A grande farsa do discurso moderno de tolerância

falso-mentiroso-mascarado-corrupto
lobo ovelha

Você sabia que as aparências enganam? Deixe a Luz esclarecer você.

A grande farsa do discurso moderno de tolerância

Por Antonio Cabrera

“…e não peques mais.” – Jo 8:

Antes de responder se você é tolerante, deixe-me lembrar que há mais de 100 anos o pensador cristão G.K. Chesterton escreveu que “a tolerância é a virtude do homem sem convicções.” Talvez por isto tem sido frequente assistirmos os cristãos serem taxados de “intolerantes”.

Basta você fazer a defesa de qualquer valor do cristianismo e um “vomitaço” será despejado em sua cabeça pelas redes sociais.

O problema é que a sociedade moderna mudou o significado da palavra tolerância, pois se antes era “a aceitação da existência de perspectivas diferentes”, agora é “aceitação das perspectivas diferentes.”

Se antes a tolerância era aceitar a convivência com ideias erradas, infelizmente hoje é aceitar todas as ideias como certas.

Mudamos desavergonhadamente da permissão da articulação de crenças e argumentos dos quais discordamos para afirmação de que todas as crenças são validas.

Ao cristão moderno tem sido imposto que em vez de aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias, ele deve aceitar todas essas opiniões.

Ou pior, tem que tomar cuidado para que a sua crença não ofenda aqueles que não compartilham da sua fé.

Este é o caso de Stephen Curry.

Quem?

Se você não o conhece, antes de continuar este texto, delicie-se com este vídeo:

Stephen Curry é um armador do Golden State Warriors que tem encantado o mundo com os seus arremessos de 3 pontos e foi eleito o melhor jogador da NBA, a liga de basquete dos EUA em 2014.

Mas o problema é que Curry não tem medo de falar sobre sua fé em Jesus. “As pessoas devem saber quem eu represento e por que eu sou quem sou. É por causa do meu Senhor e Salvador”, afirmou ele em seu discurso na premiação do ano passado.

Sabe o que aconteceu?

NBA pediu que ele parasse de “falar sobre religião”, mas ele não parece disposto a isso.  Afinal, quem é intolerante nesta história?   A resposta clara é que esta “nova” tolerância representa uma forma peculiar de intolerância.

Mas Curry não se intimidou e continuou demonstrando a sua fé de várias maneiras. No pulso direito o jogador tem uma tatuagem em hebraico de I Coríntios 13.8 (O amor jamais acaba).

Patrocinado pela marca Under Armour, ele lançou um tênis batizado Curry One.

Uma curiosidade é que a língua do calçado traz a inscrição “4:13”. No lançamento, quando foi perguntado o que significava, explicou que era uma referência a Filipenses 4.13:

Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

O resultado?

O atleta foi reeleito por unanimidade – algo inédito – por 131 jornalistas na premiação que se chama MVP (most valuable player ou jogador mais valioso). Aos 28 anos, o jogador recebeu todos os 131 votos de jornalistas, tornando-se o primeiro atleta a ganhar o prêmio de forma unânime. Foram 1.310 pontos dos 1.310 possíveis.

Para efeitos de comparação da grandeza do feito, atletas consagrados como Magic Johnson, Larry Bird e Michael Jordan não conseguiram isso.

Quando li a notícia esta semana entendi que este notável e dedicado cristão compreendeu com clareza que a grande mentira de hoje é que amar alguém significa que você deve concordar com tudo o que eles acreditam ou fazem.

Você não tem que comprometer ou abrir das suas convicções para ser alguém compassivo.

Posso afirmar sem medo de errar que a Bíblia não nos chama para ser tolerante com os nossos vizinhos. Chama-nos a amá-los.

Sim, tenho que amar todos, até aqueles que não são da minha crença, pois a parábola do Bom Samaritano (Lc 10: 25-37) nos ensina que os judeus tinham que amar os diferentes. O samaritano pertencia a um grupo de pessoas que os judeus tinham odiado por 500 anos.

Um nítido exemplo é o da mulher adúltera (Jo 8: 1-11): Jesus amava a mulher e teve compaixão por ela, mas Ele não aceitou o seu pecado: “não peques mais”.

O amor demonstrado por Jesus está em contraste com a “nova tolerância”. Esta tolerância imposta pela sociedade procura ser inofensiva, mas o verdadeiro amor cristão assume riscos de dizer a verdade.

Tolerância não custa nada; amor custa tudo.

Stephen Curry não mudou em nada. Esta semana, quando entrou em uma quadra de basquete, bateu no peito com o punho e, em seguida, apontou para cima como sempre faz. Isso simboliza que seu “coração está em Deus”.

Para ele, é “como um lembrete para quem eu estou jogando”.

E você?

Para quem você está jogando ou vivendo? 

Texto enviado por email pelo autor. E você, o que acha disso? Essa tolerância é mesmo uma máscara para tentar nos barrar de ser e viver o evangelho em sua essência e completude? Deixe sua opinião a respeito.

Gostou? Comente, avalie e compartilhe com seus amigos.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Bom para refletir mesmo… ser tolerante é entender que existe o diferente, e não ter que concordar/aceitar com ele ou com a suas atitudes. Hoje em dia parece que vivemos em uma guerra social. A palavra de Deus, ou simplesmente o fato de mencionar Deus em qualquer conversa, já vira alvo de criticas, chacotas, piadas. Estamos vivendo um tempo em que o certo (dentro das escrituras) tem que ficar de boca fechada e o errado (que não condiz com o que está escrito nas escrituras) ser exaltado…. :(

é verdade Marilza! infelizmente hoje estamos vivendo a cultura da intolerância travestida de tolerância, e que quer cercear nosso direito à livre expressão.

abs, e obg por comentar.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!