O filme Nosso Lar tem sido um sucesso estrondoso, num país de pouca produção e projeção cinematográfica local.

De fato, a produção reveste-se de uma grandiosidade de causar inveja a outras produções contemporâneas. A fórmula de fazer filme baseado em livro de romance/ficção que fez sucesso já é manjada, mas não deixa de ser vitoriosa, pelo menos até enquanto essa fórmula não se esgotar.

Como não assisti o filme, nem tenho pretensão de fazê-lo, vou declinar em fazer uma análise da obra, e meu questionamento se dará, basicamente em relação à foto de divulgação do filme:

Banner de divulgação

Meu questionamento é simples:

por que, ora bolas, a cidade celeste tem a forma que lembra um pentagrama invertido?

Compare com um pentagrama e veja se não parece mesmo:

Há vários significados para ele… quase todos esotéricos

Por questão de honestidade, é preciso reconhecer que o que está no banner de divulgação NÃO é um pentagrama exato, é um HEXAGRAMA (estrela de 6 pontas, tal como vista na bandeira de Israel). Entretanto, a 6ª ponta é sutil, quase imperceptível, ficando em evidência as pontas que formam o pentagrama.

Sem querer fazer mais ilações, apenas a curiosidade mesmo, veja uma imagem [pessimamente] editada do banner e outra de um ritual no filme 9 – the salvation, que já abordamos um pouco aqui.

Percebe como pentagrama pode ser facilmente visualizado?

A fogueira iniciou-se no centro. Consegue perceber a semelhança?

Agora, por que me posiciono contrário à doutrina espírita? Simples:

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? Isaías 8:19

Veja que diferença há entre essa cidade (“Nosso Lar”) e a Jerusalém Celestial:

Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. Havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros. A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. Apoc 21. 10-16

E você, qual cidade vai escolher para passar a eternidade?

Mais um post tentando criar reflexões úteis aos leitores, aqui no blog Desafiando Limites.

Se gostar, clique em Gostei, para que o post saia na lista dos mais votados, ou comente o que achou, elogiando, sugerindo ou criticando.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

  • Vou ser sincero, não vou querer só agradar alguém, ratificando pensamento falseado. Tudo o que vi, não tem fundamento, as coisas de DEUS, não chega nem perto dessas conjecturas. Sinceramente, não encontrei algo que despertasse interesse, que, senti uma perca de tempo. As filosofias, e as fantasias humanas, se equiparam aos filmes fantasiosos, as novelas da v ida, que, buscam uma história inicial verdadeira, e a converte numa grande mentira, estou dos DEZ MANDAMENTOS, a novela, em 99%, fantasia, que, agrada a todos.

  • Manezão, se nega a ver o filme pra ficar inventando coisa sobre a capa? Dá licença né meu amigo, e ainda vem falar que está criando reflexões úteis? Deixa de ser ignorante.

  • Mais uma vez, satilde;o soacute; repeticcedil;otilde;es!! o hexagrama ou pentagrama se repetem sim, ...mas e essa velha histoacute;ria de repetir a mesma passagem biacute;blica? Elas satilde;o usadas desde para curar dor de calos ateacute;.....
    Com quem estaria falando DEUS quando a biacute;blia diz:
    FACcedil;AMOS o homem agrave; NOSSA imagem e semelhanccedil;a????
    Tudo eacute; de um CRIADOR acute;primordial, mas eu na minha humilde ignoracirc;ncia, suspeito que ele aceita muitos caminhos para que diferentes seres cresccedil;am de diferentes maneiras
    E vc?? eacute; o juiz?? vc sabe qual religiatilde;o eacute; certa ? qual eacute; errada?
    Se o CRIADOR natilde;o desejasse vaacute;rios caminhos ELE os eliminaria , natilde;o acha???

    A Maior e Melhor religiatilde;o eacute; a que te serve, te faz melhor hoje! Nada impede que um dia conheccedil;a outras e descubra complementos uacute;teis em cada uma delas
    Se todos os seres humanos soacute; caminhassem pelo mesmo caminho equivaleria a dizer que todos pensam exatamente igual!!
    O CRIADOR das variedades, da multiplicidade, da profusatilde;o, natilde;o eacute; tatilde;o limitado como vc.
    Cresccedil;a!!!

    • Você acertou na mosca quando disse que possui \'ignorância\' no assunto. Obg por comentar e demonstrar que é necessário estudar mais para entender esse assunto.

  • Eu penso que e nosso engano. Fui Espirita e ja fui a casa de Chico Xavier. Estudei a doutrina espririta por anos e outras doutrinas ao redor do Mundo por mais de 20 anos. Uma coisa e certa quem escreveu nosso lar sabe muito bem assuntos ocultos e simbolismo. Hoje tenho minhas duvidas de quem sao essas entidades que falam sobre o Nosso lar. A estrela de 6 pontas e um simbolo muito antigo que remota antes da Babilonia. Na babilonia era usada em sacrificios humanos ao Deus Moloch e ao Deus Baal. Os illuminatis em Bohemian Grove (http://en.wikipedia.org/wiki/Bohemian_Grove) fazem sacrificios ao Deus Moloch (Representado por uma gigantesca Coruja). Nosso Lar possui 6 ministerios com 12 ministros cada formando um total de 72 Ministros. O numero 72 e um numero altamente cabalistico e muito usado no Ocultismo. Entao a minha pergunta: Porque Andre Luiz descreveu o Nosso Lar ligado a todo esse simbolismo oculto? E porque a cidade mantem esse sincretismos com certos Simbolos Babilonicos? O numero 72 tem a ver com o movimento de precessao da Terra. O planeta Terra possui um movimento de piao em que para dar a volta completa em seu eixo isso demora 25920 anos que divididos por 12 vao dar 2160 anos (period de uma era zodiacal - estamos na Era de aquario). Se dividirmos 25920 anos por 360 Graus cada grau no circulo represanta 72 anos. Entao porque todo esse simbolismo no Nosso Lar? Acredito que fomos enganados por aqueles que se dizem da espiritualidade superior. Acredito que nosso Mundo e uma Prisao nao so no Mundo fisico com o nosso sistema socio politico economico mas tambem no Mundo Espiritual ou outras frequencias e que todas doutrinas e religioes sao criadas para manter o Status quo. Somos controlados por seres bidimensionais altamente disimuladors e mentirosos. Entao Nosso engano e nao Nosso lar. Assim como o fenomeno UFO esta conectado ao ocultismo tambem. Para aqueles que acham que estou atacando a Doutrina Espirita por favor estudem a vida de Allan Kardec e sua coneccao com a Loja Maconica de Paris e a Relacao da Maconaria e os iluminatis. O corpo da Doutrina Espirita e de cunho Macon.

    Kayo Bellis

  • Inútil isso aqui, ficam tão preocupados em procurar defeitos e mostrar que a doutrina é inútil, mas se esquecem de se preocupar com caridade. A sua vida ridícula se reduz a uma pífia interpretação digna de pena. Antes de fazer qualquer comentário igual a esse, leia o "Livro dos Espíritos", aí está a codificação da doutrina, e tenho certeza que nenhum desses preconceituosos fanáticos nunca sequer leram uma folha. Pelo comentário hostil, preconceituoso, pejorativo, digo que isso é no mínimo sórdido. Veja bem, você está lidando com um irmão, não com um objeto. Se esquece que pode ofender muita gente e que intenções tão perversas com intuito de imbuir a incerteza em pessoas muitas vezes desamparadas é péssimo. Estude antes de escrever, pois está claro aqui que não houve uma preparação.

    • vamos por partes, como diria um açougueiro (risos):

      "Inútil isso aqui, ficam tão preocupados em procurar defeitos e mostrar que a doutrina é inútil, mas se esquecem de se preocupar com caridade."
      * acusação sem relação com o post e sem provas: "se esquecem... caridade".

      "A sua vida ridícula se reduz a uma pífia interpretação digna de pena. "
      * ataque gratuito, de forma pessoal, e tentativa de desqualificação intelectual e moral...

      Antes de fazer qualquer comentário igual a esse, leia o "Livro dos Espíritos", aí está a codificação da doutrina, e tenho certeza que nenhum desses preconceituosos fanáticos nunca sequer leram uma folha.
      * nova tentativa de desqualificação, agora de ordem moral: "preconceituosos fanáticos"

      Pelo comentário hostil, preconceituoso, pejorativo, digo que isso é no mínimo sórdido.
      * aqui não se sabe se o Henrique está falando de outro comentário ou de seu próprio, apontando a hostilidade, preconceito, pejorações e sordidez... chega a ser hilário ver alguém acusar outro de fazer algo que ele mesmo faz! aprendeu isso com quem, fofo?

      Veja bem, você está lidando com um irmão, não com um objeto.
      * vc deveria ter o mesmo cuidado antes de escrever, Henrique, dando-se conta q está escrevendo para pessoas, e não para objetos... #aff

      Se esquece que pode ofender muita gente e que intenções tão perversas com intuito de imbuir a incerteza em pessoas muitas vezes desamparadas é péssimo.
      * e vc se lembrou que pode ofender, Henrique? e defender a verdade não é colocar dúvidas nas pessoas, é tentar esclarecer. as dúvidas vão prosperar se as convicções não estiverem lastreadas na verdade. #aprenda

      Estude antes de escrever, pois está claro aqui que não houve uma preparação.
      * deradeira tentativa de desqualificação: não sabe do que fala (sem provar isso) e diz que está claro, mas não aponta onde está essa suposta "prova inconstestável"

      bem, o que se viu aqui foi um destilar de mágoa, rancor e veneno em forma de acusações sem sentido, sem provas e sem argumentos coerentes e razoáveis. a despeito de outros que souberam manter o nível, o Henrique dá exemplo vivo e claro de que a doutrina espírita não é garantia de que todos os seus seguidores são pessoas caridosas, respeitosas e que sabem demonstrar amor ao próximo.

      parabéns, Henrique, pela excelente propaganda negativa ao espiritismo... que tal vc começar a viver aquilo que vc diz seguir? se bem não fizer a vc, fará aos que estão ao seu redor, caso vc seja assim com todo mundo e todo o tempo.

      fica a dica: da próxima vez, escreva sem paixão ou sem se deixar levar pela emoção pq, além de escrever coisas reprováveis, vc depõe contra aquilo que se propõe defender, demonstrando - na prática - tudo que um espírita NÃO deve ser.

      ah, e obrigado por colocar o post novamente em evidência.

      ;)

    • Olá Henrique. Grato por deixar seu comentário. Em breve responderei suas ponderações com a honestidade e franqueza que elas merecem.

  • Nao vou escrever muita coisa, se voce e contra a doutrina espirita, tudo bem eu respeito. Mais nao existe apenas um lar depois da morte, existem varios, que voce habitara de acordo com seus atos nessa vida na terra. Meu pai e um grande homem que estuda a doutrina espirita, ja leu mais de 50 livros... a proposito, e um hexagrama e nao um pentagono. O filme nao foi feito por espiritas, portanto nao julge a doutrina pelo filme, que tal começar a ler os livros e adquirir um conhecimento? Nao quero discussao. Desculpe a falta de acentos, problemas no teclado. Quao boa for sua açao de amor na terra, teras uma boa habitaçao temporaria no mundo espiritual, ate reencarnar novamente.

    • oi Thales, boa noite.

      desejo que o Espírito Santo invada sua vida e esclareça seu pensamento e lhe dê entendimento para ser uma nova criatura e possuir a vida eterna.

      abs,

      ;)

  • evangélicos inúteis...no lugar de verem seus pastores que roubam milhares de reais por semana,vão ver a porcaria ke a globo fez com o filme de um livro tão bom...sim,sou espirita,mas não seria por isso que irira defender a religião,já fui católico,evangélico,e agr sou espírita,vão cuidar de suas vidas que o mal está em seus corações...

    e por acaso:

    "qual cidade para passar a vida eterna?"

    vc n deve saber nada sobre espiritismo para dizer isso...aliás,vc n deve saber nem da sua vida,pra dizer da dos outros...

    e nem venha falar de que não está falando de espiritismo,no primeiro momento que vc falou do filme, fiquei indigado pelo que a globo fez com nossa religião,se lesse o livro,saberia que não era assim...

    alías,a globo fode com tudo que é religião que não seja popular...
    tente ir a um centro espírita pra saber como é...
    e por acaso ant,o único ser maligno que vejo aqui é sua ignorancia,aliás,de todos...

    • se o espiritismo precisa de um defensor, vc é justamente quem ele não precisa.

      enquanto eu faço críticas, vc faz ataques e xingamentos.

      se vc já foi católico e até evangélico, graças a Deus que não é mais, pois se fosse, seria mais um a trazer escândalo ao evangelho.

      só aprovei o comentário pq vc assinou, se tivesse escrito como anônimo, teria jogado no lugar que merece: lixo.

      vê se chama alguém mais gabaritado e que saiba se portar com decência e civilidade para defender o espiritismo, pq vc foi reprovado.

      mas, obg por colocar o post de novo nos top trends.

      =o)

  • Queridos irmãos em cristo, não percamos o nosso tempo, em falarmos debatermos o que é o certo maligno, assim estaremos dando o nosso tempo ao que ao que há de mal, não interessa julgarmos pois só a Deus pertence, seria alertar tb não cabe pois quando está alertando assim continua a perder tempo precioso de sua existência para dissipar o bem e o amor ao próximo, façamos de tudo isso um direito do ser e de sua própria escolha e cuidemos de propagar a fé e o amor. Um abraço fraterno de paz e luz a todos!!

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago