Demonstrando a Trindade para um judeu

Nós, cristãos, somos comumente tachados de politeístas pelos judeus e pelos muçulmanos. Embora discorde do rótulo, reconheço que eles têm suas razões para nos ver assim, e listo, entre as principais e maiores, as seguintes:

1- o ramo católico do cristianismo, com sua adoração infindável de imagens e veneração aos santos e, que, in my humble opinion, constitui-se SIM em politeísmo e idolatria (mas isso é assunto para outro post);

2- entender como um Deus se revela em 3 pessoas não é a coisa mais simples do mundo de ser assimilada e, confesso, às vezes, também tenho essa dificuldade. Se eu não me relacionasse com o Senhor de forma íntima, se não me sentisse filho do Pai, se não conhecesse Jesus, nem sentisse a presença gloriosa do Espírito habitando em meu ser, provavelmente me sentiria incapaz de aceitar isso (a Trindade) também.

Entretanto, neste post, propus-me a tentar demonstrar – leia novamente: demonstrar, ou seja, não quero convencer, enfiar goela abaixo de ninguém o que penso e creio, mas tão-somente apresentar uma forma de pensar que merece ser considerada, nada mais – com seria possível verificar a Trindade, tomando por base os textos do Antigo e Novo Testamentos, onde o próprio Deus teria se revelado.

Apenas a título de esclarecimento aos não afetos à doutrina da Trindade, ela, basicamente, afirma que há UM Deus, mas que preexiste e subsiste em TRÊS pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Complicou, né… é, eu sei, mas calma, não desista ainda.

Talvez você tenha chegado aqui por vários motivos: se cristão, curiosidade; se judeu, indignação e/ou curiosidade… risos

Bem, assumindo que você é judeu e está pronto para me apedrejar morrendo de curiosidade para saber como a Trindade pode ser demonstrada a um judeu, vamos lá.

Como reconheço não ser tão bom com as palavras como gostaria, tentei desenhar para me fazer entender melhor (clique nas imagens para ampliar, se tiver alguma dificuldade, favor deixar registrado nos comentários, ok?).

Uma rápida explicação: Trindade vem de três, três pessoas, igualmente divinas, soberanas e incriadas (não-criadas, mas Criadoras), logo, o triângulo é uma boa representação para ilustrar minha idéia.

Agora, meu texto preferido para demonstrar a Trindade atuando em conjunto. Não, pensou errado, não está no Novo Testamento (ou Escrituras Gregas Cristãs), está bem sedimentado no maior, literalmente, livro profético do Antigo Testamento, o livro do profeta Isaías, observe:

Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o SENHOR Deus me enviou a mim e o seu Espírito.

Isaías 48.16

[minha explicação: leia os versos anteriores ao 16 e vai descobrir, naturalmente, que a Pessoa que fala detém, irrefutavelmente, atributos divinos. Então, o narrador agora afirma que o SENHOR Deus o enviou, junto com o Seu (dEle) Espírito. Bem, se o Deus da Bíblia não é formado por 3 Pessoas distintas, Ele tem um sério conflito de personalidade, para não dizer Tripla personalidade… risos]

Agora, observe o seguinte: a existência de Israel só pode ser considerada um milagre, e quem é judeu (israelita, hebreu, etc.) vai entender o que quero dizer, mesmo porque é um caso único na história.

Sem querer entrar no mérito das origens, da forma e de outras questões obscuras (falo da Estrela de Davi), quero chamar a atenção para algo que os judeus conhecem e creem: que Israel, como nação, ainda existir, é resultado direto da ação do Eterno.

Agora, caro filho de Abraão, olhe para o símbolo de seu país/nação, e compare com a última imagem, que mescla Antigo e Novo Testamentos.

Dois triângulos que se sobrepõem: a Trindade ontem e hoje

Compreendeu, agora?

Shalom, Adonai.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

  • Wally,
    Obrigada por partilhar conosco esta reflexão sobre a Trindade divina. Com certeza ela esclareceu muitos pontos a cerca do assunto, as ilustrações foram ótimas.

    Paz em Cristo,

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago