Seriam compatíveis o Cristianismo e o Espiritismo? p.2

os sistemas são incompatíveis

Retomando e, quem sabe, finalizando, a discussão iniciada com o Alberto no post Nosso Lar ou Nosso Engano, passando pelo post Seriam compatíveis o Cristianismo e o Espiritismo?, faremos uma breve reflexão sobre os argumentos expostos pelo leitor espírita Alberto, que granjeou minha admiração pela forma educada e articulada que voltou ao blog para expor seu ponto de vista.

Consegui perceber que o Alberto não é apenas um defensor de seu ponto de vista, mas um ardoroso e apaixonado defensor. Por isso, ele tem minha admiração, pois não está debatendo apenas para “ganhar a discussão”, não, ele está defendendo o que ele acredita como verdade, e o faz de modo apaixonado. E merece meu respeito por isso.

Todavia, algumas de suas argumentações precisam ser respondidas de forma enfática, sem perder o respeito para que a discussão não descambe para troca de acusações e deixe o debate estéril. Tentarei fazer a refutação dos argumentos que julguei pertinente fazer de forma de a discussão se mantenha em alto nível, no campo das ideias, sem partir pro lado pessoal ou institucional, tal como fiz no post anterior.

Colarei as falas do Alberto e tecerei meus comentários logo abaixo. Seguem:

1 – Continuo afirmando Espiritismo = Cristianismo + Alguma Coisa – No caso “mais” sendo ensinamentos dos espiritos. Se me mandar por e-mail seu endereço será meu grande prazer te presentear com uma cópia de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Este livro faz parte do Pentateuco, e junto com os outros formam a base da doutrina espirita. Este livro nada mais é do que os evangelhos que você conhece + as explicações e considerações dos espiritos a respeito dos assuntos e temas tratados neles.

Refutação: Nós, cristãos, não temos autorização nem autoridade para propor “adendos” aos escritos neotestamentários, os quais consideramos heréticos (de heresia). Se está na Bíblia, cremos, se está em contradição  ao que a Bíblia (AT e NT) diz, recusamos. Somos advertidos acerca disso em

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8

Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apoc 22. 18 e 19

Sobre os ensinos dos supostos “espíritos”, a Bíblia também se pronuncia sobre eles:

Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” Isaías 8.19, 20

Novo argumento do Alberto:

Leia mais clicando no link a seguir > > >

Dai sai a minha afirmação de que o Espiritismo pode ser considerado como uma evolução do Cristianismo. Note que disse que o Espiritismo é 100% compativel com o Cristianismo, que são os ensinamentos de Jesus, não com o Velho Testamento. A realidade é que ao contrario do que você afirma, o Cristianismo (PURO) é incompatível com o Velho testamento, tanto que os cristãos, foram perseguidos pelos Judeus na época de Jesus. Gostaria de lembra-lo que Jesus foi crucificado com a pressão e as politicagens dos lideres religiosos, os chamados doutores da lei da época, que o acusavam de tentar destruir os ensinamentos sagrados.

Refutação: Jesus foi crucificado porque foi para isso que Ele veio ao mundo. E Ele mesmo se deixou ser crucificado, portanto é irrelevante por quem ele foi crucificado. O peso daquela cruz estava impregnado com o meu pecado, com o pecado de toda a humanidade, por quem Ele veio morrer para nos dar vida:

Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai“. João 10:18

Jesus não veio ab-rogar o Antigo Testamento (AT), mas sim cumprir, senão observe:

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17

O que ocorre é que o cristianismo foi convenientemente adaptado e modificado ao longo dos anos e das traduções, para que se alinhe mais as antigas crenças.

Refutação: essa afirmação é leviana, e não encontra respaldo histórico e bibliológico, sendo o NT altamente confiável do ponto de vista da historicidade documental. Não estou afirmando, Alberto, que você é leviano, mas que está repetindo uma afirmação leviana que é levada a cabo por todo aquele que quer desacreditar o que está escrito na Bíblia. Mas, por favor, entenda que estou refutando o que você disse, não querendo atingir sua pessoa.

Mas, então, o NT é digno de confiança? Sim, veja porquê:

O Novo Testamento (NT) é digno de confiança porque, basicamente, existem milhares de cópias de seus manuscritos originais disponíveis para consulta e comparação com o que está escrito no Novo Testamento à venda na livraria da esquina, e sua data de composição, ou seja, das cópias mais antigas, é muito próxima da confecção do original, sem paralelo entre todas as obras literárias da antiguidade. Para mais informações, leia:

POR QUE O NOVO TESTAMENTO É DIGNO DE CONFIANÇA

Alberto fala novamente:

O que eu não entendo, e talvez tenha causado a maior parte de meus problemas quando frequentei cultos de outras religiões, é como alguém pode seguir as duas coisas ao mesmo tempo. Moisés pregava, olho por olho, dente por dente, Jesus pregava dar a outra face. A lei judaica, tem penas severas, Jesus prega a resignação e o amor. O Deus descrito no velho testamento era um Deus para ser temido, Jesus nos trouxe um Deus para ser amado, um Deus Pai.

Refutação: o Deus do AT é o Pai de Jesus, e Ele é um Deus de amor (1 João 4:8) “porque Deus amou o mundo de tal maneira…” (João 3:16), mas o tratamento dEle com o pecador impenitente (que não quer se arrepender) é duro, pois Ele também é fogo consumidor (Hebreus 12:29) e Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo ( Hebreus 10:31).

E a partir do momento em que você mistura as duas coisas na sua primeira refutação, ela perde o sentido. Concordo com Embassahy que a Biblia não prova nada e que o espiritismo é totalmente incompativel com a biblia nem poderia deixar de ser. Mas quando se fala em cristianismo, não se fala de biblia. O que ocorre é que depois de muita morte e discussão, alguns dos evangelhos seguidos pelos Cristão, foram incorporados à biblia durante o concilio de Nicéia, ocasião na qual, diga-se de passagem foi promulgada a idéia da divindade de Jesus.

Refutação: o cristianismo não se sustenta à parte da Bíblia, mas dela depende. A divindade de Jesus é defendida no NT em várias passagens, independentemente do que o concílio de Nicéia disse ou deixou de dizer.

Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. João 10. 30-33

Jesus não tinha nenhum constrangimento em aceitar adoração, e que era devida, segundo os escritos sagrados, somente ao Senhor Deus. Se ele aceitava essa adoração, ou era um louco, um usurpador ou então era Deus mesmo.

2 – O Espiritismo É o Consolador Prometido:

Desculpe amigo, mas você está enganado a respeito da passagem em que Jesus menciona o Consolador Prometido.

Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito. (João XIV – 15-17 a 20)

Considerando que boa parte do Evangelho Segundo o Espiritismo foi ditado pelo Espirito de Verdade, não vejo como Jesus podia ter sido mais claro.

Refutação: Como já disse acima, e vou repetir:

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8

Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” Isaías 8.19, 20

O Consolador desceu no Pentecostes, em pleno século I, conforme Jesus afirmou, e não no século XIX, sobre a pena de Allan Kardec:

Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo“. Atos 1.5 (grifo acrescido)

5- O Espiritismo É a evolução do Cristianismo.

Como te expliquei, não adianta refutar, está escrito. Um dos livros que forma a base do espiritismo é O Evangelho Segundo o Espiritismo, que nada mais é do que as passagens dos evangelhos que você conhece com as explicações dos espíritos, se isso não é a evolução, eu não sei o que é. Ou seja, os evangelhos dos apostolos de jesus, com suas passagens explicadas pelos espiritos, trazendo novas revelações e interpretações mais “entendíveis” por um espirito identificado como Espirito de Verdade, que havia sido apontado pelo próprio Jesus como sendo o Consolador Prometido. Se isso não é evolução eu não sei o que mais pode ser.

Ponderação: Bem, o cristianismo estaria defasado e ultrapassado mesmo, se os homens não pecassem mais, e não mais precisassem de um Salvador, e se o mundo tivesse se tornado em um paraíso, então, realmente, o cristianismo seria irrelevante e desnecessário. Mas, enquanto o homem continuar a pecar, mentir, roubar, matar, etc., enquanto o mundo for esse mundo corrupto e decadente que conhecemos, e os homens ainda precisarem de um Salvador, enquanto isso estiver acontecendo, Jesus Cristo, a mensagem central do cristianismo bíblico e autêntico, continuará relevante e insubstituível.

6 – Para desfrutar do melhor de cada uma, é necessário integrar-se plenamente a uma delas

Fechando tudo que lhe expliquei acima, reitero e aumento minha afirmação inicial, é preciso ser cristão para ser espirita. O espirita nada mais é do que os cristãos do mundo moderno. Quando comparadas lado a lado, a doutrina espirita hoje é a que mais se assemelha ao que a de Jesus era em sua época, uma doutrina de amor, e renovação que é perseguida e injuriada por outras doutrinas no poder. Na época de Jesus eram os Judeus, e os sacerdotes romanos, acusando Jesus de ser charlatão por curar as pessoas, e de ser maluco por falar e se referir aos espiritos.

Será que você consegue perceber uma correlação com fatos que acontecem hoje em dia?

Mas novamente. expus tudo isso aqui sem a menor intenção, de te convencer. Tudo tem a sua hora, e mais cedo ou mais tarde (pode ser que não seja nem nessa vida) você mesmo vai perceber as coisas de maneira diferente.

Refutação: Segundo o que afirma o NT, eu não vou reencarnar, mas ressuscitar:

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, Hebreus 9:27

Bem, parece que, se houver reencarnação, eu não terei muito prejuízo, já se houver ressurreição, haverá um dano eterno, então é melhor, para mim, continuar sendo cristão mesmo, diante dos riscos envolvidos… risos

Está vendo como é complicado, para não dizer impossível, conciliar cristianismo x espiritismo? As coisas descambam para uma situação em que você tem que optar por um ou outro, mas os dois ao mesmo tempo não. Pelo menos não sem sacrificar mortalmente um deles, sem castrá-lo a tal ponto que se torne irreconhecível.

Esse cristianismo que você diz seguir, Alberto, não é cristianismo. É espiritismo travestido de roupagem cristã, mas que não cobre tudo: se puxa pra baixo, descobre a cabeça, se puxa pra cima, descobre os pés. Deixe essa fantasia de lado, Alberto, e seja feliz sendo espírita, mas pare com isso de dizer que é um cristão-espírita, um cristão moderno que mais se assemelha aos cristãos primitivos (está notando a incoerência?).

No mais, desejo que você encontra mesmo o Espírito da Verdade. Que Deus o abençoe em Cristo.

Obrigado pela atenção dispensada a mim e a meu simples blog, e pelo cutucão que me deu, forçando-me a me desdobrar para respondê-lo a contento. Quase torrou meu cérebro… risos

Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Cada religião tem suas verdades tidas como absolutas. Poderíamos ficar horas discutindo. A bíblia diz uma coisa, o alcorão diz outra. E assim é o mundo com suas múltiplas religiões. Respeitar sem impor, nisso que acredito.

Thays, verdades absolutas que se contradizem não podem ser todas verdadeiras…

OU apenas uma delas é verdadeira, OU ambas são falsas. MAS, verdadeiras ao mesmo tempo – qdo se contradizem – é impossível.

e, para que fique bem claro: quando vc diz que cada religião tem sua verdade absoluta ou que religião não deve ser discutida, você está sendo impositiva (mesmo sem perceber) e afirmando algo que quer que seja aceito como verdade absoluta (que não admite, em tese, discussão).

de fato, não quero discutir ou ofender você, mas reflita nisso, ok?

obg pela visita de retorno e pelo comentário.

;)

abs,

Observando outros comentários seu por aqui (afinal é seu blog) percebo que você provavelmente é algum estudioso sobre o assunto. Em nenhum momento você me ofendeu e espero que meus comentários impositivos também não tenham te ofendido.

estudioso não, Thays… rs

no máximo, um curioso. de modo algum vc me ofendeu, fique tranquila qto a isso.

=)

feliz 2013.

abs!

ps. obg – novamente – pela visita e comentário.

Bem interessante esse tipo de questionamento. Só prova uma coisa: religião não foi feita para ser discutida e ponto final.

onde está escrito e em que se baseia esse seu veredicto tão impositivo?

abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!