Você é alguém de pouca ou de muita fé?

challenge

suportar o insuportável e realizar o impossível

Texto Bíblico: E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Lucas 12:28

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Quando eu leio esse verso sou tentado a pensar em desperdício.

Por que o Senhor se incomoda com uma simples planta que pode ter sua existência destruída em questão de instantes?

Todavia, devo considerar que Jesus está fazendo uso de figuras de linguagens para amplificar e ampliar sua mensagem. O “hoje” e o “amanhã” não são, neste caso, literais, mas representam o presente e o futuro.

E a mensagem principal é que Deus proveu de vestes tão formosas uma erva que possui uma existência tão efêmera e limitada, quanto mais não seremos nós objeto de maior cuidado, carinho, provisão e proteção?

Qual é o problema, então, conosco que mal conseguimos suportar um pouco de tempo sem começar a murmurar e reclamar por causa do aparente abandono ou afastamento de Deus?

Nossa pequena fé é a resposta. Na verdade, pequena fé não é bem a resposta. A questão aqui não é tanto o tamanho como a quantidade. Algo pode ser pequeno, mas de grande valor: um diamante, por exemplo, se encaixa nessa descrição.

Todavia, a pouca quantidade sempre é um limitador importante, senão vejamos: pouco combustível limita a distância que se pode percorrer ou até onde podemos chegar.

Pouca comida não sacia a fome e pode até mesmo causar vários problemas e doenças relacionadas à desnutrição. Poucos recursos financeiros comprometem o potencial de crescimento de uma empresa ou a subsistência de uma família.

Mas, ao mesmo tempo em que observo que o pouco é um dos maiores limitadores da atuação humana, também vejo que alguns dos maiores milagres que Deus fez foi justamente onde havia pouco ou quase nada:

a multiplicação do azeite da viúva, a primeira multiplicação dos pães feita por Eliseu, ainda no Antigo Testamento e, é claro, as duas multiplicações de pães feitas por Jesus que estão registradas em todos os quatro evangelhos.

E com isso aprendemos que quantidade é um limitador humano, mas não divino. A pouca quantidade pode ser algo que limite nossa ação, mas não podemos deixar que ela se torne, também, um limitador de nossa fé.

E quanto a você, será que Jesus, ao lhe dirigir o olhar, também se refere a você como “homem de pouca fé”?

Oração de: confiança e fé

Querido e amado Deus, eu quero te agradecer, Senhor, porque o Senhor continua sendo Aquele que me ensina mesmo nas mínimas e aparentemente insignificantes coisas, tais como uma simples erva do campo.

Senhor, ajude-me a confiar mais em Ti e aumente (ou acrescente a) minha fé para que eu não viva mais uma vida limitada ao que eu tenho em mãos, mas sim à confiança e à fé em Ti. No nome precioso do meu Salvador Jesus eu oro. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!