Recebi uma newsletter do Pavablog onde, entre outras bobagens (maldade, ela também tem coisas boas), tinha a seguinte chamada:
Vida em abundância
“Jesus era um grande bon vivant” (Paulo Coelho, escritor).
Bem, de “boa vida” o ilustre e renomado (sem entrar no mérito da qualidade escriturística, claro) escriba deve entender. Agora, de Jesus, pouco ou nada ele deve saber. Se é proposital ou acidental essa sublime ignorância, não vem ao caso.
Apenas quero refletir sobre a afirmação em si que, de firme, não tem nada. Ora, a vida abundante que Jesus prometeu era essa a que Paulo Coelho faz referência? Mas, não mesmo.
Antes, vejamos o que vem a ser “bon vivant“:
Tradução livre: uma pessoa que adora as coisas boas da vida, especialmente boa comida e bebida.
Sabendo o que é ser um bon vivant, vejamos se Jesus se enquadra no conceito apresentado pelo ilustre escritor:
Jesus gostava de boa comida: e quem não gosta? Tirando uma ou outra pessoa fora da curva, que goste de jiló e bebe chá de boldo (ok, só quando a digestão não está indo bem), todos gostam de boa comida. Apesar de ter havido casos de refeições onde Ele estava presente, os momentos mais marcantes da experiência gastronômica do Mestre foi quando Ele ficou 40 dias sem comer (e o cão ainda lhe ofereceu pedra em lugar de pão), e, no fim da vida, pediu algo para beber e lhe ofereceram vinagre.
Você seria considerado bon vivant se ficasse sem se alimentar por mais de 1 mês e, no final, lhe oferecessem o “pão que o diabo amassou”? Se a bebida que você tivesse à disposição fosse a borra do vinho (vinagre)? E veja você que Jesus transformou água em vinho sem miséria alguma, afinal foram centenas de litros (confira aqui).
Se ainda resta alguma dúvida sobre a “boa vida” de Jesus, vou encerrar com 2 exemplos, um falado e um mudo:
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Lucas 9:58
Veja qual foi a “boa vida” que Jesus convidou a levarmos:
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24
Sentiu o “peso da responsa” nas costas? E você pensava que era brinquedo? Não é brinquedo não, levar a cruz…
Bem, se fosse para avaliar a qualidade literária do aprendiz de mago Paulo Coelho por essa afirmação, penso que ele estaria mal na fita, mas pode ter sido um mau momento dele, afinal, não é possível que a legião de leitores dele esteja tão iludida, ou é?
Postou wally, admirado como um membro da Academia Brasileira das Letras pode ser tão “iletrado” em certos assuntos importantes, como o da vida abundante, aqui no Desafiando Limites.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
View Comments
Jesus comia, Jesus bebia, mas ele ser um bon vivant já é exargero. A imagem de Jesus com a coroa de espinhos com certeza é triste mas nos faz refletir por tudo o que ele passou para nos salvar. Gostei da imagem do bon vivan. Posso usar ela? rs
Só não entendi o porquê de malhar o "Judas"(no caso o Paulouco elho) é alguma estratégia de marketing? rs Nunca li nenhum livro dele, mas pra vender tanto deve ter alguma coisa inteligente nos livros dele. Realmente a frase dele sobre Jesus foi infeliz, a não ser pela parte do grande, porque com certeza ele tinha mais de 1,80m. rs Eu to rindo mas é sério tá, exceto esta parte do 1,80m, talvez eu esteja fazendo um comentário infeliz. Só falta aquela parte de vender milhares de livros, rs. Parabéns pelo blog
Augusto
augustolsc@hotmail.com
obg por comentar, amado.
fique à vontade.
abs, apz.
por nada