Dias atrás, escrevi um post refutando alguns argumentos do Hermes Fernandes, um dos editores do Genizah.
O assunto era sobre visões escatológicas, e você pode ler mais sobre clicando aqui, mas não cheguei, estritamente falando, a atacar a visão dele sobre a interpretação profética, mas apenas os argumentos que ele utilizou para atacar a visão (ou a maior parte) do que creio.
Todavia, ele fez uma crítica muito pertinente e perspicaz, diga-se de passagem, a alguns pregadores da prosperidade que – dizem eles – advogam o dispensacionalismo, e foi mais ou menos assim: esses pregadores [da teologia da prosperidade] que ficam dizendo que Jesus vai voltar a qualquer momento e ficam construindo templos suntuosos e gastando milhões com frivolidades, que tipo de evangelho estão pregando? Bem, não foram essas as palavras, mas o sentido foi bem próximo a esse, e talvez esteja um tanto impregnado com as minhas também, mas você pode tirar a dúvida vendo a frase original no post linkado.
Em resumo, a crítica do Hermes, nesse ponto, é mais do que acertada, sem sombra de dúvidas, e quero ratificá-la também.
Então, já que estamos falando de arrebatamento, o que esses líderes da teologia da prosperidade estão fazendo não é anunciar o Arrebatamento, mas estão é fazendo um Arrematamento da igreja, no melhor estilo “quem dá mais? quem dá mais?”. Sim, esses líderes eclesiásticos estão Arrematando a igreja, vendendo as almas e alugando a fé.
Agora, sejamos francos: um profeta da prosperidade que vive suntuosa e regaladamente, esbanja recursos das ovelhas e se porta arrogantemente, principalmente quanto às críticas, ele está esperando a volta iminente do Senhor? Não, claro que não. Sabe com quem ele se assemelha? A este daqui:
Mas, se aquele servo disser consigo mesmo:
Meu senhor tarda em vir,
e passar a espancar os criados e as criadas,
a comer, a beber e a embriagar-se,
Lucas 12:45
De fato, podemos até dizer que esses pregadores da prosperidade, prosperidade essa que parece funcionar só para eles, ressalte-se, não mais acreditam na volta iminente do Senhor, quiça SE Ele vai voltar. Não, ouso dizer que quem prega a teologia da prosperidade não está preocupado com a volta do Senhor, nem preocupado também se um dia há de prestar contas a Deus sobre seus atos.
Agora, vamos ilustrar novamente o momento em que outro pregador da prosperidade arrecada recursos para suas “obras”. Observe bem a “figura”:
Quem, realmente, espera a volta do Senhor (sem entrar no mérito das várias interpretações)? É quem canta e crê como diz nesse hino a seguir, esperando morar na Nova Jerusalém.
É uma relíquia, e graças a Deus pelo youtube.com, que nos permite reviver certos momentos inesquecíveis e que não voltam mais.
Deleite-se ao som mavioso desses acordes celestes.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
View Comments