Por que você torra seu dinheiro com coisas inúteis?

pao-vinho

pao-vinhoTexto Bíblico: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Isaías 55:2

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Esse versículo inicia com uma pergunta que, por si só, seria capaz de encher um livro com as digressões e reflexões daí advindas.

Geralmente, quando lemos algo assim parecendo uma correção ou acusação de fazer algo errado – e é mesmo, nós procuramos ver as falhas e os defeitos primeiro nos outros em vez de em nós mesmos.

Talvez entre as principais razões por trás disso estejam a vergonha de admitir um erro tão mesquinho, o constrangimento de ter que admitir que foi enganado por outra pessoa e “comprou gato por lebre”, a arrogância de dizer “eu sei o que eu estou fazendo com o meu dinheiro” quando, na verdade, está sendo manipulado por outra pessoa para desperdiçar o seu dinheiro.

Esses breves exemplos não esgotam as possibilidades de alguém usar seus recursos de forma inadequada e improdutiva, nem de arranjar desculpas para justificar suas decisões.

E quanto mais eu reflito na pergunta, mais eu me incomodo em não achar uma resposta razoável, mas apenas desculpas e respostas tangenciais. E descubro, horrorizado, que minha vida tem sido, muitas vezes, regida por esse princípio de gastar meu dinheiro em coisas que não me sustentam, muito pelo contrário, me sufocam.

E se essa pergunta já não fosse o suficientemente constrangedora e me deixasse sem palavras, ainda vem a sua segunda parte e me joga no chão totalmente humilhado: por que gastamos nossos escassos recursos em coisas que não podem satisfazer?

Sabe aquelas perguntas que nos levam a um beco sem saída, cuja resposta nos acusa e nos condena? Essas duas são piores, porque não há uma resposta lógica para elas e nem uma resposta razoável.

A única resposta possível é admitir nossa ganância, falta de foco, baixa e deficiente capacidade de análise e julgamento, admitir que fomos e gostamos de sermos enganados… Cada uma pior que a outra.

E essa pergunta nos leva, automaticamente, ao reconhecimento de nossa incapacidade de mudarmos por nós mesmos e de que precisamos de ajuda externa.

Sim, essa pergunta nos leva a reconhecermos que precisamos desesperadamente de um Salvador, de alguém que não é e não se deixou levar por essas coisas e nos tirar dessa enrascada e nos livrar dessa armadilha.

E eu poderia ir além e explorar os motivos pelos quais devemos investir mais em nossa alimentação em vez de roupas e sapatos de marca, por exemplo.

Eu poderia dissertar porque deveríamos deixar de gastar com coisas que trazem insatisfação em vez de investir em coisas que nos preenchem e dão sensação de realização.

Eu percebo que preciso voltar a meditar nesse verso mais à frente para refletir sobre em quais coisas eu devo me focar e investir para viver uma vida que valha realmente a pena.

Oração de: confissão e entrega

Senhor amado e santo, eu quero me colocar diante de Ti em profunda contrição e confessar que eu sou uma dessas pessoas que não têm resposta para essas perguntas. Na verdade, Senhor, eu até tenho respostas, mas elas são tão vergonhosas que prefiro me calar a responder.

E eu quero pedir, Senhor, a tua ajuda para me tirar dessa armadilha porque dela eu não consigo sair só. Em nome de Jesus, teu Filho, eu encarecidamente oro. Amém.

Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.

Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!