Categories: Artigos

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui

II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR

2.1 Ter paixão e ser compassivo. Paixão é uma palavra cuja origem vem do latim e significa “sofrer”. Um líder-servo deve ter disposição para sofrer, servir e se sacrificar em favor de sua equipe com vistas ao alcance dos resultados. E ser compassivo? Vem de compaixão, também do latim: sofrer junto. O líder-servo deve estar disposto a sofrer junto com seus liderados para executar e realizar aquilo que deve ser feito. Jesus foi o modelo perfeito desse tipo de líder, tanto que o ápice de sua missão é chamada de Paixão (Sofrimento) de Cristo (Jo 12.27) e o dia de maior sofrimento foi justamente a sexta-feira da Paixão onde ele bradou o famoso Tetelestai (Está consumado, em grego) em João 19.30.

2.2 Ser humilde e ter uma insaciável vontade de aprender. Ser humilde é reconhecer que não possui todo o conhecimento e habilidades e que os resultados serão maiores e melhores quando alcançados em grupo. O líder-servo é, por essência, humilde pois ele sabe que está ali para servir e ajudar os outros a chegar ao destino que eles devem chegar (Sl 77.20), como fez Moisés ao libertar o povo do Egito e guiá-los pelo deserto até a Terra Prometida (Êx 13.3). Davi era humilde e tinha essa vontade de aprender (Sl 119.33), assim como seu filho Salomão também teve (1 Rs 3.6-9). Jesus não deu um conselho, mas sim uma ordem quando disse que deveríamos aprender mansidão e humildade com ele (Mt 11.29).

2.3 Ser empático. A compaixão pode levar uma pessoa a ser empática, ou seja, colocar-se no lugar do outro, porque a empatia é o seu complemento natural: quem sente e sofre com a dor do outro vai, em algum momento, se colocar no lugar daquele que sofre. E Jesus, como maior exemplo de líder-servo, foi aquele que levou as nossas dores sobre si (Is 53.4) e foi exatamente nesse capítulo que o Pai chamou Jesus de “meu servo” (Is 53.11). Entenda, portanto, que servir deve anteceder o desejo de liderar pois, segundo Jesus, aquele que quiser ser grande deve servir, e aquele que quiser ser o primeiro será o servo de todos (Mc 10.43,44). Por trás de todo grande líder existe, necessariamente, um grande servo.

III OS RESULTADOS ALCANÇADOS POR UM LÍDER SERVIDOR

3.1 O sofrimento será recompensado. Já foi dito que ser um líder-servo é, antes e acima de tudo, ter paixão pela liderança, ou seja estar disposto a sofrer como líder. Você já tinha parado para pensar que Jesus sabia não apenas o sofrimento que ele passaria aqui, mas já antevia o resultado de seu sofrimento (Is 53.12)? Hebreus nos diz que Jesus sabia que seu sofrimento não seria em vão e que resultaria, como Isaías profetizou séculos antes, em muito maior alegria e salvação para nós, pecadores (Hb 12.2). Por isso Jesus revelou a Paulo o que ele haveria de sofrer quando se revelou para ele na entrada de Damasco (At 9.3-6). E Paulo, muitos anos depois, disse que havia terminado sua carreira sabendo da recompensa prometida pelo Senhor (2 Tm 4.7-8).

3.2 A armadilha da inversão de prioridades. Existe, de acordo com estudiosos desse tema, uma crítica honesta ao modelo de liderança servidora: enfatizar as necessidades dos liderados em detrimento dos resultados da organização. Desse modo, o líder-servo deve estar ciente dessa armadilha para não cair nela. Na 1ª lição foi falado sobre o líder com foco nos resultados e a armadilha de desprezar as pessoas por causa dos resultados. Aqui é o contrário: desprezar os resultados por causa das pessoas. Portanto, o líder-servo deve ser equilibrado para conciliar tanto as necessidades das pessoas como os objetivos que devem ser alcançados e podemos citar Moisés e Neemias, ambos cuidando das pessoas sem descuidar dos objetivos (Êx 14.13,14 e Ne 5.14-16).

3.3 Comprometimento, resultados e satisfação. Diferentemente do que muitos pensam, a fidelidade e o compromisso dos liderados é conquistada quando eles enxergam que seu líder pode solucionar seus problemas e suprir suas necessidades. Quando Davi estava fugindo de Saul, no deserto, muitos resolveram segui-lo como líder (1 Sm 22.2). O que eles viram em Davi para segui-lo e arriscarem a vida por causa dele? Alguém que poderia resolver seus problemas, como ficou claro ao coroarem-no rei (2 Sm 5.2). Jesus é o grande exemplo de líder-servo que nos liberta da opressão do pecado, supre nossa necessidade de salvação e que, como resultado, nos conduz à presença de Deus (1 Jo 3.8). 

CONCLUSÃO

Hoje estamos concluindo a revista deste trimestre e pudemos aprender um pouco mais sobre liderança, o porquê de sua importância e fechamos com a liderança servidora, o modelo que Jesus viveu, praticou e ensinou ao longo de seu ministério terreno. Meu sincero desejo e oração é que essas lições possam despertar em você o desejo de estudar e aprender mais sobre este tema tão relevante para todos nós. E que esse conhecimento lhe permita ser um líder melhor para a glória de Deus e para edificação das pessoas ao seu redor. A Deus toda glória!

E aqui se encerra a Lição Liderança Eficaz à Luz da Bíblia do 3º Trimestre de 2021 da Escola Bíblica do Ministério Internacional do Guará.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment
Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago

LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER – Parte II

Acesse a parte I clicando aqui II NÃO SE ILUDA: TODO LÍDER COMETE ERROS 2.1…

2 anos ago