13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post

Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog Desafiando Limites.

Nosso cérebro pode potencialmente memorizar 2,5 petabytes de informações, que é aproximadamente o equivalente a 3 milhões de horas de vídeos do YouTube.

A fim de usar um pouco dessa surpreendente capacidade de uma forma um pouco mais eficaz quando você aprende, aqui estão algumas dicas que são baseadas em pesquisas amplamente aceitas por neurocientistas e especialistas de aprendizagem.

  • 1. “Repetição Espaçada”

Para maximizar a sua aprendizagem, faça estudos de curta duração, mas repita-os muitas vezes.

A Neurociência provou que as sinapses, as milhões de bilhões de conexões em seu cérebro que fazem você se lembrar e entender coisas, crescem principalmente à noite quando você está dormindo.

Isso significa que é mais produtivo estudar regularmente com pausas de descanso no meio.

  • 2. Tente!

Pratique algo por volta de 15 minutos todos os dias e você vai se surpreender com o seu progresso dentro de poucas semanas.

  • 3. “Encontre seu próprio estilo”

Enquanto ouviam o professor de história, Tom rabiscava desenhos e Jane comia 1 quilo de nozes.

Alguns gostam de assistir vídeos sobre livros de leitura, outros estudam com amigos e alguns gostam de sentar em silêncio entre um milhão de livros.

Todo mundo é diferente.

  • 4. “O valor de uma boa noite de sono”

O sono e os sonhos são vitais para o processamento e armazenamento de novas informações. Um estudo de Harvard mostrou que os alunos que tiveram uma boa noite de sono lembravam-se das matérias de estudo 35% melhor do que aqueles que estudaram pela manhã e foram fazer uma prova à noite.

  • 5. “Tenha Foco!”

Se você tende a procrastinar, que significa que você tende a mudar algo difícil que está fazendo como estudar matemática para algo fácil como navegar na web, pProteja-se da distração.

Uma maneira de fazer isso é desligar o telefone celular ou ir a um lugar calmo como uma biblioteca.

  • 6. “Técnica Pomodoro”

Defina um temporizador para 25 minutos quando você se concentrar inteiramente em seus estudos. Quando o temporizador tocar, relaxe por 5 minutos.

Se você quiser continuar, basta definir o temporizador novamente. As pequenas pausas no meio são relaxantes e de motivação para continuar.

  • 7. “Faça as coisas difíceis primeiro”

Faça as coisas que são difíceis primeiro. Porque se você é como a maioria das pessoas, você tem a força de vontade mais forte na parte da manhã.

Uma vez que você terminou as coisas difíceis você vai se sentir melhor o resto do dia e provavelmente mais motivados para fazer outras coisas.

  • 8. Exercite-se, Medite e Interaja com outras pessoas

Existem poucas atividades comprovadas para desenvolver o seu cérebro no entanto o exercício físico, a meditação regular e boas conversas aparentemente fazem exatamente isso.

Eles levam à criação de novos neurônios em seu cérebro e, portanto, desenvolvem o seu potencial.

  • 9. “Conheça novos lugares!”

Você pode criar memórias mais profundas de um assunto aprendendo em um ambiente mais rico que oferece pistas mais visuais. Em um experimento dois grupos de estudantes tiveram de se lembrar de palavras aleatórias.

Um grupo mudou de sala de aula enquanto estudava, o outro não. O grupo que estudou em duas salas diferentes (uma era pequena e sem janelas, a outra grande e brilhante) era 40% mais propenso a lembrar as palavras mais tarde.

  • 10. “Leve a Diversão a Sério”

Seja o que for, encontre uma maneira divertida de praticar. A ciência moderna da aprendizagem acredita que as emoções positivas são muito importantes para aumentar seu potencial de aprendizagem.

Então faça um favor a si mesmo e divirta-se!

  • 11. “Espace seus estudos”

A fim de lembrar das coisas por um longo tempo, repita o material em intervalos espaçados. Fatos ou vocabulários por exemplo são melhor aprendidos se você revê-los pela primeira vez 1 ou 2 dias após o estudo inicial e depois novamente após 1 semana e após 1 mês.

  • 12. “Execute 30% de Leitura e 70% de Recitação”

Se você tem uma hora para aprender a recitar um poema ou se preparar para um discurso gaste 20 minutos do tempo estudando o texto e 40 minutos praticando a recitando.

Essa proporção geralmente leva a melhores resultados. (No caso de uma emergência ou urgência, coloque um copo de água ao seu lado e tome um gole sempre que você se perder)

  • 13. “Auto-teste instantâneo”

Depois de estudar, termine com um teste rápido. A recordação imediata na forma de um teste ou um pequeno resumo do que você acabou de aprender pode aumentar a retenção em até 30%.

Porque é muito mais difícil para o seu cérebro refletir do que ler, esse esforço extra cria caminhos neurais mais profundos em sua memória.

  • Dica Bônus – “Não se force a fazer algo”

A motivação é como a fome. Você não pode forçar-se a ser motivado da mesma forma que você não pode dizer a alguém para estar com fome.

Então, se você não está com fome agora, não se estresse por causa disso. Apenas faça uma pausa e faça outra coisa.

Este post foi inspirado no vídeo a seguir, em inglês, e adaptado das legendas do próprio vídeo.

Achou algum erro ou tem alguma sugestão para melhorar o texto? Comente abaixo.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!