e o povo que vivia nas trevas viu a luz

A história dos mineiros chilenos soterrados correu o mundo. Uns, por solidariedade, outros, por curiosidade, outros ainda, por especificidade (profissional) acompanhavam de perto o desfecho daquele grupo que, invariavelmente e involuntariamente, tornou-se assunto de rodas de amigos, de âncoras de telejornais, de parentes angustiados e até de cientistas especuladores, como se fossem cobaias de um experimento de sobrevivência.

Ontem, ou hoje, depende do fuso horário em que você está, começou a ter fim (começar a ter fim é D+, só aqui mesmo você encontra dessas coisas…) a agonia que já passava de dois meses, 69 dias para ser exato.  Embora eu esteja contente pela libertação deles, inclusive tendo veiculado aqui no blog uma campanha de oração em favor deles, para que pudessem passar o Natal com suas famílias, já que as previsões eram de que seu resgate somente fosse possível no ano vindouro, este post tenciona abordar um assunto, ao mesmo tempo, semelhante e diferente do drama chileno.

O que quero fazê-lo refletir é que, tal como ocorreu no Chile, existem muitas pessoas soterradas e sufocadas pelos pesos de seus pecados, vivendo na escuridão e nas trevas, muitos sem esperança de ver a luz raiar em suas vidas. Todavia, para quem conhece a Luz, que é Jesus, a libertação das trevas é possível e plenamente viável.

Assim como ocorreu no resgate dos mineiros, onde um paramédico socorrista desceu para ajudá-los a subir, ou seja, levá-los de volta aos braços de seus familiares e amigos, que torciam por seu retorno, Jesus desceu a este mundo tenebroso para nos resgatar, observe:

Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”. (Que significa “ele subiu”, senão que também descera às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.) Efésios 4. 8 a 10 (grifo acrescido)

Sim, Jesus desceu dos Céus para nos fazer subir para lá, para nos levar de volta aos braços do Pai. Fico me perguntando como deve ter sido difícil para ambos, soterrados e familiares, suportar a ansiedade da espera por um milagre, pelo dia em que voltariam a se encontrar novamente. Como meu pai, que já trabalhou como mineiro (garimpeiro) também já sofreu um acidente e quase ficou paralítico, entendo certos sentimentos conflitantes que só os possuem – ou são possuídos por eles – quem atravessa determinados vales sombrios.

Jesus, nosso Resgatador por excelência, veio nos tirar das trevas para sua maravilhosa Luz, tirando o peso do fardo do pecado que nos sobrecarregava, como em Mateus 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei“. Mas, o versículo que mais se aplica a esse resgate, combinado com o de Efésios, citado acima, é o a seguir:

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Isaías 9:2

Quando paro e reflito que Deus enviou Seu filho para nos resgatar das trevas, apenas para nos levar de volta ao paraíso, perdido por Adão, ao dar ouvidos à Eva que, por sua vez, deu ouvidos à serpente, continuo sem entender o porquê Deus me ama, mas começo a vislumbrar, ainda que de relance, o quanto Ele me ama, para enviar Jesus a me tirar do buraco escuro do pecado, no qual me meti.

Talvez você, car@ leitor@, também esteja no fundo do poço, sem saber como sair daí, mas emita um pedido de SOS ao Céu, e peça socorro ao Filho de Deus. Ele sabe como descer, para fazer você subir, e tirar você desse buraco.

O blog Desafiando Limites investe em posts que fazem refletir, chorar, rir e, claro, levar as pessoas a verem uma Luz no fim do túnel.

Gostou? Se sim, por favor, clique em gostou. Que Deus o abençoe.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago