Artigos

As 3 Coisas Essenciais Que Você Precisa Fazer Para Sair da Crise Mais Forte Do Que Quando Entrou!

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Josué 1:6

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

As 3 Coisas Essenciais Que Você Precisa Fazer Para Sair da Crise Mais Forte Do Que Quando Entrou!

Caso você não tenha percebido, o país está em crise (grande novidade!). E, se está chegando agora na festa, deixe-me atualizá-lo: não é só o Brasil que está mal na fita e, estou falando sério, a coisa pode ficar ainda pior! Mas, sem querer ser alarmista além do que já sou, vamos tentar colocar a cabeça no lugar e pensar um pouco sobre o que fazer para sobreviver à crise e o que fazer quando ela passar.

Sim, porque, afinal, o mundo e o próprio Brasil já enfrentaram várias crises e muito mais importante do que ficar choramingando pelos cantos quando a crise chega é pensar em como vamos viver quando a crise chegar ao fim.

Portanto, se o que estou falando faz sentido pra você e você também está com planos de sobreviver à crise e se planejando para o que fará daqui pra frente, eu quero compartilhar com você o que eu tenho feito sempre que enfrento alguma crise e como isso tem me ajudado a sacudir a poeira e a dar a volta por cima, mesmo quando tudo parece que se volta contra nós.

E quero lhe garantir o seguinte: se funcionou para mim, certamente vai funcionar para você também!

Vamos lá!

O primeiro passo a ser dado para sair mais forte da crise é você se dar conta do:

Aprendizado daquilo que foi vivenciado

  • O que deveria ter sido feito, mas NÃO foi: apesar de a crise atingir a todos indistintamente, os que mais sofrem quando ela chega são aqueles que não se prepararam para a sua chegada. E deixe-me ser sincero com você – a crise não pega ninguém de surpresa, sempre existe alguém mais esperto que nós que percebe a tempestade se aproximando e dá o alarme. E se você não quiser ficar encharcado quando a coisa desandar, você deve se preparar antes de a chuva desabar.
  • O que NÃO deveria ter sido feito, mas foi: outra coisa simples que pode explicar porque algumas pessoas sobrem mais do que as outras quando a crise chega é que muitos sabiam que o momento era de cautela e precaução e, mesmo assim, ignoraram os claros sinais de alerta e avançaram os avisos de PARE! Olhe à sua volta e procure ver quem mais está sofrendo com a crise hoje, exceto aqueles que foram arrastados para ela sem saber: ou foram aqueles que não se prepararam como deveriam ou que esbanjaram quando teriam que fazer reservas. Tanto os do exemplo anterior quanto deste podem ser chamados de imitadores da cigarra, da velha fábula da Formiga e da Cigarra.
  • Que lições foram aprendidas dos erros cometidos: e, por fim, o pior erro que se pode cometer de todos esses falados até agora – se você não aprende com a história e com seus erros, você está fadado a repeti-los! Portanto, dê o passo mais importante para sair de uma crise mais forte, a despeito de você ter feito ou deixado de fazer algo que lhe jogou no meio dessa bagunça terrível que se transformou sua vida: anote seus erros, diga-os a si mesmo em voz alta e assuma sua responsabilidade por eles. Desse modo você estará fazendo um grande avanço para não repetir esses erros no futuro, a acertar fazendo o que deve ser feito e a evitar aquilo que deve ser evitado!

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

O segundo grande passo para sair mais forte da crise é estar atento à:

Oportunidade que se abre para a realização de mudanças positivas e duradouras

  • A crise abre espaço para que a necessidade de mudar seja percebida: perceba que quando na bonança muitos erros passam despercebidos e ficam ocultos aos nossos olhos. Uma boa ilustração – não tão boa assim, confesso – foi quando a crise hídrica se abateu sobre o estado de São Paulo e os grandes reservatórios tiveram drásticas reduções de seus níveis, muito lixo que estava oculto sob a lâmina da água veio à tona: carros velhos, mobílias que haviam sido jogadas fora, etc. Também se percebeu que vazamentos deveriam ser sanados e desperdícios evitados. É na crise que vemos coisas que antes não percebíamos e que, agora vistas, não podem permanecer do mesmo jeito.
  • A crise abre espaço para que a decisão de mudar seja tomada: quando as coisas erradas são notadas e enxergadas sem a máscara da bonança, descobre-se algo perturbador – é necessário mudar aquilo que possibilitou que o erro ocorresse, permanecesse e crescesse. E isso nada mais é do que as atitudes e mentalidades negligentes para com o vício e o erro. Logo, a decisão de mudar deve passar por um grave e honesto autoexame que traga os elementos necessários e suficientes para que a mudança realmente aconteça.
  • A crise abre espaço para que os obstáculos para conseguir mudar sejam superados: o surgimento da crise torna possível que a vontade e a necessidade de mudança encontrem o ambiente propício para que a remoção dos obstáculos tenha lugar. Coisas que estavam sendo adiadas indefinida e negligentemente já não podem mais sê-las, porque a crise impõe a necessidade de mudança e tudo que estiver atrapalhando a mudança ser realizada precisa ser tirado do caminho. Se a crise bateu à sua porta, aproveite o momento para fazer as mudanças necessárias e saia da crise mais forte do que você entrou!

E, por fim, o terceiro passo para sair mais forte da crise é entender que:

A PERSEVERANÇA é o resultado do ESFORÇO + PACIÊNCIA

  • ESFORÇO – é a atividade repetida mesmo sofrendo oposição e que visa um objetivo específico: muitas pessoas acham que sabem o que é esforço, mas o que eles sabem na verdade é a lei do menor esforço distorcida. Eles pensam que devem fazer o mínimo esforço possível e que isso será suficiente para conseguirem o que querem. Se você está se esforçando para fazer algo e na primeira oportunidade desiste, se ao primeiro sinal de oposição você já joga a toalha, você ainda não aprendeu a se esforçar o suficiente para atingir seus objetivos!
  • PACIÊNCIA – é a resignação em face de resultados adversos ou tardios: mas, saber o que é esforço e continuar a se esforçar mesmo em face da oposição ainda não é suficiente se você ignora um fator crucial nesse processo – a paciência. Sim, porque aquele que repete seus esforços mas carece de paciência, um dia se cansará e desistirá no meio do caminho, antes de chegar onde gostaria. E ser paciente é saber aguardar o momento certo de gozar dos frutos de seus esforços!
  • PERSEVERANÇA – é a atitude de insistir em fazer algo até atingir seus alvos ou objetivos: como já dizia o célebre Rocky Balboa, o vencedor não é só aquele que sabe bater mais forte, mas que sabe aguentar as pancadas mais fortes, consegue ficar de pé e ainda revidar! E isso pode ser traduzido como perseverar, que é insistir no esforço apesar da oposição e aguentar o tempo que for preciso para chegar onde se quer e conquistar o que quiser! Vou lhe contar um segredo: se você tem a perseverança necessária, você já é um vencedor mesmo que a vitória ainda não chegou em suas mãos, mas é só questão de tempo até ela chegar até você!

Conclusão

Chegamos ao final desta mensagem e gostaria de lhe perguntar, com sinceridade: este artigo realmente foi útil para você? Se sim, poderia me responder o que você achou mais útil nele e por quê?

Agora, a pergunta que tem o potencial de transformar e revolucionar sua vida: se o artigo lhe foi útil, você vai colocar em prática o que aprendeu e quando a crise acabar você estará mais forte e preparado para crescer e conquistar seus sonhos e transformar seus projetos em realidade?

Deixe seus comentários com as respostas a essas perguntas como um compromisso pessoal de que você será uma pessoa diferente daqui por diante!

Deus abençoe sua vida e obrigado pela visita! Se gostou, compartilhe o post e abençoe seus amigos!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment
Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

2 anos ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

3 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

3 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

3 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

3 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

3 anos ago