hapiness-couple

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
[…]
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Efésios 5:22-25

Por Marcelo Simonato*

Casais bem sucedidos sabem que um relacionamento só começa de verdade depois que a fase da paixão passa porque é nesta fase, quando o frio na barriga já não é mais tão intenso, que se constroem as bases de uma relação duradoura e satisfatória.

Casais felizes sabem ver a beleza do amor mesmo depois que a fase do “tudo é lindo” já passou.

Por isso, se você tem interesse em ingressar nesse seleto rol de casais extremamente felizes, veja aqui quais são as atitudes e ações que você deve fazer e quais hábitos cultivar.

Preparado? Aperte os cintos e lá vamos nós!

1. Andar de mãos dadas.

Em vez de andar um na frente do outro, casais felizes andam de mãos dadas. Esse é um hábito que demonstra que mais importante do que ver o que está passando ou acontecendo na rua, é caminhar pela vida ao lado da pessoa amada.

2. Dizer “Eu te amo” e “Tenha um bom dia”, todos os dias.

Mais do que apenas palavras, este hábito é uma bela maneira de motivar seu parceiro para o dia. Assim ele/ela sabe que tem alguém que o ama e que está torcendo para que seu dia seja bom. E nada mais acalentador do que se lembrar dessas palavras na hora de enfrentar os aborrecimentos do dia a dia, concorda?

3. Ir dormir no mesmo horário.

Lembre-se como era no início de seu relacionamento, você mal podia esperar para ir para a cama e dormir abraçadinho com ele/ela. Casais felizes evitam ir para a cama em momentos diferentes.

Mesmo que eles tenham que acordar em horários diferentes, ir dormir juntos é um ritual que não tem necessariamente a ver com sexo, mas que fortalece o relacionamento. O que fica toda noite é a sensação de ter seu parceiro ao seu lado.

4. Não dormir sem um beijinho de boa noite, independente de como você se sinta.

Essa atitude mostra ao seu parceiro que não importa o quão triste ou magoado você esteja ou por qual motivo, você ainda quer esse relacionamento e acredita que a relação de vocês é mais forte do que qualquer incidente que possa ter acontecido.

5. Cultivar interesses em comum.

Uma hora a paixão vai acabar, e neste momento é fundamental ter interesses em comum com o parceiro. Não subestime a importância de ter interesses comuns. Casais felizes fazem questão de ter alguma atividade ou hobby que seja deles, em fazer alguma coisa que os dois gostem e possam fazer juntos.

Por outro lado, é importante também que cada um individualmente persiga seus interesses próprios. Isso é o que os torna pessoas interessantes, além de protegê-los da dependência. Sim, existem momentos em que vocês fazem coisas juntos e, também, existem momentos em que você está só e não há nada de errado nisso.

6. Focar nos acertos do parceiro e nas coisas boas da relação.

Se você ficar constantemente olhando para as coisas que seu parceiro faz de errado, você vai encontrar cada vez mais motivos e razões para se decepcionar. Da mesma forma, se você prestar nas coisas boas, se tentar prestar atenção no que está dando certo, você também vai descobrir razões para ser grato por esse relacionamento.

Nossa perspectiva das coisas depende muito do que queremos ver. Casais felizes não ignoram o lado negativo, eles apenas enfatizam o lado positivo.

7. Ligar para dar um oi durante o dia.

Envie uma mensagem ou telefone para seu parceiro(a) para ver como está sendo o dia dele. Assim, você não apenas mostra interesse como também tem condições de ajustar suas expectativas para quando se encontrarem à noite.

Se o seu parceiro, por exemplo, teve um dia terrível, não faz muito sentido passar o jantar inteiro contando todas as coisas fantásticas que aconteceram com você, percebe?

8. Confiar e perdoar.

Sim, existem aqueles momentos em que vocês vão discordar um do outro, e talvez até discutirem. Casais felizes, contudo, estão dispostos a perdoar e relevar em vez de punir o parceiro com desconfiança e acusações sem fim.

9. Abraçar-se na hora que se encontram.

Nossa pele tem uma memória natural para o “toque agradável” (sou amado) e para o “toque desagradável” (estou sendo ferido) e para o “não-toque” (estou sendo ignorado). Casais que se abraçam ao se verem experimentam o “toque agradável” e se sentem amados.

10. Ter orgulho de estar com quem está.

Casais felizes gostam de serem vistos juntos e geralmente dão sinais públicos do seu carinho: andam de mãos dadas, abraçados, sentados lado ao lado, é possível ver uma mão repousada no parceiro.

Casais felizes gostam de mostrar que estão juntos, que pertencem um ao outro.

Casais felizes têm hábitos muito diferentes dos casais que estão em crise. O hábito é um comportamento automático e é necessário uma certa dedicação para se introduzir e manter um hábito.

Diversos estudos científicos apontam que o cérebro humano precisa de repetição constante para transformar um comportamento isolado em um hábito, ou seja o cérebro precisa repetindo o comportamento desejado diariamente até que ele vire algo automático.

Estudos revelam que, a depender do hábito, isso pode levar mais ou menos dias. Confira lendo aqui.

Então a dica é: escolha um dos pontos sugeridos nesta lista e repita por, pelo menos, 21 dias, até que ele se torne um hábito… e isso vai fazer de vocês um casal mais feliz.

Se você der uma derrapada, não desista, peça desculpas ao parceiro e continue tentando.

Sabe, existe sim um segredo fundamental para a felicidade no amor, e esse segredo é a boa comunicação entre o casal. Ela não só evita problemas como faz muito bem à relação a dois.

Nas conversas é necessário antes de mais nada “aprender a ouvir”, mostrar-se mais interessado do que interessante, mais admirado do que admirável e, claro, mais fascinado do que fascinante.

*Marcelo Simonato é um líder internacional graduado pelo Haggai, e nos conhecemos em Maui, Havaí este ano no Leadership Advanced Seminar, turma de março de 2017.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!