Impressionado com a glória de Deus – p. 1

é no escurinho do cinema-a-a-a-ah… lembra dessa?

O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Isaías 9:2

Você tem desejo de refletir a glória de Deus? Tem certeza? Pense bem antes de responder…

Antes de entrar no assunto propriamente dito, vou fazer uma breve referência à figura que ilustra este post: o lambe-lambe.

O fotógrafo lambe-lambe, também conhecido como fotógrafo de jardim, por utilizar muitas vezes um jardim para o fundo das fotos, é um profissional em extinção. Presente a partir do século XIX nos espaços públicos das cidades brasileiras, teve um papel importante na popularização da fotografia no Brasil.

Existem algumas explicações para a origem do termo: lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la. Ou a origem pode estar ligada ao antigo processo da ferrotipia.

Como surgiu o termo “lambe-lambe”?

A imagem fotográfica convencional é uma imagem de Prata[1]. As emulsões que compõem as películas dos filmes e fotografias, são à base de sais de Prata, sensíveis à luz. O material fotográfico quando sensibilizado na retina de uma câmara fotográfica e submetida à ação de um revelador[2], transforma-se em Prata metálica. Essa estrutura de Prata metálica varia em tons de cinza que vai do preto ao cinza-claro, para a fotografia em preto e branco, proporcionalmente à intensidade de luz recebida pela emulsão durante a exposição.

Para se obter uma fotografia convencional, o processo de revelação, fixação [3] e lavagem[4] são essenciais. A revelação – ocorre quando a película é submetida à solução alcalina, agente capaz de transformar os sais de Prata sensibilizados pela luz em Prata metálica. (Fonte: wikipedia)

Pode parecer apenas saudosismo ou sentimentalismo, mas trazer a figura dessa arte prestes a cair no esquecimento tem muito a ver com ser impressionado com a glória de Deus. Continue lendo e entenda o porquê.

Fotografar, muito além de ser hobby de várias pessoas, principalmente depois do advento e popularização das máquinas digitais, onde você costumeiramente entope seu cartão de memória com fotos que não quer apagar, mesmo estando com elas salvas em seu computador, é uma arte dominada, literalmente, por poucos.

Eu gosto de fotografar, e se eu dispusesse de mais tempo e recursos, talvez até fotografasse bem, embora, sendo sincero, não me faltam tempo e dinheiro para fotografar bem, falta-me talento mesmo. Gostaria de dizer que também sou fotogênico, mas a franqueza me impede de ocultar essa evidente fraqueza.

Fotografar, então, é “escrever com ou por meio da luz“, em palavras simples, já que FOTO = luz e GRAPHOS = escrever. Eu faria uma pequena alteração nessa definição: fotografar seria, para mim, DESENHAR com luz. Fica mais poético e romântico, mas o escrever com luz também é muito interessante.

A Bíblia diz que Deus é luz, e nEle não há treva alguma (1 João 1:5), e que, ao criar o mundo, disse: Haja luz! (Gênesis 1:3), e que antes disso, tudo eram trevas? Você já se imaginou sendo constantemente fotografado por Deus? Já chegou a pensar que o Rei do Universo tenha uma foto sua na cabeceira? Já parou para pensar que Deus gosta de tirar fotos de você? Pois pare e pense, que não é simples argumento sensacionalista de blogueiro em início de carreira, querendo audiência. É real.

Bem, se Deus é Luz, quem seria o negativo, onde Ele imprime sua glória para fazer as fotos? Isso mesmo, sabichão: você. Você é o negativo onde Deus trabalha para fazer Suas fotos, Suas obras de arte eternas. Antes de conhecermos a Deus, nós somos/éramos trevas.

Quando a luz raiou em nós, fomos transformados, e chamados para o Reino de Sua luz (1 Pedro 2:9). Todavia, fazendo menção ao antigo processo de revelação fotográfica, onde as fotos eram reveladas em um quarto escuro, é na escuridão das provas e tribulações que Deus revela o quanto captamos de Sua glória, e esse processo é constante, visto que “somos revelados de glória em glória“, capice?

Ou seja, se a foto não ficou boa, sem problemas, Ele tira outra. Por isso, caro leitor, após ser inundado pela glória e majestade do Senhor, prepare-se para ser levado à escuridão da prova, onde seu caráter cristão será provado e revelado. Lembra que Jesus, após revelar-se em glória aos discípulos, foi ao Gólgota para ser revelado como Salvador do mundo? Pois é…

Mas, para que o negativo seja corretamente impressionado – e marcado – pela luz, é preciso que um pequeno instrumento faça bem sua parte. Ele se chama obturador. Sabe o que é o obturador? Não? É aquele instrumento que simula a íris humana: muita luz, fecha; pouca luz, abre.

Muitos cristãos não sabem utilizar corretamente seu obturador espiritual. Diante de situações onde a glória de Deus é imensa, eles se fecham para novas experiências, e deixam de ficar com a alma marcada pela luz divina. Em outras ocasiões, onde há muita escuridão, não se abrem para procurar a luz da presença gloriosa do Senhor, em meio à prova, acusando-O de estar distante, de ter abandonado Sua criação às escuras.

Não, amado, Ele não te abandonou. Ele o está provando, para que seu caráter seja revelado, para depois, só depois, mostrá-lo ao mundo, como uma foto única, uma obra de arte singular, que somente certas condições de luminosidade e obscuridade, ou seja, o efeito luz x sombra, podem proporcionar. Está se sentindo largado em um quarto escuro? Calma, o dia da revelação vai chegar, e Ele o pegará em Suas mãos e o mostrará ao mundo. Aguarde.

Lembre-se: um caráter, uma vez impressionado com a glória de Deus, jamais volta ao seu estado anterior, de trevas. Não, ele já adquiriu nuances da luz que o marcou, que o queimou, que deixou nele Sua marca indelével para toda a eternidade.

Na continuação do post falaremos mais sobre ficar impressionado com a glória de Deus. Grandes revelações virão. Aguarde, elas estão sendo processadas e já-já virão à luz.

O blog Desafiando Limites agradece sua visita e, se esse post ajudou a jogar luz em sua vida, clique em Gostei, ok?

Soli Deo Gloria.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago