Tenha cuidado ao regar seus sonhos

dreams-come-true

Cuidado para não transformar seus sonhos em pesadelos

Tenha cuidado ao regar seus sonhos

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7

Quando morei em Cuiabá/MT, uma das cidades mais calorentas do Brasil, aprendi que a forma como regamos nosso presente vai impactar decisivamente nossa colheita no futuro. Veja como foi:

Eu gostava de tomar café “fora“, ou seja, na área interna de casa, onde havia um pequeno espaço de terra murada, e era onde nossos pequenos companheiros peludos viviam, brincavam, chafurdavam, etc., ou seja, era um território compartilhado, harmoniosamente – quase sempre -, entre eles e nós. Era lá que eu tomava meu café da manhã e da tarde, olhando para além dos muros altos e casas de vizinhos. Era lá também que cultivávamos algumas plantas: goiaba, acerola, pinha, entre outras. Até umbu plantei lá.

Então, um dia, joguei sementes de mamão num canteiro. E, delas, nasceram alguns pés de mamão. Escolhi o que me pareceu mais viável e promissor e comecei a regá-lo. Alguém havia me dito que a borra do café era um bom adubo, então, todo santo dia eu pegava a borra do café e gentilmente depositava aos pés daquela plantinha verde. Durante alguns meses fiz isso. Ela cresceu, debutou por assim dizer: desabrochou, se é que você me entende. Foi com esperança e ansiedade que vi aqueles pequenos frutos tomarem forma e crescerem, dia após dia, semana após semana, diante de meus olhos.

Então, finalmente, chegou o dia em que pude colher um mamão. Colhi-o com o maior carinho, como quem estivesse embalando um bebê, e deixei-o em um local descansando e amadurecendo. Um ou dois dias depois, quando ele já deveria estar maduro, cortei-o delicadamente e coloquei um pequeno pedaço na boca para saboreá-lo. Para minha surpresa (ou não!), aquele pequeno pedaço de mamão tinha um sabor totalmente diferente de qualquer outro que eu já havia provado: era um mamão, com certeza, eu o vi nascer, digo brotar e crescer, mas seu fruto tinha um estranho gosto de… café!

Sim, foi isso mesmo que você leu: adubei café no mamão e colhi mamão de café! Não ria, ou melhor, pode rir, pois não foi com você.

Mas, diante disso, aprendi que temos que ter muito cuidado ao regar e adubar nossos sonhos e projetos. E é isso que quero compartilhar com você, caro leitor, para evitar que você, um dia, quem sabe, não precise comer mamão “cafeinado“. (risos)

1. Nem tudo o que nos recomendam é útil e verdadeiro

Quando me disseram que borra de café era um bom adubo, a pessoa que disse provavelmente ouviu isso de outra, que ouviu de outra, de outra… até chegar a alguém que, de fato, fez uso e aprovou a técnica. Mas, só porque algo serviu, um dia, a alguém, não quer dizer que a mesma coisa vai servir para nós, em circunstâncias e condições diferentes.

Cada um tem sua vida, vive da sua maneira, e escolhe caminhos a trilhar que vão fazer parte de sua história. As experiências do outros podem nos ser muito úteis, sim, concordo, mas se corretamente interpretadas, adaptadas e contextualizadas. E, geralmente, permita-me lembrar-lhe, são as experiências desagradáveis e escolhas erradas dos outros que mais nos ensinam, muito mais do que os seus supostos acertos.

Ao ouvir um conselho de alguém, procure dar mais atenção àqueles que dizem “não faça isso, porque fulano fez e se deu mal” do que os “faça assim, porque beltrano fez e se deu bem“. Você deve entender que as pessoas são diferentes, e as experiências seguem a mesma tendência: só porque eu passei em um concurso público e gosto de jiló não quer dizer que você vai comer jiló até passar em um [concurso], não é mesmo?

2. Não devemos alimentar nossos projetos com aquilo que rejeitamos

Ao adubar aquele pé de mamão, eu pensava que estava fazendo um grande negócio. Quem sabe, talvez exista um nicho de pessoas que gostem ou gostariam de provar “mamão com café”, mas duvido que eu ganharia dinheiro com isso. Devemos ter em mente que, para alimentarmos bem nossos sonhos, precisamos adubá-los com qualidade e quantidade corretas para que eles cresçam de forma saudável e produtiva.

Lembro-me de uma história parecida, onde um pé de abóbora nasceu num monte de lixo. Cresceu que foi uma beleza, estendendo-se por vários metros quadrados, com folhas enormes e bonitas, mas que… não produziu fruto algum. Se você quer que seus sonhos e projetos se tornem realidade, e não pesadelos e decepções, vigie bem que tipo de fertilizante está utilizando para adubá-los.

3. Não basta regar um dia, temos que regar mesmo depois de colhermos os frutos

Disso posso falar bem. Após estudar de forma quase ininterrupta por 2 (dois) anos, até chegar onde queria, onde estou agora, a vontade que tinha era sair, viajar, descansar, passear. Puxa vida, finalmente havia chegado minha hora! Eu poderia tirar um tempo para mim mesmo (família, lazer, etc.) e colocar os livros de lado, poderia voltar à vida, enfim!

E foi isso que procurei fazer, desde então. Todavia, descobri que é preciso ocupar aquele lugar preenchido pelos livros, apostilas e provas com alguma outra coisa produtiva, senão você acaba surtando. Depois de um tempo, desafiando seus limites, e rompendo as barreiras, o gosto pela aventura e pela superação não pode simplesmente ser sufocado. É preciso achar algo de bom para fazer, ou continuar fazendo aquilo de bom que você fazia antes de dar um tempo e investir em seus sonhos.

Confesso: perdi algumas oportunidades, desperdicei algumas chances por estar ainda vivendo a ilusão do “agora é a hora de colher, de usufruir“. Se somos seres vivos, parar de crescer significa iniciar o processo de morrer. E você vai morrer justo agora que conseguiu aquilo por que tanto lutou? Acorda, rapaz! Acorda pra vida, sacode essa poeira e saia desse marasmo, a vida é muito mais do que isso e tem muita coisa boa a ser vivida. Experimente!

4. Nunca se esqueça que existe um tempo entre começar a regar e começar a colher

Sim, isso está implícito em tudo o que fazemos, mas muita gente se esquece e acaba se decepcionando, parando no meio do caminho. Minha primeira experiência em concursos, na segunda fase de minha curta existência, até então, foi traumática, justamente porque eu estava negligenciando essa verdade.

Após 10 anos sem regar meus estudos, resolvi, de uma hora para outra, parar com tudo e investir, mais uma vez, no sonho de ser aprovado em um concurso público. Comecei a regar esse sonho em janeiro de 2005, e já queria colher os frutos em março de 2005. Resultado? Não estavam maduros o suficiente. Foi uma frustração, uma decepção que me perseguiu durante todo o restante daquele ano. Falei um pouco disso no post sobre refletir antes de desistir.

Mas, em dezembro, caí na real. Em janeiro de 2006, voltei a regar, de novo, meu sonho. Dessa vez, a colheita vingou: em março de 2006 colhi meu primeiro e pequeno fruto. A animação foi tão grande ao descobrir que meus esforços não eram em vão que comecei a fazer jorrar água à vontade em minha pequena plantação. E olha, não é pra me gabar não, mas “choveu na minha horta“, viu! Colecionei mais 5 frutos desse esforço, sendo que hoje ainda saboreio o maior e melhor deles.

Conclusão

Não se deixe abater, seja porque você não soube regar seus sonhos, seja porque regou-os com água poluída ou, quem sabe, porque desistiu de regá-los porque a colheita estava demorando. É assim mesmo, demora. Mas, continue regando, mas regue bem, regue com boa água, regue sempre porque, um dia, você vai colher.

Hoje, eu já não me esforço mais para vencer meus limites confrontando bancas examinadoras, isso já não me seduz mais, mesmo porque já provei para mim mesmo e para quem quisesse saber que venci. Hoje, elegi como desafio coisas maiores: ser um esposo melhor, ser um profissional melhor e ser um blogueiro-escritor melhor. Desses, confesso, só estou conseguindo, até agora melhorar como escritor. Não chega a ser muita coisa, também, porque eu não escrevia nem lista de compras pro supermercado, então toda evolução é visível… risos

Mas, tenho me esforçado para trazer textos relevantes, textos inspiradores e significativos para vocês. Nem sempre tenho conseguido, reconheço, mas, mesmo assim, continuo regando esse sonho de um dia, quem sabe, ajudá-lo a seguir em frente até chegar o dia da sua colheita. As coisas estão difíceis para você? E que tal fazer desse limão uma limonada?

Aqui, no Desafiando Limites, a gente não faz chover, mas prepara o tempo… risos

Gostou? Por favor, não deixe de avaliar, clicando em Gostei! Ou nas Estrelas, Curti, +1, etc.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

Soli Deo gloria.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] não tenho como ficar convencido porque os meus melhores posts motivacionais, seja quando dei dicas para regar os sonhos com cuidado, quando externei minha angústia e resolvi desistir, quando descobri que as derrotas são ótimas […]

[…] pra concursos é comigo mesmo. Pra falar a verdade, era, risos. Agora, sinceramente, ainda não tinha estudado algo tão difícil quanto música! Nem […]

[…] 7. Planejar o uso de seu tempo de forma orientada: Agora que você já sabe o que tem que fazer em primeio lugar e o que não pode deixar de ser feito de jeito maneira (de jeito nenhum, em nordestinês), identifique quais tarefas estão focadas em seus pricipais objetivos, ou seja, que vão lhe aproximar da realização de seus sonhos e metas. […]

[…] em situações semelhantes, seja em objetos semelhantes. Meus posts mais lidos e bem avaliados são aqueles em que conto minhas experiências, como fiz, onde errei e acertei e ainda, de quebra, dou dicas para superar as […]

[…] inventaram mentiras e calúnias. Uma língua má pode até mesmo frustrar sonhos, por isso devemos ter cuidado com quem compartilhamos nossos projetos. Mas, caso seu sonho tenha sido frustrado, não desista: dê a volta por cima e mostre a seus […]

Boa noite,

Estou aqui pela primeira vez, achei muito interessante o seu relato. Diz o ditado popular “agente colhe aquilo que plantou”. Porem, mediante as suas palavras, dá para acrescentar que “agente colhe aquilo que plantou e adubou”.
Transpondo para as nossas vidas podemos dar como exemplo:
– Sonhei com esse emprego ou profissão, plantei em minha vida, o adubei com ……….e colhi………
– Sonhei em casar, plantei em meu jardim, o adubei com ……… e colhi ……..
– Sonhei em ser mãe/pai ……. plantei em meu jardim, o adubei com …….. e colhi
– etc, etc, etc.
Conclusão: o que Deus faz é perfeito, tudo tem a sua natureza. Querer mudar, acrescentar algo pode ter um gosto ruim, ou o que é pior, pode dar má digestão, pode levar a um óbito. Não é só agrotóxico utilizado de forma errada que mata ou faz tirar o sabor dos alimentos. Deus nos ensinou tudo de forma que venhamos saborear do “Livro da Vida”. Deixou sua fórmula “Bíblia Sagrada”. Mediante isso, que venhamos ser bons alunos, sabendo entender o que o nosso “Mestre” nos ensina. Sendo assim, que tenhamos um bom apetite, esperando também no Senhor o tempo certo para colhermos os nossos frutos.

obg, Célia!

Deus abençoe seus projetos. vc realmente entendeu o post e o aplicou.

abs,

[…] seja completa. No caso de Ana, ela se viu diante de perspectivas muito desanimadoras, chegando a pensar que seu sonho jamais se tornaria realidade. Já aconteceu isso com você, de achar que seu sonho não se realizaria? Mas Ana, ao confiar em […]

Responder

Reflexões Bíblicas Sobre a Terceira Idade

[…] Não perder o ânimo de querer realizar seu projeto. Uma das coisas que devem ser ditas sobre a atitude de Calebe é que o vigor e a jovialidade são muito mais um estado mental ou de espírito do que, propriamente, uma condição física. Você deve conhecer muitos jovens desanimados, que se acham sem forças para realizar qualquer tarefa. Ao mesmo tempo, conhece também muita gente de idade que é ativa e dinâmica.  É isso: mantenha sua mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado porque, no fim das contas, é ela (sua mente) quem comanda. Siga o exemplo de Calebe e conquiste sua terra prometida. Que tal dar uma rejuvenescida em sua mente e resgatar os sonhos perdidos? […]

[…] medida de seu sucesso será na mesma proporção de seu compromisso em transformar seu sonho em realidade. Sonhar é bom – e faz bem, mas ao sonhar, permaneça com os pés no chão e não fique de […]

[…] ser humano, atletas em especial, é movido a desafios, sonhos e conquistas. Pode-se dizer que uma pessoa que não tem sonhos ou projetos de vida não está vivendo, mas […]

[…] medo do amanhã. Às vezes, são enfermidades, é o desemprego, foi uma desilusão amorosa ou um sonho frustrado. Às vezes, é o projeto tão bem planejado e executado que, do nada, dá errado e você não sabe […]

[…] Existe um assunto que sempre me deixou intrigada: O sucesso profissional X insatisfação humana. Talvez seja, por eu estar cursando Direito, um curso onde diariamente me deparo com homens e mulheres que se realizaram profissionalmente, alcançam altos cargos profissionais e outros que estão se dedicando muito para alcançar esse sonho. […]

Responder

É Possível Viver Sem Dívidas? Ou Melhor: É Possível Livrar-Se Das Dívidas?

[…] cheguei a conclusão que poderia ir mais longe, se estudasse com afinco. E foi o que fiz: trabalhei duro até conseguir ser aprovado no órgão onde estou atualmente. Com a aprovação veio um contracheque generoso, mas isso me […]

Responder

É possível viver sem dívidas? Ou melhor: é possível livrar-se das dívidas? – Gospel MT News

[…] cheguei a conclusão que poderia ir mais longe, se estudasse com afinco. E foi o que fiz: trabalhei duro até conseguir ser aprovado no órgão onde estou atualmente. Com a aprovação veio um contracheque generoso, mas isso me […]

[…] cheguei a conclusão que poderia ir mais longe, se estudasse com afinco. E foi o que fiz: trabalhei duro até conseguir ser aprovado no órgão onde estou atualmente. Com a aprovação veio um contracheque generoso, mas isso me […]

Responder

Reflexões Bíblicas Sobre a Terceira Idade

[…] Não perder o ânimo de querer realizar seu projeto. Uma das coisas que devem ser ditas sobre a atitude de Calebe é que o vigor e a jovialidade são muito mais um estado mental ou de espírito do que, propriamente, uma condição física. Você deve conhecer muitos jovens desanimados, que se acham sem forças para realizar qualquer tarefa. Ao mesmo tempo, conhece também muita gente de idade que é ativa e dinâmica.  É isso: mantenha sua mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado porque, no fim das contas, é ela (sua mente) quem comanda. Siga o exemplo de Calebe e conquiste sua terra prometida. Que tal dar uma rejuvenescida em sua mente e resgatar os sonhos perdidos? […]

[…] tal dar uma rejuvenescida em sua mente e resgatar os sonhos perdidos? não deixe seu sonho […]

[…] passei, mas parar na beira do caminho eu não vou“! Sim, sim (pergunta você) mas, e aí? Aí que eu passei né! […]

Responder

Dores e prazeres de ser um blogueiro cristão

[…] Tenha cuidado ao regar seus sonhos […]

Responder

Aprendendo com a mudança

[…] mudar se eu mudasse também. Resultado: voltei a estudar com afinco, perseverança e método e as aprovações começaram a chover na minha horta! No fim das contas, eu fui aprovado, desde 2005, em 7 bons concursos, sendo que em seis deles […]

Responder

Prosperidade no deserto é possível sim | cristotube.net

[…] estava apto para passar no Concurso da Receita Federal, pois havia raspado a trave no ano anterior. Meus sonhos foram por água abaixo e a conquista de um cargo público na elite do funcionalismo demorou quase 15 anos para se tornar […]

[…] eram uma constante e que pareciam verdadeiras barreiras intransponíveis, que ameaçavam a realização de meus sonhos e projetos, eu descobri que era necessário parar e refletir um pouco sobre o que poderia e deveria ser feito […]

[…] mudar se eu mudasse também. Resultado: voltei a estudar com afinco, perseverança e método e as aprovações começaram a chover na minha horta! No fim das contas, eu fui aprovado, desde 2005, em 7 bons concursos, sendo que em seis deles […]

[…] estava apto para passar no Concurso da Receita Federal, pois havia raspado a trave no ano anterior. Meus sonhos foram por água abaixo e a conquista de um cargo público na elite do funcionalismo demorou quase 15 anos para se tornar […]

[…] fato que me marcou foi um sonho que tive (eu sou muito sonhador…), em que me encontrava num local muito amplo e que estava afixada a relação de aprovados […]

[…] em minhas fraquezas e superar minhas dificuldades, tais como a falta de planejamento e motivação. Se eu consegui? Bem, acho que sim… […]

Me fez lembrar um pé de manga que minha mãe tinha no quintal. A manga era azedíssima. Minha mãe teve a ideia de regar a mangueira com açucar. Dia sim dia não ela colocava um pouquinho de açucar na terra ao redor da árvore. Agora, todos os anos ela tem manga docinha pra saborear.

Vale pra nossa vida também. As vezes só precisamos de um pouquinho de "açucar"…

http://ahoraeja.blogspot

oi Edja, apz.

de fato, sua experiência é uma \”doçura\”!

obg por comentar,

Deus abençoe.

abs.

Responder

Quando tudo der errado...Persista! | Autoridade Crista

[…] investir em sua vocação nem sempre são suficientes para que o sucesso torne-se real: às vezes, é preciso insistir em sua vocação. Sabe, as dificuldades também são um filtro para nos mostrar se estamos mesmo convictos daquilo […]

[…] eu morei em Cuiabá, uma cidade muito (muito) quente, que eu relatei um pouco da experiência de se plantar e regar, aconteceu algo interessante que somente ontem, em uma reunião de oração, me lembrei: como Deus […]

Gostei muito,parabens pelo estudo que nos trouxe.que o Senhor continue te dando sabedoria e muito entendimento para trazer-nos palavras t'ao edificantes.

oi Denise, grato pela visita e comentário.

Deus te abençoe e continue a nos visitar.

gde abço, apz.

Tenha cuidado ao regar seus sonhos…

Talvez você já tenha tido sonhos que não se realizaram, que não foram em frente. Você não está sozinho e isso não é exclusividade sua. Mas, mesmo que seus sonhos tenham sido frustrados, ainda há esperança de que eles se realizem e você possa comemorar….

Quando li este post, ele falou muito em mim pois, trata-se de um assunto que, digamos, me MOVE. (Sonhos) E ao ler aqui que: "Existe um tempo entre começar a regar e começar a colher…" entendi o porque das coisas ao meu redor. Então, agradeço a Deus por dar ao autor um texto profudamente inpirador. E que com certeza, daqui em diante, eu não vou esquecer: "Regue sempre porque, um dia, você vai colher."

oi Kell, apz.

obg pelo feedback, amada, e que Deus possa abençoá-la a cada dia mais, inclusive por meio do Blog Desafiando Limites.

abs.

Belíssimo texto!

Vou compartilhar com os amigos já!

P.S.: está aparecendo msgs do site abaixo do rodapé, pelo menos neste acesso que fiz aconteceu… só para cosntar ;)

opa, Luciano, obg pela força.

sobre a msg, obg pela dica, vou tentar ver o q é isso… risos

abs.

Belíssimo texto!

Vou compartilhar com os amigos já!

P.S.: está aparecendo msgs do site abaixo do rodapé, pelo menos neste acesso que fiz aconteceu… só para cosntar ;)

Responder

Tenha cuidado ao regar seus sonhos : Link de Qualidade

[…] Por Blog Desafiando LimitesVer matéria completa […]

[…] Assim, é preciso que, antes de tudo, você descubra aquilo que você gosta e se sente apto a fazer com qualidade e satisfação, sabendo que todo aquele esforço deve trazer recompensa e gratificação, e não desilusão e insatisfação. Depois que você descobrir sua vocação, aquilo que você realmente quer na vida, é momento de investir nela, de buscar trazer à realidade aquilo que existe apenas em sua mente. Mas, descobrir e investir em sua vocação nem sempre são suficientes para que o sucesso torne-se real: às vezes, é preciso insistir em sua vocação. […]

[…] de água em meio a uma caminhada sedenta. Escrever meu texto mais bem avaliado no blog (até agora) Tenha cuidado ao regar seus sonhos, me mostrou […]

A paz do Senhor bom e [não tão] velho amigo Wally!

Gostei de sua análise da “práxis” da vida cotidiana em linguagem acadêmica, hehehe!

Na verdade, acho que essa sua esperiência está mais para algum “kibutz” no deserto do Negev em Israel do que em Cuiabá.

Afinal a vocação agrícola daqui nem é frutas, mas soja, milho, algodão… E esse negócio de “ensolarada” não tem por aqui não…

Hehehe…! Até parece!

Brincadeirinha…! Nossa quente e acolhedora [nessa ordem] “Cidade Verde” é realmente ensolarada [e cheia de mamoeiros no quintal]!

Falar assim [que Cuiabá não é quente – ou “ensolarada”, como queira] é tão surreal que virou música para o Skank:

“É como não sentir calor em Cuiabá…!” Lembra? As estações de rádio de quinta categoria devem ter se encarregado de lhe fazer conhecer essa “pérola” de tempos idos…

Mas não fale mau não, porque que a gente defende nossa “terrinha” com “unhas e dentes”, viu…! KKKKKK!

Até parece que não comeu cabeça de Pacú…! [um peixe regional, para os que não conhecem].

ow Ronaldo, apz!

obg pelo excelente feedback de nossa cidade calorífica… risos

[ ]s

wally.

Obrigada pelas dicas, e muita luz no seu caminho!
AMD

Muito bom texto, Wally…parabéns, cara!

Abs, Corredor

Obrigado.

Show de bola o texto.
Grande abraço e sucesso pra vc.

Wally,

Sensacional seu texto!
Parabéns!

Parabéns pelo excelente texto.

Que Deus continue te abençoando em tudo na sua vida.

RRs

obg, amado, por comentar.

q Deus o abençoe e o faça próspero, em nome de Jesus.

abs.

seus textos são lindos!=)
parabéns pelo blog motivacional!

beijouxxsss

Puxa… agora que caiu a ficha! Um dia eu encaminhei um texto (vou desistir de tudo) e vc até chegou a comentá-lo, se lembra? Mas até então eu não fazia idéia de quem se tratava. Mas agora tenho quase certeza de que é o Wallace, he he he. O reconheci pelo testemunho sobre os concursos. Salvo engano.

E se não for engano, quando vc saiu de Cuiabá, o tomei como referência quando estava estudando para o concurso de gestor governamental MT, em 2008. Pois então, eu também me dediquei intensamente por quase 2 anos e graças a Deus fui aprovado, estando o concurso, agora, na iminência de homologação e respectiva nomeação. Me sinto feliz por compartilhar isso com vc, pois foi um exemplo pra mim…

…acontece que eu não tive tanto equilíbrio durante a jornada de estudos e fiquei muito esgotado. Eu senti muito angústia e ansiedade no processo, pois a alienação e a obstinação a que "necessariamente" me submeti foi uma violência pro meu ser. Espiritualmente fiquei um fiasco e chagava a dizer que a Biblioteca estava cuidando muito bem de mim… rsrs

Agora, me identifiquei com o seu dilema: "Todavia, descobri que é preciso ocupar aquele lugar preenchido pelos livros, apostilas e provas com alguma outra coisa produtiva, senão você acaba surtando. Depois de um tempo, desafiando seus limites, e rompendo as barreiras, o gosto pela aventura e pela superação não pode simplesmente ser sufocado. É preciso achar algo de bom para fazer, ou continuar fazendo aquilo de bom que você fazia antes de dar um tempo e investir em seus sonhos.
Confesso: perdi algumas oportunidades, desperdicei algumas chances por estar ainda vivendo a ilusão do “agora é a hora de colher, de usufruir”."

Bom, na verdade, minha prioridade agora é relaxar a mente e alinhar o eixo, pois tudo está muito recente.

Obrigado Wallace, pelo exemplo… ou melhor: obrigado Senhor, pelo exemplo do Wallace.

Abraço!!!!! o/

Ps: uma de suas últimas aulas na EBD-jovens ainda está latente (era uma msg de aLto-confiança)
Ps2: espero que eu não esteja enganado.

Rafael, vc é aquele moreno, alto e magro? parece q tinha mais
de um e não estou bem certo, é isso mesmo?

de qq modo, parabéns pela conquista, amado.

abs, apz.

Ops!

Verdade, eu não era o único Rafael, mas não era o alto, sou o baxinho rsrs.

Abraço,

Graça & Paz o/

vou te achar no faceb pra ver se me lemrbo, então… risos

aquele abço, apz.

wally.

Que legal…

Vou regar leite e açucar no mamão que assim já sai a vitamina pronta….

rsrsrsrs

A paz do Senhor a todos!
José Luís Ribeiro

GOSTEI!!!

Principalmente da capacidade analítica de extrair conceitos da práxis cotidiana!

Gde abraço
Na Paz do Senhor

Hermom

[…] This post was mentioned on Twitter by soraiapedroza. soraiapedroza said: Tenha cuidado ao regar seus sonhos http://t.co/k2DEp5S via @en […]

Parabéns pelo texto, professor.
Mais uma vez um excelente post que nos faz refletir sobre o que estamos plantando e o que pretendemos colher.
Parabéns.

obg minha amiga.

[…] original: https://wallysou.com/2011/01/14/tenha-cuidado-ao-regar-seus-sonhos/ seus sonhos podem se tornar […]

Texto sensacional!

Muito Obrigado!

obg, Oliveira, pelo feedback!

gde abço, e bem-vindo.

[ ]s

Parabéns meu querido pelo texto. Obrigada por ajudar seus irmãos… Sucesso!

oi beninha, obg pelo apoio, um gde abço pra vc.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!