Existe algum segredo para se fazer a escolha certa?

a frase já diz tudo

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, Deuteronômio 30:19

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao [escolhemos o] Senhor”. Josué 24:15

(grifos acrescidos)

Existe algum segredo para se fazer a escolha certa?

Fazer escolhas é dolorido. Temos medo de errar, temos receio de sofrer, temos medo de escolher o ruim e desprezar o bom. Escolher, em suma, é um misto de arte, dor, superação e aprendizado. Quero compartilhar, com você, meu car@ leitor@, novo ou velho, recente ou antigo, coisas para lhe fazerem pensar, enquanto eu mesmo penso nessas coisas que nos fazem pender entre, no mínimo, 2 alternativas.

Quando penso em escolhas, fico… penso, pendendo de um lado para outro, tal qual o pêndulo de um grande relógio de parede, a princípio sem saber o que escolher. Uma hora inclino-me a isto, outra hora a aquilo. Escolher dói, sempre dói. Quando a escolha não dói na entrada, doerá na saída. E digo: é melhor doer antes, porque é muito mais suportável, do que depois. A dor do depois, depois que a escolha já foi feita é, não raro, quase insuportável e irreversível.

Escolher bem, eis a decisão que temos diante de nós. Pergunto: como escolher bem? Respondo: não sei, só sei que é assim, vou escolhendo. Outras vezes, vou sendo escolhido. Vou vivendo nesta vida cheia de escolhas, cheia de opções, onde desconhecemos o futuro de nossas escolhas, e só conhecemos o presente daquilo que escolhemos. Não se preocupe, estava apenas divagando, enquanto escolhia as palavras “certas” a lhe dizer… mas, não sei se fiz uma boa escolha. Quem dirá? Talvez, você.

Mas, retornemos à realidade, à dura e crua realidade, a das escolhas que fazemos. Aliás, por que e como você chegou aqui? Por que escolheu ler este artigo em uma relação? Por que o título lhe chamou a atenção? Por quê, hein? Escolhas, estamos fazendo isso todos os dias, e o dia todo…

Eu escolho o que escrevo, você escolhe o que lê, escolhemos o que vemos, como vivemos, o que fazemos, e alguns escolhem até como querem morrer. Outros, escolhem viver. Eu, por outro lado, escolho não apenas viver, mas lutar e, quem sabe, vencer. Eu me dou o direito de escolher. Eu escolho poder escolher.

Está gostando do post? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Desculpe, divaguei novamente. Vou tentar ser mais realista e prático, a partir de agora.

O que me motivou a escrever este post foi, confesso, ver tantas pessoas fazendo escolhas erradas. Muitas dessas, conheci, conheço e admiro ou amo. Suas escolhas desastradas me chocaram ou, pelo menos, as consequências dessas escolhas mal-feitas. Talvez porque me façam lembrar minhas próprias escolhas ruins. Ver quem você ama ou admira sofrer é uma forma de sofrer na pele dos outros, ou sofrer na própria pele os problemas dos outros.

Mas, enfim, como mitigar, pelo menos ao nível do suportável, a dura tarefa de fazer escolhas? Vou utilizar alguns dados de minha própria experiência, complementado por experiências alheias, próximas ou distantes, para tentar lhe dar alguma luz nesse tenebroso túnel que é decidir entre difíceis escolhas. Talvez, se eu tivesse lido “A escolha de Sofia“, o post poderia ser mais rico, ou talvez eu apenas dissesse “vá ler o livro A escolha de Sofia“, e pronto! Mas, não, mesmo não tendo o livro, vou me arriscar a dizer-lhe algo útil, assim espero.

Embora não me considere um expert em decisões acertadas, já enfrentei muitas provas nesta vida, sendo muitas delas travadas no campo de batalha “papirístico” (passe o mouse em cima), onde minha espada era uma simples caneta ‘bic‘. Não obstante não ter havido derramamento de sangue, essas batalhas me renderam as cicatrizes mais dolorosas e profundas que uma decepção pode trazer. Hoje, não doem mais, são apenas marcas de um passado que ficou para trás, mas que me trouxe, também, muitas vitórias.

Vamos ao que interessa.

1. Escolher é um meio, não um fim em si mesmo

O processo de escolha tem algo a lhe ensinar, e você vai aprendendo conforme vai escolhendo, errando, acertando, acertando e errando. Às vezes, eu sei que você sabe, mas não custa repetir, é errando que aprendemos mais do que quando acertamos. Quando estudei durante infindáveis meses para concursos, aprendi que as questões que mais me marcavam eram as que eu marcava errado (no gabarito)! Ao me dar conta disso, não ficava mais com raiva em errar, porque sabia que não mais as erraria novamente.

Logo, aprenda e entenda: escolher não é o que o leva aonde você quer ir, mas é escolhendo que você chega lá. Às vezes, tropeçando, é verdade, mas o que importa é permanecer no caminho, em frente, refazendo as escolhas, sofrendo as consequências e corrigindo a rota. Escolher errado, como talvez diria Thomas Edison, inventor da lâmpada (entre outras centenas de coisas), é apenas uma outra forma de descobrir como não errar de novo, da mesma forma.

2. Escolher bem não nos isenta de sofrer pela escolha feita

Muitas pessoas vivem iludidas pensando que, se fizerem boas escolhas, não terão problemas mais à frente, que estarão isentas de sofrimento. Isso torna o processo mais doloroso e pesaroso, sabe por quê? Não existem, como disse, escolhas indolores. Mesmo fazendo boas escolhas, sofreremos. Isso lhe aflige? Não deveria.Calma, não pare de ler – ainda -, pois tenho bons argumentos para lhe dar.

Quando se vive a ilusão que uma boa escolha nos isenta de dores, somos levados a crer, inconscientemente, que nenhuma escolha é boa, ou que as boas escolhas são impossíveis, sendo assim, você sempre viverá com medo das escolhas, nunca escolhendo nada. Mas, sabe?, ouvi um ditado que quem muito escolhe, no final, é escolhido (no mau sentido). Não queira ser o último biscoito do pacote, pois pode ser que quem o pegue o despedace nas mãos e depois, simplesmente, o jogue fora.

3. Devemos fazer nossas próprias escolhas, mesmo escolhendo errado

Fazer escolhas não é fácil. Fazer escolhas certas é um processo doloroso, quando não traumático para alguns. Todavia, mesmo havendo esses efeitos colaterais durante o processo, fazer nossas próprias escolhas ainda é o melhor meio de se evitar grandes decepções no futuro. Como eu li numa imagem pesquisada na webseara: “você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você”. Escolha, sem medo de errar, porque, se errar, pelo menos você vai aprender a escolher melhor na próxima.

4. Podemos aprender com as escolhas dos outros

Uma coisa que pode encurtar nosso aprendizado e nos ajudar a evitar grandes problemas é observar as escolhas de quem decidiu antes de nós, seja em situações semelhantes, seja em objetos semelhantes. Meus posts mais lidos e bem avaliados são aqueles em que conto minhas experiências, como fiz, onde errei e acertei e ainda, de quebra, dou dicas para superar as adversidades.

A internet está repleta de “reviews” (revisões, avaliações) de pessoas que compraram tal coisa, leram tal livro, assistiram tal filme e escrevem para falar de sua experiência, de como foi, o que deu certo, o que deu errado e o que fazer para não cometer o mesmo erro. Embora não seja muito de escrever revisões, de vez em quando acho pertinente e interessante compartilhar minhas impressões sobre algo que pode vir a ser de interesse coletivo. Se você quer evitar erros básicos e banais que podem lhe dar grande prejuízo, observe as escolhas – e consequências – alheias.

5. Escolher é tão importante que até Deus fez escolhas

Isso sim deve ser novidade para muitos, mesmo entre os evangélicos: Deus faz escolhas! Duvida? Eu provo:

Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Isaías 44:1

Como está escrito: “Amei [escolhi] Jacó, mas rejeitei Esaú”. (grifo acrescido) Romanos 9:13

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15:16

Escolher, então, é uma coisa muito séria, já que o próprio Deus exortou Seu povo a decidir e escolher o que queria, mesmo Ele sabendo o que era melhor para nós. O que me deixa pasmo é que Deus não interfere em nossas escolhas. Isso me dá um nó na cabeça… como Deus pode me amar tanto e deixar que eu me “estrepe” (arrebente) todo por uma escolha errada que Ele sabia (Ele sabia!) que ia terminar mal? Não sei, não sei…

Mas, quando volto todo “estrupiado“, quebrado, só o bagaço da laranja (como diria minha amiga Ale), Ele me acolhe, não fica jogando na minha cara um acusador “Eu te disse! Tá vendo? Foi me desobedecer, agora toma!”. Não, Ele me acolhe nos braços, me aninha no colo, enxuga minhas lágrimas e me diz “Não temas, que Eu te ajudo”. Parece que Deus nutre por nós um amor tal que, ao mesmo tempo que respeita nossa vontade, não suporta ficar longe de nós, mesmo quando nos desviamos de Sua vontade. Mesmo distante, Ele ainda nos olha, nos observa e nos chama de volta… de volta ao Seu colo, ao nosso refúgio.

Adão escolheu errado, e Ele não deixou de amá-lo. Davi escolheu errado, e Deus não deixou de amá-lo. Salomão escolheu errado, e Deus ficou indignado!, mas não deixou de amá-lo (Deus chamava Salomão de Jedidias, que significa amado por Deus). Eu errei… tantas vezes, que tenho vergonha de admitir, de repetir os mesmos erros, as mesmas escolhas erradas, mas Ele continua me amando! Por quê? Não sei, não sei… só sei que Ele me ama.

E, por causa de todas as nossas escolhas erradas, que produziriam um destino trágico, uma eternidade longe dEle, como bem disse um dos mais aclamados e lidos escritores da atualidade, por causa de nossos erros, Ele escolheu os cravos, Ele escolheu a cruz, para não nos perder para sempre.

Nem sempre nossas escolhas, mesmo as boas e necessárias, vão nos levar à glória… podem nos levar ao Gólgota, mas, mesmo assim, façamos nossas escolhas, porque Deus, Deus já fez as dEle!

Se gostou (acho difícil…), por favor avalie e compartilhe no twitter, facebook, orkut (risos)… Obrigado!

se foi o Shakie quem disse, quem sou eu pra desdizer?

Desafiando limites… e escolhas!

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

nossa muito obrigado pelas palavras encorajadoras e confortantes…
Parabens pelo artigo, muito bom, me ajudou muito
My recent post 10 de Maio – O sofrimento que me faz desmaiar

valeu pelo apoio Tiago!

obg por comentar e que o Senhor abençoe vc.

Obrigado pelo conselho. Na verdade escolher custa muito, só que nunca podemos parar de fazermos as nossas escolhas porque o erro que garante a Victoria, o ser humano quando erra aprende mais. Os gestores nas empresas preocupam-se em descobrir os erros dos seus trabalhadores mais cedo possível, com intuito de capacita-los, para que haja maior produtividade de bens ou a prestação de serviços, e ainda mais cria um clima empresarial saudável após a formação dos trabalhadores. Em geral, se a criança não tem boas amizades no bairro, na escola, haverá maior probabilidade de crescer com o comportamento positivo. Para tal, temos que fazer boas escolhas no meio social que nos encontramos. Contudo, os erros não se evitam o importante e corrigir em caso de existência desses.

obg por ler e comentar, Carlitos. abs,

[…] Lembre-se: sua escolha terá consequências não apenas no hoje, mas também para a eternidade. Por isso, escolha bem. […]

[…] na mesa… risos) e, sabedores disso, os eleitores que tomem suas decisões. Porque, afinal, não existe uma receita infalível para se tomar decisões certas. Se alguns partidos não permitem que seus candidatos usem sua consciência, está mais do que […]

[…] Para cada escolha, uma renúncia. Já ouviu essa frase? Nossa vida de espera, está debaixo da lei que diz que tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará (Gl 6.7). Mais uma vez, é uma questão de escolha: Se esperamos do Senhor, do Senhor receberemos. Se esperamos do mundo, do mundo receberemos. […]

[…] bem o suficiente do passado, do presente e nem do futuro, não é de causar admiração que a maioria de nossas escolhas termine dando errado, certo? E se Deus conhece não só o passado, mas o presente E o futuro, não seria uma escolha […]

[…] erro SIM, e não é pouco não… Ele tomou decisões erradas? Sim, infelizmente, tomou. Mas, e quem já não tomou decisões erradas, não é verdade? Eu poderia citar várias outras coisas que ele errou, mas isso não iria […]

[…] amor faz diferença! Amar é um verbo. Amar também é uma escolha, logo amar é viver aquilo que se escolheu como verdade. Quem diz que ama, mas não demonstra esse […]

Esse post foi de grande ajuda para mim. Me fez refletir, e não ter medo de errar. Se Deus está comigo, por que temerei? Que Deus nos ilumine nas nossas escolhas!

Obg por comentar, William. Deus o abençoe em suas escolhas. Abs,

[…] Se você quiser ser feliz DE VERDADE, você vai agir de modo a conquistar isso. Você quer ser feliz? Mas, quer MESMO ser feliz? Então pare de se sabotar e comece a agir de acordo com seu novo querer. Para começar, pare de empurrar as situações com a barriga, protelando coisas que vão sobrecarregando sua vida até soterrá-lo de preocupações e ansiedade. Qual o remédio para isso? Ao invés de deixar os outros escolherem por você, comece você mesmo a fazer suas próprias escolhas. […]

Responder

É Possível Viver Sem Dívidas? Ou Melhor: É Possível Livrar-Se Das Dívidas?

[…] minha situação não era tão complicada quanto parecia, à primeira vista. Eu apenas tinha que tomar algumas decisões difíceis e fazer algumas renúncias por um certo período de tempo. Na verdade, o mais difícil era abrir […]

[…] minha situação não era tão complicada quanto parecia, à primeira vista. Eu apenas tinha que tomar algumas decisões difíceis e fazer algumas renúncias por um certo período de tempo. Na verdade, o mais difícil era abrir […]

[…] adubar aquele pé de mamão, eu pensava que estava fazendo um grande negócio. Quem sabe, talvez exista um nicho de pessoas que gostem ou gostariam de provar “mamão com […]

[…] quer mudar? Você quer vencer? Não é difícil, perceba: se você estabelecer um alvo, se escolher bem o que quer e se não se desviar de seu objetivo, as chances de sua vida mudar, e mudar para melhor, são muito […]

Responder

Prosperidade no deserto é possível sim | cristotube.net

[…] disso, ficará muito mais fácil você encarar as dificuldades (e oportunidades) de frente e fazer suas escolhas de modo consciente e consistente. Esteja ciente do que lhe aguarda após a próxima curva do rio, para não ser pego […]

[…] às vezes precisamos dar um passo atrás hoje para podermos dar dois a frente amanhã. Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você. É assim que é, e é assim que a vida funciona. E para você conseguir renunciar ao que gosta e […]

[…] disso, ficará muito mais fácil você encarar as dificuldades (e oportunidades) de frente e fazer suas escolhas de modo consciente e consistente. Esteja ciente do que lhe aguarda após a próxima curva do rio, para não ser pego […]

oii
obrigada por este texto, ele e muito bom , falou muito comigo!
parabens!!!!

obg Ana, pela visita e pelo comentário.

Abraços.

Oi! Gostaria de dizer que seu blog e você são muito abençoados!
Deus nos usa de diversas formas para ajudar ao próximo, e você está sendo usado por Ele.
Seu blog me ajuda muito, e tenho certeza que ajuda outras pessoas também! Não falo apenas dos posts que falam diretamente de Deus, mas principalmente, dos posts onde Deus está implícito, onde você escreve sobre várias angústias e experiências, tocando crentes e não crentes.
Quando a gente ajuda ao próximo, estamos fazendo o bem que Jesus nos ensinou.
Obrigada.

obg, Raquel, por comentar e deixar sua opinião.

Deus te abençoe, em Cristo.

gde abço, apz.

[…] as moças: com quem vou me casar? Essa pergunta termina por levar a outras, geralmente sobre as escolhas que temos que fazer durante nossa vida. Eu, como muitos, já fiz muitas escolhas erradas nesta minha [não tão] breve vida. Umas errei […]

[…] mas escolhem o caminho errado para isso. Geralmente, uma vida desperdiçada acontece porque escolhas erradas são tomadas, sem pensar nas consequências que essas decisões implicarão. As pessoas, muitas vezes, esperam […]

me perguntaram:

A gente tem esse defeito de perguntar (no íntimo querendo) que as pessoas escolham por nós pra que nos isentemos de culpa né?

eu respondi:

não, nós não queremos nos isentar da culpa, a gente quer achar alguém em quem jogar a culpa (se der errado)!

risos

[…] Blog Desafiando Limites / http://www.padom.com.br Postado por: padom Website do […]

Adorei! Estava precisando ler algo como este artigo. Me confortou! Obrigada.

oi Marcela, eu tb agradeço sua disposição em comentar e nos dar seu feedback.

se gostou, não se esqueça de avaliar, ok?

um gde abço e sucesso neste ano.

wally.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!