulados por um sistema que nos escravisa, e colocam fardo pesados demais em nossas costas.E disse Jesus vinde a mim todo aquele q estar cansados das mentiras e oprimidos pelos sistema… Que eu vos aliviarei…

  11. Desculpe-me cliquei na estrela errada, muito bom este tema, estes dias tive uma ministração sobre este texto de uma forma diferente, valeu. Deus te abençoe

  12. Glória a Deus por sua vida, vou ministrar sobre esse tema e como eu chorei ao ler, foi muito lindo, e vai me ajudar muito, e que no nome de Jesus as pessoas recebam como eu recebi. Amém

  13. Pingback: Dores e prazeres de ser um blogueiro cristão
  14. Gosrei muito da mensagem que Deus em Cristo continue te usando poderosamente, pois vc fez a melhor coisa enquanto muitos estão discutindo problemas interno das igrejas vc estar preocupado com a palavra de Deus e com as almas continue assim. Um abraço e fica na paz do Senhor.

  15. Pingback: Prosperidade no deserto é possível sim | cristotube.net
  16. deus muito obrigado por esta palavra que o senhor possa abençoar essa pessoa a gual postou este texto maravilhoso. eu creio na minha vitoria, creio também que postarei quando ela chegar, a paz do Senhor
    me chamo shirlei

  17. A paz do Senhor meu irmão.
    Parabéns pela mensagem. Que Deus continue te abençoando a cada dia.
    Creio que da mesma forma que esta mensagem falou ao meu coração, ela também irá falar aos corações de todos que lerem.
    Deus te abençoe poderosamente.

  18. profunda essa mensagem de DEUS para os coraçoes dos remanescentes que espera no tenpo de DEUS eu tomo posse dessa palavra no nome de jesus muitas pessoas precisam de uma palavra profetica da parte do eterno euchadai

  19. a paz do senhor, primeiramente louvo ao senhor por ver pessoas assim como você, pois muitas vezes tenho visto e escutado essa palavra de pastores renomeados, conhecidos, sempre pregando que esse paralitico só vivia esperando no homem, e por isso nâo recebia o seu milagre ou ficou 38 anos esperando nos outros porque era acomodado, mas Deus me revelara justamente assim como foi pregado, lugar certo, esperar o tempo de Deus, esperar a pessoa certa, o glória, e ninguem falara da perseverança , das lutas , dificuldades, mas Jesus conheçe mesmo o coraçâo, e viu que aquele paralitico mesmo nas suas condiçôes nâo deixava de ir ao lugar de ser abençoado, persistiu e obteve o milagre e nos mostra que muitos pregadores tem olhado com os olhos carnais,julgando, mas como ver o homem de Deus realmente sem julgar, é só ir em atos 3 quando pedro e joão estavam subindo ao templo eles nâo ficaram olhando a situaçâo do paralitico da porta formosa e nem julgaram , ao inves disso disse pedro nâo tenho ouro nem prata mas o que tenho isso te dou ,levanta e anda, em nome de Jesus, o homem usado por Deus vê diferente, vê assim como foi relatado no post acima ,assim sem julgar e sentindo compaixão pelo proximo, que Deus continua abençoando e usando para ajudar as pessoas ,pois foi por isso que Jesus veio a esse mundo para nos salvar e ajudar os enfermos e não os são , fique na paz do senhor Jesus amém.

  20. olá , a paz do senhor, eu admirei muito o que li e dar pra ver que verdadeiramente vc é servo de Deus, estas palavras vem direto do trono de Deus, para pewssoas que precisam realmente de ouvir ou ler esta palavra de força e animo , que deus continue lhe abençoando e usando desta forma e de outras tambem DEUS ABENCOE GRANDEMENTE

  21. meu Deus muito obrigado por ter usado essa pessoa que eu naum conheço mas ja agradeço pelo mesmo. Amado(a) que o senhor continue te usando nessa terra, tremenda mensagem ao meu coraçao essa data ficara marcada 06/10/2010. estou a espera de meu milagre e naum vou desistir e ja aprendi LUGAR CERTO,TEMPO CERTO E PESSOA CERTA.AMEM

    1. Passei muito tempo com o cartão dentro de minha Bíblia que recebi do amado irmão Wallace Sousa, a principio confesso que por ignorância, mas apos abrir este blog., posso dizer que fui alimentada poderosamente com Lições a beira do tanque! Deus continue te abençoando amado. Fica na Paz!

      1. obg, amada.

        a viagem a JPA e o tempo em que passamos em sua companhia e de seus filhos foi muito agradável, e dá vontade de voltarmos.

        vamos continuar orando para que o Senhor abra as portas e abençoe sua vida e de seus filhos, em nome do Senhor Jesus.

        gde abço,

        Wallace e Eva.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião é importante para nós, por isso queremos dizer: Muito Obrigado!