As lições que aprendemos ao subir o monte do Senhor

climbing-mountain
mount sinai

Vista do Monte Sinai, lugar de revelação e encontro com Deus

Texto Bíblico: E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Isaías 2:3

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Nesse simples verso temos tantas lições importantes que só é possível falar de algumas delas e muito pouco de cada uma.

Mas, vamos tentar, pelo menos, falar o mínimo sobre o que vemos, embora isso não lhe isente, caro leitor, de tentar ir além do que fomos e explorar ainda mais o texto.

As coisas que saltam à vista são, pela ordem: um desejo de união claramente expresso em “vinde” e “subamos”.

Quando se trata da presença do Senhor, o egoísmo perde espaço: ninguém quer ser “eu” e sim “nós”. Alegria quando compartilhada se multiplica em vez de diminuir. Esse é o primeiro ponto: união.

O segundo que chama a atenção é o esforço: subir “o monte”. Para se chegar a Deus é preciso empreender um esforço, não é fácil e nem é de graça.

Para nos chegarmos a Deus foi necessário Jesus morrer por nós, um custo altíssimo para todos os envolvidos, porém com benefícios eternos.

Mas é nesse monte que está nosso verdadeiro lar, “a casa do Deus de Jacó”. Onde estamos hoje é temporário, nosso lar não é aqui, mas lá. E é para lá que estamos nos dirigindo.

E por que estamos indo para lá? Para aprender, para crescer e para saber como e por onde devemos andar.

Não estamos nessa empreitada por nada, mas há um propósito, há um objetivo claro à nossa frente: sermos melhores do que somos, não apenas intelectualmente, embutido no “que nos ensine”, mas também comportamentalmente, visto que em “andemos”.

No Reino de Deus não basta saber, é preciso praticar. Fé sem obras é morta. Conhecimento sem aplicação de nada vale.

E por que tudo isso? É simples: para entender algo melhor e buscar o melhor conhecimento e as melhores práticas precisamos ir à fonte, onde se originam as coisas que realmente valem e impactam.

E onde melhor do que buscar na casa do Deus de Jacó?

Vou parando por aqui, mas deixando para você uma dever de casa: há, pelo menos, mais três coisas que podem ser muito bem exploradas: Jacó, o coxo; a lei de Sião e a palavra do Senhor. Divirta-se!

Oração de: entrega pessoal

Pai, em nome de Jesus eu quero te adorar por tudo o que és e por tudo o que tens feito em mim, por mim e através de mim.

Obrigado por abrir meu entendimento para que eu perceba e vislumbre as maravilhas da tua Lei. Ajude-me a colocar em prática o que tenho aprendido por meio do teu Espírito Santo. Em nome de Jesus, teu amado Filho, eu oro. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!