Hoje, com a crise batendo à porta de quase todos, inclusive dos países que um dia foram sinônimo de riqueza e prosperidade, é importante saber o que a Palavra de Deus nos orienta sobre a economia doméstica, empresarial e coletiva. O pr. José Rodrigues é um homem de Deus e que tem autoridade para falar desse assunto. Ele dirige a MCM. Ouça-o.
Fundo de Reserva Permanente (FRP), o que é isso?
O sistema de poupança no Brasil não estimula o brasileiro a poupar, mas sim a tomar emprestado, pois o crédito é fácil e há um bombardeio em nossa mente todos os dias para tomarmos empréstimos, seja através de compras em prestações ou através do sistema financeiro.
Isso está totalmente na contramão do que nos ensina a Palavra de Deus em relação ao dinheiro.
Se eu cuidar do meu dinheiro conforme princípios da Palavra minhas finanças vão crescer paulatinamente e permanentemente.
Se você não tiver para emprestar fatalmente terá que tomar emprestado mais cedo ou mais tarde. Consulte os textos abaixo:
“O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.” (Pv 13.22)
“ O Senhor abrirá o Seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no Seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.” (Dt 28.12)
O QUE É O FRP ?
1 – É a formação de sua reserva ao longo de gerações;
A Palavra nos ensina que a formação do meu patrimônio não acontece como se eu tivesse ganho a Sena acumulada, não é assim, mas é paulatinamente e continuamente durante gerações.
2 – O FRP é a sua poupança familiar, que você faz em moeda corrente ou similar.
3 – O FRP não é um dinheiro que você tem para gastar em nenhuma circunstância, mas é uma reserva estratégica que vai ao longo do tempo financiar por você mesmo seus bens de capital.
4 – O maior problema dos empresários brasileiros de um modo geral é que eles não possuem capital de giro próprio, então recorrem aos bancos ( poupança alheia), e aí afundam; o capital de giro que você toma nos bancos lhe dá uma falsa segurança e encarece seu produto, deixando-o menos competitivo.
5 – Forme seja como família, seja como empresa individual ou seja como empresa em sociedade o seu próprio FRP, digamos lançando 5% de suas entradas brutas em uma reserva estratégica, e então crescerá continuamente ao longo dos anos, e passará a ser sua fonte de financiamento próprio.
6 – Por exemplo, você necessita comprar uma determinada máquina para sua empresa, lance mão do dinheiro depositado no FRP e devolva esse dinheiro digamos em 10 ou 20 vezes, ou mais sempre protegendo-o de qualquer processo de desvalorização.
7 – Dinheiro atrai dinheiro. Me lembro que quando era menino na fazenda de meu pai minha mãe tinha muitas galinhas, e eu tinha que ir recolher os ovos nos ninhos, deixando sempre o indês; se eu não deixasse o indês a galinha não voltava ao ninho, mas se eu o deixasse, dentro de alguns dias poderia voltar lá e novamente recolher muitos ovos. É assim que funciona o FRP, ele é o seu indês. A atividade econômica de uma pessoa dura ao longo de sua vida cerca de 40 anos, poupe 5% nesses 40 anos, ao final dos quais você já será possuidor de uma notável reserva financeira.
8 – Mas não é só isso. Se o seu filho poupar por 40 anos e o seu neto poupar por mais 40 anos, então ao final de 120 anos sua família terá acumulado uma riqueza notável.
9 – Portanto, o FRP funciona como o seu banco pessoal. Funciona como sua fonte de recursos para adquirir bens de capital. FRP significa Fundo de Reserva Permanente.
10 – Na MCM é exatamente isso que está acontecendo, ao longo dos anos tudo que entra no caixa da MCM, seja para que destino for, nós poupamos 5%, e hoje estamos livres, graças a esse princípio de irmos aos bancos tomar empréstimos, porque temos a nossa própria fonte de financiamento. O FRP da MCM começou cerca de 12 anos atrás, e já se tornou a principal alavanca financeira que tem acelerado extraordinariamente o processo de crescimento da MCM.
Por exemplo: estamos comprando um barco para nosso trabalho de implantação de igrejas nas ilhas da Costa da Guiné Bissau. Esse barco vai custar 35 mil reais, nós tínhamos em caixa 22 mil reais, e poucos dias atrás um irmão, sabendo dessa necessidade nos ofertou o restante do dinheiro para a compra do barco em 12 cheques mensais; o que nós fizemos ? descontamos os 12 cheques no FRP e já temos o dinheiro para comprar o barco imediatamente; e os cheques desse irmão passam a pertencer ao FRP, e assim o dinheiro volta para o Fundo de Reserva.
Se você tem ainda dúvidas consulte o Newton , nosso Diretor Financeiro que lhe dará todas as informações complementares que você necessitar.
Para que o Nome Jesus Cristo de Nazaré seja Conhecido e Temido em Todos os Confins da Terra,
josé rodrigues
divulgação do blog Desafiando Limites.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
shirley santana
12 de novembro de 2011 at 20:32
gostei muito do que li me fez parar pra pensar que o meu problema não e maior que o meu deus mas que o meu deus e maior que todas as dificuldades .vou aprender com o manual que deus nos deixou a gastar somente o que eu for capas de pagar sem sofrer depois.