Categories: DivulgaçãoParceiros

Campanha Siga e Seja Seguido: por uma blogosfera cristã relevante

Vem e segue-me!

Esta campanha tem por objetivo incrementar as visitas aos blogs pouco conhecidos (tais como o meu… risos). Isso vai permitir um virtuoso intercâmbio de parceiros e promover uma sinergia no ambiente da blogosfera cristã. O resultado esperado e desejado é o fortalecimento desse ambiente pelo estreitamento de laços entre os editores dos blogs cristãos. Esta campanha faz parte de um conjunto de ações que serão implementadas ao longo do ano com o objetivo de tornar a blogosfera cristã mais influente e também com o intuito de melhorar a qualidade e quantidade de conteúdo genuinamente cristão na rede.

Para iniciar, vamos demonstrar como seguir um blog através do Google Friend Connect, que o mais comum e fácil de se encontrar em um blog, ok? Como diz a máxima que uma imagem vale mais do que 1.000 palavras, ilustraremos os passos para economizar palavras facilitar o entendimento dos amados leitores. Todavia, a idéia é super-simples: Siga e Seja Seguido. Mais fácil de entender que isso, im-pos-sí-vel!

Como seguir um blog pelo GFC (GoogleFriendConnect)?

viu como é simples? você tá bem na foto?

Qual o procedimento seguinte para seguir o blog?

Entre com seu usuário e senha do serviço escolhido

Aqui cabe uma breve explanação: se você tem conta no Gmail, clique no Google, se tem conta no Twitter, clique na imagem correspondente e, se tem email do Yahoo, já sabe onde clicar, certo? =)

Mas, agora vai a dica de ouro: se você tem conta no Gmail, no Twitter e no Yahoo, você pode usar qualquer uma delas. O Sammis, nosso poeta de plantão da UBE, já segue uma penca imensidão de blogs e parece que o Google Friend Connect tem uma limitação de seguir até 300 blogs. O meu limite, se não estourou, deve estar bem perto. Então, é aí que entra a questão de você poder seguir por meio de sua conta no Twitter ou no Yahoo, se sua conta do Gmail, p.ex., está lotada.

O AIM refere-se ao antigo AOL Instant Messenger, o Netlog (não sei, sorry!) e o OpendID é um adicional, ou um plus a mais, como queiram (risos). Se você tem uma conta no WordPress.com, p.ex., estando conectado nela, pode participar de um blog clicando no OpenID e colocando o link de seu blog wordpress.com (http://SEUBLOG.worpress.com). Fácil, não?

Então, desde que lhe mostrei como você pode seguir facilmente meu blog qualquer blog cristão na Net, vou lhe dar alguns bons motivos de você começar a fazê-lo agora mesmo, começando pelo meu, de preferência! risos

1. Uma comunidade além da fria aparência dos números

Uma das primeiras coisas que nos faz querer ter muitos seguidores é a vaidade: oh, meu blog já tem TANTOS seguidores! ohhhh. A segunda é a inveja: ah, o blog tal tem MAIS seguidores do que o meu (ou vice-versa, o pecado é o mesmo…). Então, descartando-se essas duas atitudes e sentimentos concebidos nas entranhas do inferno, que motivo BOM eu teria para querer que meu blog tivesse muitos seguidores? Boa pergunta. Vou pedir ajuda aos universitários e já já volto. Pronto, voltei. Desculpe a demora, eles também tiveram que perguntar pra… deixa pra lá.

Bom, existem sim bons motivos para se ter muitos seguidores em seu blog. Quais? Primeiro: forma uma comunidade em torno dele. Segundo: estabelece as bases para que ele cresça em influência e relevância. Terceiro: constrói o sentimento de pertencer, de que não se está sozinho e existem mais pessoas que labutam e orbitam em torno do mesmo objetivo que o seu (nesse caso, o meu é glorificar o Senhor Jesus). Quarto: faz um contraponto importante às comunidades que advogam idéias e comportamentos anticristãos, firmando posição em defesa do que cremos.

Se você ainda está em dúvida, permita-me citar um pequeno exemplo: quando você navega nos mares revoltos da internet, e se depara com um site ou blog que investe na promoção do pecado, do ateísmo virulento (nem todo ateu é virulento, nocivo. Aliás, você sabia que os cristãos do Século I eram chamados de… ateus?) ou de uma cultura anticristã, e que é bem visitado ou tem muitos seguidores, seu sentimento é de indiferença, de descaso ou  desprezo? Não, não é.

Seu sentimento é de decepção, de tristeza, de angústia e de, por que não, receio. Não se engane: a internet e as redes sociais são uma forma poderosa de influenciar as pessoas e, por conseguinte, a sociedade, tanto para o bem como para o mal. Logo, se é possível influenciar para o bem, por que não fazê-lo? Você já leu o versículo que diz assim:

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17

Já pensou que você talvez esteja pecando ao não contribuir com uma blogosfera cristã melhor? Comece, então, a pensar e comece já!

2. Estabelecer laços de relacionamento

Uma outra vantagem de uma comunidade com muitos membros é que, eventualmente, alguns deles vão se tornar membros participativos das discussões e, se você não sabia, fique sabendo: os leitores contribuem – e muito – com o autor do blog, não só por meio dos elogios, mas também das críticas. Fazer parte de uma comunidade permite estreitar e fortalecer laços, e laços bem dados e fortes não são tão fáceis de desatar, capice? #marinheiro_só

3. Fortalecimento da UBE (União de Blogueiros Evangélicos) através do fortalecimento de seus membros

A UBE não é nada sem seus membros, mas é forte a medida em que seus membros se fortalecem. Logo, fortalecer seus membros cumpre o propósito de fortalecer a própria UBE. Esse raciocínio é semelhante ao aplicado às igrejas: famílias fortes, igrejas fortes; famílias fracas, igreja fraca. Por que você acha que o inferno investe tanto na destruição de lares e famílias? Exatamente, você captou a idéia. Mas, nesse jogo podem jogar dois: vamos fortalecer a UBE fortalecendo seus membros, que são você e eu!

4. Faz parte de uma ação coordenada, e não isolada

A UBE, de quem sou o menor e mais recente integrante, está formulando uma série de ações que objetivam aquilo que está expresso no título deste post: Por uma Blogosfera Cristã Relevante – e Atuante. E a Campanha Siga e Seja Seguido faz parte de um todo que vai se desdobrar ao longo deste ano e, quem sabe, até o começo do ano que vem. Há grandes e criativas ações sendo orquestradas pelas mentes brilhantes que fazem a UBE. E eu também estou ali, no meio delas, ali meio apagadinho, quero dizer… risos

E então, ficou animado? Bacana! Agora, depois da teoria vem a parte prática, certo? Vou listar aqui os blogs dos editores da UBE, inicialmente para, caso você ainda não os segue, que o faça agora:

Assim, a Campanha consiste em você seguir os blogs indicados ou outro bom blog cristão que você venha a conhecer, ou mesmo aquele que já conhece, mas ainda não segue e deixar um comentário com os seguintes dizeres:

“Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: <link de seu blog> #followback

Mesmo que você siga alguém e ele não lhe retribuir, não importa, alguém vai lhe seguir de volta e seu blog vai ver sua comunidade crescer. Eu mesmo já segui uns 20 (vinte) blog e vi apenas 2 ou 3 me seguirem em retribuição. Observei que os que me seguiram de volta, geralmente foram os que eu deixei comentário e convidei para conhecer meu blog e retribuir o follow. Valeu a pena? Valeu, mesmo com os resultados pequenos, mas valeu sim. Experimente, talvez você se surpreenda com os resultados.

Bem, não posso afirmar por todos, mesmo porque sou blogueiro há pouco tempo e os demais já devem seguir muitos blogs cristãos que desconheço, mas todo aquele que me seguir e deixar o comentário acima de #followback eu vou retribuir, sem dúvida. Mas, é importante SEGUIR e COMENTAR, no blog, deixando o link para seu blog pois, apesar de eu receber uma notificação de todo novo seguidor, nem sempre consigo identificar o blog desse novo seguidor.

Postou wally, do blog Desafiando Limites, o menorzinho da casa de Israel UBE… risos

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago