Meditando, hoje, em Hebreus 12.6, que diz:

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

O chicote de Jeová

Me peguei a imaginar como um Deus amoroso açoitaria Seus filhos… açoite é chicote, não é? Diferentemente do hollywoodiano Indiana Jones, um chicote nas mãos de Jeová não causa suspiros na plateia, mas gemidos incontidos de desespero.

Todavia, ao ler o verso 10, tive um alento:

Porque aqueles [nossos pais], na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

Ou seja, posso perceber, claramente, que nossos pais, mesmo nos amando e corrigindo, cometem enganos, erros e injustiças. Mas, Deus não. Ele nos corrige com um propósito, e Seu propósito é que sejamos aprovados, para compartilharmos de Sua santa presença.

O açoite de Deus, embora doído, como qualquer açoite, possui as seguintes características principais:

  • Deus não nos açoita injustamente:

não se iluda, se você estiver ‘apanhando’ do Senhor, é porque tem coelho nesse mato! Deus não açoita ninguém injustamente. Claro, é preciso separar as coisas: prova é prova e castigo é castigo. Prova é quando você está sofrendo, mas há pecado envolvido. Já castigo é uma correção divina com o objetivo de levar o homem ao arrependimento. O tempo de duração do castigo é inversamente proporcional à vontade de se arrepender.

  • Deus não nos açoita excessivamente:

é muito ouvir de pessoas que estão sofrendo: Deus, eu não aguento mais! Todavia, a Palavra de Deus é clara neste sentido: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1Co 10.13. Antes de se achar alvo de todas as flechas de Deus, saiba que Ele confia em seu potencial de superação, e somente o deixará em dificuldades até o limite de sua capacidade de resistência. Portanto, nada de desistir enquanto não chegar ao fim.

  • Deus não nos açoita antecipadamente:

apesar de conhecer o futuro antes do presente, e saber de nossas inclinações pecaminosas, Deus não nos trata de acordo como nosso pecado merece. Ele não é um pai neurótico, que bate em um filho antes e depois diz que não é para furar o bolo com o dedo. Não, nosso Deus é misericordioso e tardio em se irar. Se há uma característica marcante no caráter de Deus, é a paciência. Ele é capaz de esperar um possível arrependimento antes de tomar as medidas corretivas necessárias. Se você estiver debaixo da correção divina, sabe que teve muito tempo para se arrepender e desperdiçou as chances repetidamente.

  • Deus não nos açoita eternamente:

ainda que seja difícil suportar a correção de Deus, e pareça infinita enquanto dura, ela não é eterna, tem começo, tem meio, mas também tem fim. Nosso castigo deveria ser eterno, porque era isso que nosso pecado merecia, mas, graças a Deus, Alguém tomou nosso lugar debaixo do chicote divino.

Nosso castigo não pode ser eterno porque Deus achou um substituto para tomar nosso lugar:

Esses açoites eram meus, que meus pecados mereciam.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment
Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago