Talvez você tenha pensado que esta seria uma palavra motivacional que traria um renovo às suas forças, todavia, não é bem assim, embora você possa vir a se sentir motivado ao lê-la. Esta pode ser uma palavra para você, mas é sobre mim.
É sobre uma experiência que aconteceu comigo, há alguns anos, e quero compartilhar com você, e fazê-lo saber que sentir desânimo é muito mais comum do que se pensa. Todos entram em situações assim, de sentir-se, em algum momento, desanimados, mas, infelizmente, nem todos acham a saída.
E é disso que quero falar: como saí e, quem sabe, isso pode lhe servir de norte e ajudá-lo a vencer o seu desânimo. Acredite: mesmo parecendo improvável, a vitória é possível.
A história é assim: após um período difícil em Natal/RN, onde morava, lá pelos idos longínquos do século passado (risos), quando amarguei um período de desemprego e desilusões, mudamo-nos para o interior do Mato Grosso, numa pequena cidade no coração da Amazônia Legal, de meros 6.000 habitantes.
Toda mudança traz uma expectativa de melhora, de algo novo acontecendo, de mudança do quadro anterior, negativo, para um mais positivo.
Entretanto, essa expectativa não se confirmou. Sair de uma capital de estado, com população metropolitana de quase 800.000 habitantes para uma cidade pequena, encravada no meio de florestas, rios e fazendas de gado, não tinha de ser diferente, não é mesmo?
Pensando por esse lado, é o acontece, às vezes, conosco: saímos do lugar de conforto, apesar de o único conforto que temos é poder dizer que estamos ali, e, de repente, sermos lançados no turbilhão de mudanças involuntárias e traumáticas para nos vermos dizendo a nós mesmos – acabou, agora cheguei ao fim da linha, é o fim.
Nesses momentos de angústia, nas encruzilhadas que a vida nos leva, onde a opção é apenas ser mais um, aguardando uma mudança nos ventos, de contrários a favoráveis, que nunca chegam, é que vemos até onde conseguimos manter nossos valores, nossas convicções e perseverar em nossos objetivos.
Está gostando do post? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
No meu caso, apesar desse palavreado bonito do parágrafo anterior, sinto-me obrigado a confessar que, depois de uma espera que julgava interminável, cheguei ao ponto de dizer: “agora chega! cansei! vou jogar tudo pro alto e desistir… eu não suporto mais!”
Então, naquela casinha de madeira em que morava, ladeada por uma rua poeirenta e sem asfalto, dividindo o pequeno quarto com mais 2 irmãos, abri a janela que dava para a rua e comecei a me lamentar com Deus, expondo, do fundo do meu coração, as mágoas já tão enraizadas que me consumiam e ardiam dentro de mim.
Falei tanta coisa, tanta que nem me lembro mais, mas o tema era recorrente: vi-me, novamente, a lançar-Lhe em rosto Suas promessas que nunca chegavam, que nunca aconteciam, que nunca se cumpriam.
Após vários minutos de discussão silenciosa, de um monólogo passivo, onde disse tudo o que estava em meu coração que, se fosse dito a um amigo comum, a amizade teria encontrado seu fim ali mesmo, terminei minha oração (oração ?) com uma frase meio que debochada e desacreditada:
“bom, Jesus, eu falei tudo o que eu queria te falar, agora, se o Senhor tem alguma coisa que queira me falar, pode dizer. A tua Palavra tá aqui na minha mão (a Bíblia) e, se o Senhor quiser me dizer alguma coisa, estou aqui pra Te ouvir”.
Ridículo, não é mesmo? Um rapaz esclarecido, beirando os 30 anos, formado, no meio do nada, falando para um céu silencioso, tendo apenas por testemunhas as estrelas ou uma outra arara ou marreca-d’água que passava, voando e gritando, segurando um livro de capa preta na mão, apontando pro céu e bramando:
Responda, Deus, se tiver coragem! Se fosse outro me contando isso, eu poderia muito bem dizer: “tá faltando um grau para o hospício e sobrando outro para a besteira“.
Então, como quem não quer nada, abri a esmo o livro da capa preta, para achar, entre as folhas brancas, salpicadas de uma negra tinta, as seguintes palavras, que caíram como uma bomba em meu já despedaçado ânimo infantil:
Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse:
Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2. 1-3
Bem, depois dessa, fiquei sem palavras… não sabia mais o que dizer, sinceramente. A única coisa que consegui balbuciar foi: “bem, entendi o que o Senhor quer de mim, mas eu não tenho mais forças para seguir em frente. Só se o Senhor mesmo renovar minhas forças, senão eu não vou conseguir”. Já era tarde, acho que passava da meia-noite, e fui dormir.
E sonhei…
O sonho foi, mais ou menos, já faz tempo (2001), assim:
Eu me vi em uma corrida de motocross, em um circuito oval. Eu já estava concluindo o circuito, ou seja, era a última volta e, numa curva, vi 3 pessoas olhando agressivamente para mim, e disseram uns aos outros: “ele vai conseguir, temos que impedi-lo!”.
Então notei que 2 deles saíram dali e, quase que imediatamente, surgiram 2 motoqueiros na pista, por uma entrada lateral. Esse 2 motoqueiros se postaram junto a mim, um de cada lado, e me forçaram a ir por um determinado trecho da pista que era muito ruim, com obstáculos estilo “costelas-de-vaca“, que são ondulações nas estradas de terra, muito chatas para quem viaja de carro ou de moto.
Confira na imagem abaixo:
Bom, você já deve estar imaginando como foi “trepidante” essa parte do sonho… O negócio foi tão violento, porque as costelas deviam ser de elefantes, e não de vacas, que, após sair desse trecho, que acabava a apenas alguns metros antes da linha de chegada, caí exausto da moto.
Simplesmente despenquei no chão, totalmente vendido, vencido e vulnerável, sem ânimo nem pra piscar que fosse.
Então, aproxima-se de mim um fiscal de prova (assim me parecia, quase como um anjo), e me pergunta o que eu estava fazendo ali no chão, deitado, próximo da chegada. Revoltadíssimo da silva, eu perguntei pra ele: “mas, você não viu o que eles fizeram comigo?”.
Ele nada respondeu, apenas olhou para a frente, para a linha de chegada, alguns metros adiante de mim e, com o olhar, me disse: “não importa, o que interessa é você chegar até o fim; avance, falta pouco para chegar ao fim”. Interessante como um olhar pode nos animar, não é mesmo?
Não me restando outra alternativa, arrastei-me alguns metros, literalmente esgotado e, com a ponta dos dedos, toquei na linha de chegada. É só até onde me lembro do sonho, e também é o que vale a pena ser lembrado.
Ao acordar, pela manhã, desempregado, desiludido, desesperançado e endividado, percebi que não havia outra alternativa: deveria avançar, independentemente do que ocorreu ou do que ficou para trás. Você já se sentiu assim também, desanimado pelas circunstâncias, pelas traições, pelo passado?
Sim, eu sei, é difícil… e as lágrimas, quentes, que rolam pela face, não nos deixam esquecer isso facilmente. Mas, avance. Siga em frente. A chegada é logo ali.
Sabe, uma coisa que me deixou encucado: eu estava em uma corrida que não havia outros competidores. Era apenas eu correndo contra mim mesmo. E é assim na vida: seja em concursos, seja em outras áreas, concorremos conosco mesmos.
Se avançamos, vencemos nossos limites. Se desistimos, perdemos para nós mesmos. Nesta corrida da vida, somos eu contra mim mesmo, ou eu me venço ou eu me perco.
Levantei e fui ler a Bíblia, na leitura devocional matinal. Sabe qual era a leitura programada do dia?
Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.27 a 31
Não desista. Os anos que morei naquela casinha de madeira ajudaram a moldar meu caráter e foram importantes para me capacitar para estar onde estou hoje, em um dos melhores órgãos do país, na capital federal.
É o que sempre costumo dizer: se eu consigo, qualquer um consegue, se não desistir.
Deus te abençoe.
Soli Deo gloria.
Gostou? Avalie (clicando em Gostei, nas Estrelas, Curtindo, +1) ou deixe seu comentário, aqui no Desafiando Limites.
E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
View Comments
Quanta hipocrisia se Deus estivesse realmente incomodado com alguém não existia tanta maldade,fome,miséria e meus pedidos seriam ouvidos desde que entrei para o evangelho.
Estou cansado de ouvir ver que vai ser diferente que vai melhorar que tudo vai dar certo e etc.....
Então estou cansado disso muito frustrado com tudo.
parece que vc entrou no evangelho mas o Evangelho ainda não entrou em vc...
Hoje pensei em desistir jogar tudo pro alto mas Deus fez com que eu entrasse no seu blog nem sei como vim parar aqui mas nessa madrugada sei que Deus está me dizendo não desista...obrigado Deus!
Em 2002 perdi meu emprego e minha esposa tambem, entao fomos obrigados a ir morar na casa da sua mae, pois pagavamos aluguel, sabemos que morar na casa do outros e nao e facil, sempre ha palavras de ofensas e te jogam na cara o favor..Em 2003 nos convertemos em uma igreja evangelica e ai passamos a seguir a Cristo e entao nos dedicavamos um tempo a ir na igreja orar e buscar a Deus em nossos coracoes...2006 minha mae faleceu fiquei muito mal periodo dificil pois ela estava doente muito doente passei dias horriveis no hospital nunca esqueci isso foi um choque muito grande para superar....Ficamos morando na casa da minha sogra de de 2002 ate 2008 nesse periodo arrumei emprego e trabalho na area de tecnologia desde meus 24 anos ...e nesse periodo de trabalho fizemos economias e conseguimos dar entrada em uma boa casa que ela mesmo escolheu..Minha esposa ja tivera um primeiro casamento e tinha 2 filhos pequenos..Mudamos para a nova casa em 2008 e seguiamos nossa vida..Em 2009 fiquei sem emprego dificuldades financeira prestacao da casa e do carro nossa que tristeza, mas sempre buscando ao Senhor, no mesmo ano consegui ingressar em uma empresa Multinacional e ai nossa vida ficou melhor pois conseguimos quitar nossas dividas e acertar nossas contas..O ano de 2010 foi maravilhoso para todos nos...Mas eu nao contava com que estava em meu caminho e o que ia acontecer pois minha esposa estava com cancer e ela ja fazia tratamento a mais de 7 anos e em Abril de 2011 ela faleceu...perdi o chao perdi tudo e agora o que fazer...no mesmo ano meus enteados agora ja crescidos foram viver com o pai biologico e eu fiquei naquela imensa casa sozinho por quase 1 ano...a minha vida era de choro e completa tristeza....ia dormir e nao sabia se era dia ou noite...ficava em um quarto deitado no chao pois nao tinha forcas para nada..somente lagrimas lagrimas e infinita tristeza na alma e no coracao...Nao deixei a igreja pois era o meu suporte pois senao estaria morto de verdade buscava a DEUS em todos os momentos, mas quando estava em casa era desolamento, solidao, deserto e mais deserto...Nao conseguia mais nada...perdi o emprego quase perdi a casa o carro e quase perdi a cabeca pois andava como se fosse um zumbi....nao tinha referencia mais de nada...Mas o Senhor me guiava a todo tempo....nao deixava de mal me acontecer pois morava sozinho numa casa de boa aparencia....A cada dia nao tinha forcas para seguir ainda mais sem emprego e sem ninguem para conversar pois familia so e bom na fotografia fora isso nada mais...Somos em 9 irmaos mas nesse periodo nunca recebi uma ligacao deles sobre minha situacao...uma palavra de conforto e consolo nada nada mas nao tenho magoas de ninguem pois DEUS nao quer isso...Anos se passaram ainda tenho lutas muitas lutas..Ainda passo o sufoco de estar sem emprego mesmo sendo qualificado passo por isso pois quando entro em uma empresa faco amizade facil e ajudo a quem precisa, mas sempre me confundem pois os demais me veem como uma pessoa que conhece muito do que faz e pensam que posso ser uma ameaca para elas e ai vem muitas vezes a injustica...ainda passo por isso, mas recorro a DEUS para isso pois sei que as pessoas perderam uma coisa nessa vida o AMOR pelo proximo...Nao e facil hoje estamos em 2016 e com a crise no pais fui acometido disso novamente..Tente entender minha situacao perdi minha mae em 2006, fiquei viuvo em 2011 , 2015 perdi o emprego e 2016 tambem...Como recorrer ao Senhor, como, nao desistam tao facil dos seus objetivos, somente olhem para tras para ver o quanto voce ja andou...Esperar em DEUS tem que ter FÉ e paciencia pois nossa vida estamos sujeitos a tempo , espaco e circunstancia, entao nao jogue a tolha assim seja forte..Eu tive que buscar forca em DEUS pois disse ao Senhor que a forca nao vir de ti eu com certeza vou perecer diante das tribulacoes dessa vida entao me ajude na minha caminhada..Hoje moro sozinho nao e facil nao, estar nao e viver so, pense nisso e uma condicao que voce coloca na sua vida, isso nao quer dizer que tranquei minha vida, de jeito nenhum..estou vivo, saudades da minha esposa e eterno, nao sai e nunca saira, mas o que fazer quando a vida prega essas coisas..Orei pela cura da minha esposa,mas DEUS sabe quando iremos partir desse mundo somente Ele ninguem mais..Desejo a todos voces muita forca e esperem no Senhor e ele fara a sua parte e lhe trara bons dias de alegria nessa vida, seja uma pessoa que tenha compaixao dos outros, amor, amizade e fraternidade..
Boa tarde
Em 2002 perdi meu emprego e minha esposa tambem, entao fomos obrigados a ir morar na casa da sua mae, pois pagavamos aluguel, sabemos que morar na casa do outros e nao e facil, sempre ha palavras de ofensas e te jogam na cara o favor..Em 2003 nos convertemos em uma igreja evangelica e ai passamos a seguir a Cristo e entao nos dedicavamos um tempo a ir na igreja orar e buscar a Deus em nossos coracoes...2006 minha mae faleceu fiquei muito mal periodo dificil pois ela estava doente muito doente passei dias horriveis no hospital nunca esqueci isso foi um choque muito grande para superar....Ficamos morando na casa da minha sogra de de 2002 ate 2008 nesse periodo arrumei emprego e trabalho na area de tecnologia desde meus 24 anos ...e nesse periodo de trabalho fizemos economias e conseguimos dar entrada em uma boa casa que ela mesmo escolheu..Minha esposa ja tivera um primeiro casamento e tinha 2 filhos pequenos..Mudamos para a nova casa em 2008 e seguiamos nossa vida..Em 2009 fiquei sem emprego dificuldades financeira prestacao da casa e do carro nossa que tristeza, mas sempre buscando ao Senhor, no mesmo ano consegui ingressar em uma empresa Multinacional e ai nossa vida ficou melhor pois conseguimos quitar nossas dividas e acertar nossas contas..O ano de 2010 foi maravilhoso para todos nos...Mas eu nao contava com que estava em meu caminho e o que ia acontecer pois minha esposa estava com cancer e ela ja fazia tratamento a mais de 7 anos e em Abril de 2011 ela faleceu...perdi o chao perdi tudo e agora o que fazer...no mesmo ano meus enteados agora ja crescidos foram viver com o pai biologico e eu fiquei naquela imensa casa sozinho por quase 1 ano...a minha vida era de choro e completa tristeza....ia dormir e nao sabia se era dia ou noite...ficava em um quarto deitado no chao pois nao tinha forcas para nada..somente lagrimas lagrimas e infinita tristeza na alma e no coracao...Nao deixei a igreja pois era o meu suporte pois senao estaria morto de verdade buscava a DEUS em todos os momentos, mas quando estava em casa era desolamento, solidao, deserto e mais deserto...Nao conseguia mais nada...perdi o emprego quase perdi a casa o carro e quase perdi a cabeca pois andava como se fosse um zumbi....nao tinha referencia mais de nada...Mas o Senhor me guiava a todo tempo....nao deixava de mal me acontecer pois morava sozinho numa casa de boa aparencia....A cada dia nao tinha forcas para seguir ainda mais sem emprego e sem ninguem para conversar pois familia so e bom na fotografia fora isso nada mais...Somos em 9 irmaos mas nesse periodo nunca recebi uma ligacao deles sobre minha situacao...uma palavra de conforto e consolo nada nada mas nao tenho magoas de ninguem pois DEUS nao quer isso...Anos se passaram ainda tenho lutas muitas lutas..Ainda passo o sufoco de estar sem emprego mesmo sendo qualificado passo por isso pois quando entro em uma empresa faco amizade facil e ajudo a quem precisa, mas sempre me confundem pois os demais me veem como uma pessoa que conhece muito do que faz e pensam que posso ser uma ameaca para elas e ai vem muitas vezes a injustica...ainda passo por isso, mas recorro a DEUS para isso pois sei que as pessoas perderam uma coisa nessa vida o AMOR pelo proximo...Nao e facil hoje estamos em 2016 e com a crise no pais fui acometido disso novamente..Tente entender minha situacao perdi minha mae em 2006, fiquei viuvo em 2011 , 2015 perdi o emprego e 2016 tambem...Como recorrer ao Senhor, como, nao desistam tao facil dos seus objetivos, somente olhem para tras para ver o quanto voce ja andou...Esperar em DEUS tem que ter FÉ e paciencia pois nossa vida estamos sujeitos a tempo , espaco e circunstancia, entao nao jogue a tolha assim seja forte..Eu tive que buscar forca em DEUS pois disse ao Senhor que a forca nao vir de ti eu com certeza vou perecer diante das tribulacoes dessa vida entao me ajude na minha caminhada..Hoje moro sozinho nao e facil nao, estar nao e viver so, pense nisso e uma condicao que voce coloca na sua vida, isso nao quer dizer que tranquei minha vida, de jeito nenhum..estou vivo, saudades da minha esposa e eterno, nao sai e nunca saira, mas o que fazer quando a vida prega essas coisas..Orei pela cura da minha esposa,mas DEUS sabe quando iremos partir desse mundo somente Ele ninguem mais..Desejo a todos voces muita forca e esperem no Senhor e ele fara a sua parte e lhe trara bons dias de alegria nessa vida, seja uma pessoa que tenha compaixao dos outros, amor, amizade e fraternidade..
oi Fernando.
meu irmão, que provas hein! que o Senhor lhe conceda forças pra vencer e seguir em frente, em nome de Jesus.
abs, e obg por comentar.
É interessante como Deus usa meios inimaginaveis para nos atrair a Si e nos manter de pé!
Como muitos outros, digitei no google o que sentia e fui direcionada pra cá. Glórias a Ele!
Obrigada por ter dedicado algum tempo relatando sua experiencia, pois vc foi usado por Deus.
oi Mileni, que o Senhor abençoe sua vida de forma especial e agradeço seu comentário, amém?
abs!
Ta difícil parece que to no meu limite, não aguento mais, vontade de fazer uma beteira mas não faço pq tenho meu filho ele precisa de mim, apesar de ser um homem já, mas imaturo demais, já estou com quase 50 anos, tenho que sustentar todo mundo aqui, e mesmo assim sou errada, sou ruim, tenho uma mãe manipuladora que gosta de jogar uns contra os outros, se faz de vitima, sempre me xingou e tratou mal e sempre relevei, para a situação não ficar pior, só peço a Deus força e coragem para sair daqui largar essas pessoas me cuidar, deixar esse ranço e ser feliz eu e meu filho, largar mãe irmãos, nunca tive uma mãe de verdade, não me lembro de nenhum beijo ou abraço dela quando eu era criança, to cheia me ajuda Jesus socorre a mim e meu fllho, urgente!!!
que o Senhor lhe conceda força para continuar lutando e vencer essa situação difícil, Jacyra.
oi gostei muito do seu blog, bom estou passando por uma situação que eu e meu marido queremos desistir, mais nossa fé em Deus é maior e com seu blog vejo que nao devemos desistir,mais minha situação é: meu marido estava desempregado nada dando certo no ultimo emprego se machucou duas vezes e o pior é que nao tinha carteira assinada e tals, estou gravida de 6 meses glória a Deus nao precisamos de nada para nosso filho, mais enfim ele começou numa bicicletaria e logo após o seu patrão quiz vender a oficna para meu marido meu marido aceitou demos o carro e falta dar mais 5 mil, ok só que o patrao dele disse que o aluguel estava pago, mais nao esta ele e o patrão dele sao socio e nos temos que tirar do nosso para pagar o aluguel sabe nada esta dando certo, e nós queriamos desistir mais com o seu blog acho melhor nao vamos manter a fé em Deus pois ja entregamos nossas vidas a ele... Seja o que ele quizer estou em lagrimas lendo seu blog muito obrigada coloquei no google palavras de Deus para desistir e apareceu seu blog e acho que é Deus falando comigo, então se Deus diz para nao desistir nao desistirei.......
My recent post 6 de Fevereiro – A surpreendente travessia do rio
Deus abençoe sua vida, Tainara, juntamente com seu marido! mas, mesmo q dessa vez não dê certo, o importante é saber que Ele está com vcs e que o fim das coisas é melhor do q o seu início.
abs, e obg pela visita e comentário.
Olá, que texto poderoso tirou o q tava me matando a agora mesmo rs, resumindo: professora em ciências da religião há 4 anos e estou muito insatisfeita até sinto falta de ar, angústia e desanimo quando da a hora, o dia de ir trabalhar. Sou apaixonada com dança mas n corri atrás tenho 28 anos e sonho em realizar isto de alguma forma já tentei fazer aulas de balé mas a grana tava curta afinal uma tristeza pouca a outra agora reduzi minhas dúvidas p investir na dança. Não aguento mais a sala de aula conto os minutos p acabar e quando fico apenas 50 minutos me sinto tão mal, c vontade de gritar, de chorar de morrer ainda mais quando algum alunos pirraçam, atrapalham minhas aulas. Me sinto impotente e falto muitas aulas quando a angústia invade. Luto p n tomar conta de mim, luto p realizar meu ideal e fazer o q amo. Sou católica e esse texto me fez ter mais certeza do amor de Deus por mim, p eu ter paciência e aguentar até esse fim de ano. Ano q vem posso até dar conta ou pedir demissão não sei, essa parte entregou a Deus e farei minha parte. Vou lutando e rezando!!! Obrigada pelo testemunho, pela lição e pela ajuda... Simbora p escola!!! Abraço Jesus te abençoe!!
obg pelo comentário, Sabrina!
que o Senhor te abençoe e te dê graça e força pra seguir em frente, amada!
abs,
Post muito bom, palavras sábias e motivadoras, e por mas que as promessas de Deus demore, ter fé e perseverar que um dia ela vai chegar.Que Deus te abençoe pelas palavras.
amém, amada!
obg pelo feedback.
abs!
Hoje pensei em desistir, jogar tudo para o alto e seguir um caminho que Deus não preparou pra mim. Pensei nisso, pois não estou conseguindo fazer a vontade de Deus. Então joguei no google a frase: " Vou desistir de tudo" e apareceu seu blog. Tenho certeza que é Deus falando comigo, pois nas milhares de opções que apareceram, resolvi ler seu blog. Entendi que não devo desistir, mas confesso que está difícil.
eu sei como é, Pri...
foi assim que me senti quando Deus me mandou seguir em frente. mas, olhando hoje a decisão de continuar em frente, mesmo sendo difícil, vejo que foi a melhor coisa que eu poderia fazer.
siga em frente, peça forças e deixe Deus guiar seus passos, ok?
abs, paz.