Nasci em uma pacata cidade do interior potiguar, no sertão nordestino, uma cidade aprazível e de povo hospitaleiro, embora imerso no tradicionalismo religioso que o impede de enxergar a verdade que liberta e transforma.

Refletindo sobre essa imensa necessidade espiritual de meus conterrâneos, e ouvindo o lindíssimo hino de Nani Azevedo “Deus é fiel“, o Senhor colocou em minha mente uma forma de alcançar essas vidas que desconhecem o amor de Deus derramado por elas na cruz.

Talvez você se pergunte: mas nessa cidade não tem uma igreja evangélica, é uma cidade não alcançada? Não, não é. Tem várias igrejas evangélicas, mas muitas não conseguem crescer e trazer impacto social, ficando restritas a um pequeno rebanho que tem enormes dificuldades de proclamar a mensagem de salvação fora das quatro paredes do templo.

Todavia, a cidade é sede de várias festividades anuais que sacodem a cidade de cima a baixo ano após ano, transformando o calendário regional e, em alguns casos, figurando no calendário nacional de certas categorias específicas. As principais festas que ocorrem na cidade de Currais Novos/RN são:

  • o Cactus Moto Fest;
  • o Carnaxelita;
  • a Festa de Sant’ana, e;
  • a tradicional Vaquejada.

Observe como essas festas têm grande apelo entre a população afirmando os benefícios econômicos e promocionais trazidos pelo evento. De fato, cidades do interior têm fontes de renda escassas e apelos dessa natureza encontram guarida tanto entre a população como pela Administração Municipal.

Pensando nisso, o Evangelho é uma poderosa força de transformação social, que deve impactar o lugar onde chega. Muitas vezes, esse impacto não ocorre porque a forma de atuação não é adequada, pois mesmo a dinamite, para produzir seus melhores resultados, deve ter sua utilização planejada e o lugar de sua explosão cuidadosamente escolhido, sob pena de fazer muito barulho e poeira, mas pouco resultado prático.

E é justamente isso que se deve ter em mente quando se pensa em alcançar uma população com o Evangelho: transformação, mudança de vida, salvação, curas e libertação. Esse é o objetivo espiritual e a relevância que se deve ter em mente no planejamento de um evento dessa natureza. Os ganhos financeiros, embora relevantes e necessários para cobrir os custos envolvidos, devem ser secundários.

Agora, qual é nosso objetivo com esse post? Descobrir parceiros de oração que adotem esse projeto e o coloquem debaixo de seus joelhos e dentro de seus diálogos com o Senhor. Precisamos de parceiros de oração que creiam que o Senhor é Aquele que traz à existência as coisas que não existem como se já fossem (Rm 4.17), e que tragam à existência esse projeto que, cremos, foi gerado na mente de Deus para ser concretizado pelas mãos de seus servos.

É possível fazer isso? Sim. É fácil? Não. E como é possível? Não sei, talvez seja o caso de descobrir tentando, mas já se dispõe de um caso de sucesso para servir de comparação e orientação:

  • Encontro Para a Consciência Cristã, em sua 12ª edição;

Talvez o tema esteja atrasado para muitos, inclusive nós, pois isto deveria ser prioridade há muito tempo, mas vemos com clareza que a semente do evangelho deve ser semeada também e principalmente onde o evangelho ainda não se firmou no solo dos corações incrédulos e endurecidos pelo pecado, como Paulo disse: “esforçando-me para levar o evangelho não onde já tinha sido anunciado [ou seja, onde ainda não estava consolidado]”.

Esta deve ser nossa missão: espalhar o evangelho onde ele ainda não criou raízes profundas, embora a árvore possa ter décadas de idade.

Por favor, ao ler este post, e se sentir tocado pelos milhões de nordestinos imersos na escuridão do pecado e envoltos nas trevas da ignorância, comprometa-se a orar para que Deus reverta esse quadro e capacite Sua Igreja para levar a Palavra genuína que salva, cura, liberta e transforma vidas.

Se deseja dizer sim a este desafio, deixe seu nome ou apelido nos comentários e ORE até mover os céus nesse favor. Temos certeza que sua oração pode trazer um avivamento sem precedentes nos rincões de nosso Brasil. Vamos quebrar o paradigma de esperar o evangelho crescer apenas nas capitais e cidades de maior porte: o evangelho precisa crescer no interior, onde as necessidades espirituais de salvação são maiores por conta da carência de esforços evangelísticos.

Que o Senhor Jesus possa recompensá-lo por seu apoio.

Ocorrendo novidades, serão atualizadas em novo post.

Abs, apz.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago