Uma fé que lava o corpo e purifica o coração

cloud

A vitória sobre a dor me veio pela morte do Amor.

Texto Bíblico: Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Uma coisa que é preciso ser dita sobre ler versículos e refletir sobre eles é que você precisa conhecer o mínimo da cultura e do contexto histórico-geográfico da época para aguçar seu entendimento e compreensão do texto.

Na cultura oriental, certos costumes e comportamentos possuem um porquê ou razão para serem daquela maneira. Nesse versículo em especial, isso fica evidente na questão da limpeza pessoal.

A cultura judaica exibe muitos exemplos sobre purificação e higiene pessoal, o que não deixa de ser interessante dado que ela está incrustada em uma região seca e de poucas chuvas.

A questão da lavagem e higiene pessoal sempre – ou quase sempre – aparece relacionada com a sujeira ou falta de higiene pessoal.

Até mesmo no mundo sobrenatural esse padrão se repete: os anjos são retratados como vestidos de vestes tão brancas como a mais alva lã (limpíssima) ou como a neve (sem qualquer sujeira).

Já os demônios são retratados como espíritos imundos ou impuros.

A santidade, como está presente e cristalino nesse verso, é retratada como um resultado de lavar-se, de se purificar daquilo que fica impregnado em nossas roupas e, por conseguinte, na nossa pele também.

Eu venho de uma região semiárida, de poucas chuvas. Lá a chuva é celebrada e tempo chuvoso é chamado de “tempo bonito”.

E foi lá que eu aprendi a me lavar constante e frequentemente, por mais paradoxal que isso possa parecer. Quem sabe não está aqui um grande mote evangelístico para minha terra natal, o Nordeste brasileiro?

Mas, enfim, espero que você possa ter tirado bom proveito dessa breve reflexão e que a possa aplicar em sua vida pessoal, contribuindo para sua santificação e consagração ao serviço divino.

Oração de: consagração

Pai bendito e santo, eu quero me chegar a Ti com o coração lavado de minhas impudicícias e pecados que são tão difíceis de serem rejeitados.

E por isso quero te agradecer pela lavagem por meio da tua santa e bendita Palavra que me habilita a isso. E é no nome e através do sangue de Jesus que me chego a Ti, ó meu Pai. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Olá, descobri seu blog te seguindo no duolingo. Excelente texto.
Que Jesus abençoe sua vida

olá, Danillo.

obg por vir aqui conhecer e prestigiar meu trabalho!

abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!