bethesda-site

Betesda significa, para alguns estudiosos, “Casa de misericórdia”

Lições à beira do tanque de Betesda

Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.

De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? “

Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.

Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado. João 5.1-9

Ei, que tal me ajudar a fazer deste blog um local cheio de conteúdo ainda mais relevante para sua vida? Sabia que você pode me ajudar a fazer o blog Desafiando Limites melhor? Como?

É simples, basta tirar uns 3 minutinhos do seu tempo e responder uma pesquisa de algumas perguntinhas diretas e objetivas (é só clicar na opção).

E o que você ganha com isso? Um blog melhor, com conteúdo melhor e a satisfação de saber que você contribuiu para isso! Não é ótimo? Mas, espere, ainda tem mais? Sim, tem mais. Você pode ser sorteado e ganhar um exemplar do meu livro Vou desistir… Não aguento mais! com dedicatória e tudo!

Não é demais? Tire uns minutinhos do seu tempo e responda essa pesquisa que nos ajudará muito, muito mesmo. E muito obrigado, caro leitor: sem você este blog não seria nada!

Clique no link abaixo para ser direcionado para a pesquisa:

Pesquisa sobre o perfil do leitor do blog Desafiando Limites.

 

Essa é uma das passagens mais conhecidas e belas do livro de João. Mas, o que nós podemos aprender com um fato quase 2.000 anos distante de nós? Muita coisa, mas como não é possível esgotar o tema, vamos tecer breves comentários sobre coisas do dia-a-dia, e veremos se estamos ora na posição do paralítico, ora na de Jesus.

Vou desistir...Não aguento mais – Livros no Google Play

Aquira o livro digital do blog por apenas 4,99! Clique na figura e contribua com nosso trabalho. Obrigado! :)

1. Lugar certo

A primeira coisa a ser dita é que temos de ter a consciência de que, para certas coisas acontecerem em nossa vida, precisamos estar no lugar certo. Quantos lugares havia em Jerusalém, naquela época para um paralítico estar? Vários: sua casa, seu quarto, numa rua pedindo esmolas, coisa comum naqueles dias… Mas, ele estava junto ao tanque de Betesda, à espera de um milagre.

E você, quantas vezes quer ver o milagre acontecer em sua vida, mas fica acomodado, e não vai aonde você sabe que já aconteceram milagres? É momento de sair do comodismo, mesmo diante das dificuldades, e ir ao encontro de seu milagre, pelo menos ir para onde você sabe que tem milagre acontecendo.

Está gostando do artigo? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:

Receba conteúdo relevante GRATUITAMENTE!

Cadastre seu melhor email e receba artigos que vão abençoar seu dia. Não se preocupe: nós também odiamos spam! ;¬)

2. Tempo Certo

A segunda coisa que eu e você temos de entender é que não basta estar no lugar certo, mas esperar pelo tempo certo. Há quanto tempo aquele homem esperava pelo seu milagre? Há exatos 38 anos!

Hoje, ainda não conto 38 anos de vida, e quantas vezes fiquei angustiado porque algo demorou para acontecer apenas algumas semanas! Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca de seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. Está na hora de voltar, de acreditar de novo e esperar pelo tempo de Deus agir em sua vida.

time-victory

3. Pessoa Certa

A terceira coisa que, às vezes, deixamos passar despercebida nesse relato é que, embora estando no lugar certo, e esperando o momento certo, não é qualquer pessoa que vai nos ajudar. Nós temos que entender que temos que falar com a pessoa certa para as coisas acontecerem.

Você já passou pela experiência de estar no lugar certo, na fila de espera, e passar alguém conhecido e você pensar: “agora meu problema vai ser resolvido”, mas foi só mais uma decepção… Às vezes, é dos desconhecidos, de quem nada esperamos que vêm as mais gratas surpresas, enquanto dos conhecidos as maiores decepções.

Você já sabe disso, mas vou relembrar-lhe: não conte seu problema para qualquer um. Ainda que alguém tenha interesse em ajudar-lhe, poucos PODEM, de fato, dar-lhe a ajuda de que você necessita. Evite decepções comentando seus problemas e dificuldades com todos, como se qualquer um pudesse resolver sua situação. Se seu problema pudesse ser resolvido por qualquer um, você mesmo já o teria feito, não é mesmo?

Então, vemos que o milagre acontece, mas ainda assim depende, em parte, de nós: precisamos ESTAR no lugar certo, ESPERAR pelo momento certo e ENCONTRAR a Pessoa certa, capaz de resolver nosso problema. Mas, ainda há outras coisas a serem aprendidas.

Deus vê diferente dos homens

A forma como as pessoas nos vêem e a forma como Deus nos vê é diferente, sabia?

jesus-have-mercy

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 1 Samuel 16:7

O que as pessoas viam naquele paralítico velho e cansado? Uma fonte de problemas, e problemas sem solução. Alguém sem futuro, sem esperança e sem capacidade de produzir algo relevante para a sociedade. Um fardo, não só para ele mesmo como para os demais a sua volta. Para muitos, sua ausência nem seria sentida, apesar das várias vezes que o viram ser colocado junto ao tanque, à espera do milagre. Era isso que as pessoas viam.

Mas, e o que Deus via naquele homem sem nome, sem história, sem currículo e sem futuro era diferente.

Deus via nele alguém capaz de carregar seus fardos do passado, e viver um futuro diferente. Sabe, Deus pode fazer com que aquilo que, hoje, nos é motivo de vergonha, desprezo e ridicularização se torne nosso troféu, o símbolo de nossa vitória.

Talvez você nem saiba, mas o Senhor vai mudar seu cativeiro, e aquilo que hoje você carrega com vergonha vai se tornar, em breve, algo que você carregará com orgulho. Deus vai agir na sua vida, caro(a) leitor(a), creia, e você vai voltar aqui e relatar o milagre que Deus fez em sua vida.

Sim, você deixará de ser motivo de pilhéria, de piada e de brincadeiras de mau gosto, e as pessoas, que antes lhe viam com desprezo, vão ser obrigados a reconhecer que Deus mudou sua história, fez um verdadeiro milagre, e eles passarão, de “tiradores de sarro” a admiradores e pedintes de conselhos seus.

Sim, seu milagre vai chegar, sua bênção vai chegar. Acredite, não sei seu nome, não conheço sua história, mas conheço o meu Deus, e creio firmemente que Ele muda situações e transforma vidas, restaurando lares, famílias inteiras.

Essa promessa é sua, acredite e fique no lugar, espere o tempo certo, e Alguém vai procurá-lo com a ordem: “levanta-te e anda“!.

vida feliz

na Cruz encontramos a verdadeira liberdade

Que Deus o abençoe, ao ler, aqui no Desafiando Limites, nossos artigos. Se gostou, peço, por favor, que clique em Gostei, nas Estrelas, em Curti, +1, etc.!

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

 

Receba conteúdo relevante GRATUITAMENTE!

Cadastre seu melhor email e receba artigos que vão abençoar seu dia. Não se preocupe: nós também odiamos spam! ;¬)