A vida é uma escola e nos ensina muitas lições. Muitas vezes, não damos atenção ao que a vida nos quer ensinar, e perdemos valiosas oportunidades por causa dessa falta de atenção e de humildade. Esses dias, aprendi mais uma com a vida, através de uma situação aparentemente sem maior importância: colocar aparelho nos dentes. E o que foi que aprendi? Três lições muito úteis.
Relutei bastante em ceder e colocar aparelho nos dentes. Em parte, porque ficou mais acessível há pouco tempo. O outro motivo era medo mesmo. E digo, dói, machuca e fere sem dó. Mas, apesar de tudo isso, vale a pena corrigir o que está torto e procurar aperfeiçoar o que já é bom. Se existe algo em você que precisa ser corrigido, consertado, aproveite a chance de fazer isso o quanto antes. Mesmo que doa, não deixe a oportunidade passar.
Esse era um dos motivos de eu ter adiado a colocação do aparelho nos dentes. Dói, incomoda e atrapalha toda a sua rotina. Você não consegue mais morder direito, comer direito e nem beijar direito (risos)! Por isso, eu pensei bem antes de tomar essa decisão. Mas, não é surpresa, afinal corrigir algo que estava errado, torto há muitos anos, teria que causar incômodo mesmo, certo? Existe algo em sua vida que necessita ser corrigido? Prepare-se para sofrer. Mas, vale a pena o sacrifício.
Essa é outra lição difícil de engolir, principalmente quando se usa aparelho nos dentes! Aqui você precisa entender que a perseverança não é necessária apenas para suportar o sofrimento da correção, mas também para suportar o tempo de espera. E, com isso, também aprendo uma lição complementar: quanto mais cedo se corrige algo, menos tempo demora e menos dor se sofre. Mas, se a correção demorar, maior será o tempo de sofrimento e de espera para que os efeitos corretivos surjam e sejam percebidos. A mesma lição vale para veículos: a demora no conserto é certeza de maior prejuízo e perda de tempo.
Uma foto que dá as parência de como eu fiquei depois que coloquei o aparelho nos dentes.
Fala a verdade: esse penteado com esse sorriso é matador, nénão? risos
Tenho aprendido muito com essa nova situação. Colocar aparelhos nos dentes não é para os frascos de comprimidos, mas para os fortes e destemidos! Pense numa tribulação grande. No dia em que coloquei o aparelho, eu me sentia como se estivesse com um arreio na boca. Quando eu for ao nordeste de novo, visitar meus parentes, se encontrar algum cavalo ou jumento arreado na rua, vou dar um abraço, chorar no pescoço dele e dizer bem no seu ouvido:
“meu irmão, agora eu entendo como você se sente!”
=)
ps. este post foi feito para minha coluna Fé & Motivação no Jornal Expresso, de Jean Souza.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
View Comments
Simples assim. Gostei muito. Reflexão do dia... o que eu posso mudar pra ser uma pessoa melhor?
obg, Claudia, por comentar.
abs,