Eu só queria uma nova chance…

um recomeço ou uma nova história?

Eu só queria uma nova chance de recomeçar minha vida

‘Necessário vos é nascer de novo…” Jo 3.3-12

Esta reflexão teve origem quando me lembrei de um episódio do excelente Seriado CSI, que passa na Rede Record, aproximadamente às 21h. Nesse episódio (atenção: há um spoiler aqui) um corpo carbonizado é encontrado pela polícia e identificado como um ex-detento, recém-libertado, da prisão. No final, descobrem que ele – o ex-detento – estava vivo e havia, inclusive, ajudado na simulação de sua própria morte.

Ao justificar-se perante a equipe de investigação, ele diz que tinha que cuidar da filha pequena (se não me falha a memória) e recomeçar a vida e o único emprego que havia conseguido lhe pagava 5 dólares a hora. Dessa forma, a melhor maneira de recomeçar e dar início a uma nova vida a partir do zero, deixando o passado para trás, era morrendo. Ao ouvir a confissão, o investigador lhe diz: “você deveria ter aceitado os U$ 5!”, pois ele iria, novamente, para trás das grades.

O spoiler acaba aqui, mas se você quiser assistir o episódio, já que há sempre o reprise, acontecem outras coisas interessantes que omiti propositadamente, tanto por não terem relação com o tema do post como para deixá-lo à vontade, caso queira assistir essa excelente série, que mescla humor, drama e tragédia de forma magistral (IMHO), além de uma alta dose de mistério, que aguça a nossa inteligência (não que eu tenha sobrando, risos) e a inerente curiosidade humana.

A partir desse episódio, refleti e tracei um paralelo entre a história fictícia e a promessa de Jesus de um novo nascimento àqueles que o recebem como Senhor e Salvador. E é isso que quero compartilhar com os leitores do blog Desafiando Limites, desejando que lhes possa ser útil para refletir e agradável para ler.

1. Existe, mesmo, a chance de recomeçar do zero?

Uma multidão de pessoas se pergunta isso, desejando ardentemente que a resposta, a qual desconhecem, seja um sonoro SIM. Para essas pessoas, tenho a dizer que sim, existe essa possibilidade de recomeço, de reiniciar a vida apagando um passado de tragédia e tristeza. Todavia, como nem tudo são flores, esse recomeço não é da forma como pensam ou como gostariam que fosse, para seu espanto ou decepção.

Tal como o personagem da estória, as pessoas querem recomeçar, mas escolhem o caminho errado para isso. Geralmente, uma vida desperdiçada acontece porque escolhas erradas são tomadas, sem pensar nas consequências que essas decisões implicarão. As pessoas, muitas vezes, esperam um milagre acontecer, mas não se colocam no lugar de receber, e ainda ficam a reclamar que as coisas acontecem com todo mundo, menos com eles.

Se você quer, realmente, uma nova vida, somente em Jesus é que as coisas vão, de fato, começar a acontecer. Pode crer, sem medo de ser feliz (risos).

2. É impossível ficar indiferente a Jesus

O nascimento de Jesus foi um marco na História. Não apenas isso, mas também uma ruptura no espaço tempo, visto que a História foi, digamos, “rachada” por Ele, transformando-a em um Antes e Depois dEle. Não sei se você já parou para pensar nisso, mas não existe o ano ZERO, ou seja, aquele que dividiria a História. Existem o ano UM d.C (depois de Cristo) e o ano UM a.C (antes de Cristo), mas não o ano ZERO. Enquanto os anos d.C crescem (um, dois, três, etc.), os a.C decrescem (- um, – dois, – três, etc.). Em termos práticos, o nascimento de Cristo é o centro da História, de onde as coisas partem e para a qual convergem. Simples, não?

Esse pequeno detalhe, ínfimo mesmo pois ZERO tem valor de… “zero“, vai significar, entre outras coisas que é impossível ficar à parte de Jesus. Em outras palavras, ou você está com Ele, ou está sem Ele, tal como a História coloca o fato a.C. ou d.C. Existem pessoas, claro, que querem afirmar que não são contra Cristo, mas também não estão ao lado dEle. Isso não cola, pois qualquer que está com Cristo faz questão de não esconder isso. Se tem vergonha, é porque não está com Ele.

Outra coisas interessante: Sem Jesus, você está sempre perdendo, atrás na História, perdendo tempo. E quanto mais longe de Jesus, mas perdido está. Mas, para quem encontrou em Jesus o recomeço de sua história, ela já começa com lucro. Sim, muitos queriam recomeçar do “zero” mas, com Jesus, você já começa ganhando (ano UM).

Então, que tal reiniciar a vida de uma forma diferente e abençoada? O caminho é Jesus (Jo 14.6), e andando nEle, e com Ele, é que uma nova história tem início, pois Ele é o Cordeiro que TIRA (apaga) o pecado do mundo, que faz  novas todas as coias (2 Co 5.17) e, nEle, podemos andar em novidade de vida.

3. É impossível conhecer Jesus e permanecer da mesma forma

Quem já conheceu a Jesus sabe do que estou falando: não é possível conhecê-lo e continuar o mesmo. Outra situação em que fico a pensar é que algumas pessoas se encontram com Jesus, e outras são encontradas por Ele. Jesus é mesmo um grande “achador” de perdidos, e não é à toa que o chamem de Salvador, pois é o que Ele sabe fazer de melhor: salvar um perdido.

Quando Jesus encontra alguém, Ele muda aquela história: aconteceu assim com o paralítico no tanque de Betesda que, de carregado na maca, passou a ser carregador de maca. Foi assim com o cego de nascença que, após o milagre, nem seus amigos o reconheciam mais (João cap. 9), apesar de a única coisa que mudou foi ele ter passado a enxergar, coisa que ele não fazia desde… que nasceu.

Jesus é assim: levanta os caídos, anima os abatidos, dá nova esperança a quem já desistiu de tudo, e abre os olhos de quem não tem esperança. Se você está perdido e se acha sem chances de seguir em frente, Jesus é a solução para mudar sua história.

Conclusão

Jesus, apesar de ter mudado a História em Antes e Depois, também é plenamente capaz de mudar a história individual, a minha e a sua história. A minha, Ele já mudou, e a sua? Está esperando o quê?

Há pessoas que, ao ouvirem o convite de Jesus, são tentados a deixar para depois, mas a proposta de Deus para que sua vida seja mudada é Hoje (Hebreus). A voz que lhe diz: “deixe para amanhã… pra que a pressa?” não é de Deus. E de quem é? Do diabo:

E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio? E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus. Êxodo 8.9 e 10

Por que confiar nas palavras de Jesus? Porque Ele sabia do que estava falando:

Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.  João 3.11

Blog Desafiando Limites, um blog de opinião, reflexão e motivação para a vida. Se gostar, avalie ou contribua deixando seu comentário.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] de sua mente os pensamentos negativos, de frustração e decepção com o passado, pare de ficar se lamentando com os fracassos, e deixe de ficar colocando a culpa de seus erros nos outros. Outra importante atitude é deixar o […]

[…] para você: não está tudo acabado, ainda resta uma esperança para você. E, creia, meu irmão, Deus vai lhe dar uma nova chance. É só você […]

Responder

Reflexões Bíblicas Sobre a Terceira Idade

[…] que um dia foi príncipe, e agora um simples pastor nômade a serviço de seu sogro, tem uma nova chance. No meio do deserto, Moisés ouviu o chamado de Deus para uma grande obra. Após tantos anos […]

[…] aquele que um dia foi príncipe, e agora um simples pastor nômade a serviço de seu sogro, tem uma nova chance. No meio do deserto, Moisés ouviu o chamado de Deus para uma grande […]

Sim meu irmão,
vc possui as características d um verdadeiro campeão vc lutou,sofreu, foi provado e depois aprovado e agora compartilha suas experiencias ajudando a edificar vidas…
Meu irmão o verdadeiro campeão sabe que a vida é feita de derrotas e vitórias.
E cada vitória conquistada vc percebe o q fez d correto e com as derrotas vc aprende e evolui…E quando tudo estiver dando certo na sua vida, não se deixa levar pelos elogios e saiba q vc ainda tem muito a aprender, pois a vida é um eterno aprendizado, portanto ñ é perfeito como muitos vão dizer que é. Mas quando estiver dando errado não se deixa envolver pelas criticas, a ñ ser q sejam construtivas, e lembre-se q vc ñ é tão incompetente como os outros vão querer fazer vc acreditar…
O verdadeiro campeão aproveita as oportunidades para crescer e evoluir, recomeçando e transformando a vida em uma dádiva de amor.
Continue avançando e dando a oportunidade ao mundo de conhecer sua energia e sua sabedoria q é um presente d Deus na sua vida.
Deus o abençoe…

obg, Helen, pelas valiosas participações no blog.

Deus abençoe.

abs.

Deus é maravilhoso,
Quando Deus criou vc ele concentrou em ti várias qualidades únicas q só um filho d Deus pod ter, ainda t dotou d inteligencia e sabedoria com a qual vc passa ser um instrumento nas mãos dele. E vc cumpre direitinho o seu papel saiba q pra mim esta sendo um prazer imenso esta lendo e participando do seu Blog as mensagens são inspiradoras e de alguma forma espetacular move o nosso ser e faz com q sentimos a graça d Deus.
Parabéns! Deus o abençoe sempre
Se vc ñ se importa gostaria de compartilhar alguns posts no meu orkut…

claro q não, Helen!

fique à vontade para compartilhar.

abs, apz.

rsrsrs de jeito nenhum!

Quando a tormenta passar, vou fazer como meu amigão Wally e dar testemunho vivo de fé, p animar os q estiverem caídos a olhar p Alto, para o Autor e Consumador de nossa fé! Por enquanto vou dando Graças a Deus!
Ora, imagina se vou largar do seu pé.. hehe
Sério, sou fã deste blog pq lida com assuntos de interesse imediato dos leitores, com testemunhos de superação e principalmente, pq o leitor e o teor do blog estão fundamentados Naquele que é o único pelo qual podemos ser salvos (de toda sorte de perigo!)!! Glória a Deus!

Vai ter q me aguentar! Rá!

ufa… pensei q ia embora…

como temos poucos leitores, e os q comentam são menos ainda, a esses a gente trata a pão de ló… risos

=o)

Oie Wally!

Neste presente momento, minha cara tá igualzinha a deste gato de botas aí da foto: com os zóião bem arregalado para Deus, clamando: Me dá uma nova chance? Diz que sim? siimmm?? hahaha
Sério, Graças ao Pai, estou vislumbrando as coisas começando a clarear pras bandas daqui rs. Já comentei sobre as dívidas e tbém sobre o escape q o Senhor está me dando para saná-las. Ainda tem a área da minha vida no quesito familia/sentimental… Deus tá me consolando… Espero o q Ele tem pra me dar. Mas tenho certeza: algo Deus vai fazer. Vai me dar uma nova chance. E vai dar oportunidade de recomeçar para todos aqueles que perseverarem e acreditarem q Nele e por Ele são todas as coisas. Só precisamos confiar e agir no momento oportuno.

Soli Deo Gloria!

Abçs. Amigo!

é, amiga… as coisas não são fáceis.

mas, como já disse em outro post, a vida é dura, mas vale a pena. #Viva

glória a Deus q vc está saindo do fundo desse poço, e creio q a glória da segunda casa será maior do q a da primeira (já me disseram isso em momento difícil e nem dei muita bola, mas se cumpriu).

bem, espero q, depois q vc estiver bem, e não precise mais q levante seu astral, não me abandone né!!!

=o)

eu sei, sou incorrigível… risos

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!

%d blogueiros gostam disto: