Esse final de semana foi um pouco tenso para mim.
Uma amiga – e futuramente autora de posts aqui no blog, Renata – me avisou no sábado que o blog estava fora do ar com uma mensagem estranha: conta suspensa.
Fui verificar e, de fato, estava com aquela fatídica mensagem. Entrei em contato com meu provedor de hospedagem, cuja mudança ocorreu no final de dezembro e eles deram informações desencontradas.
Na verdade, não sabiam apontar a causa do que estava acontecendo. E eu fiquei vendido na situação.
Quando fiz uma alteração que deveria corrigir o problema, outro surgiu: o blog voltou exatamente como era na data da migração.
Ou seja, tudo o que eu havia publicado em 2017 até sábado, simplesmente sumiu. Evaporou. Escafedeu-se.
='(
Pedi para restaurarem o backup e recuperarem as publicações de 2017, então.
Mas, para minha surpresa, não havia backup no meu provedor. Foi aí que o que, de fato, ocorreu veio à tona.
Na época da migração a coisa não foi feita de modo completo. Enquanto o blog foi transferido para essa nova hospedagem (Locaweb) da antiga (Cirtrox), as publicações ainda ficaram sendo apontadas (direcionadas) para a antiga.
Foi como se eu tivesse mudado de casa, mas deixasse o endereço antigo e minhas correspondências estivessem sendo direcionadas, grosso modo, ao endereço anterior. Quando a casa caiu, levou tudo junto.
Assim, quando esse provedor antigo sumiu do mapa no sábado, levou com ele tudo o que havia sido publicado em 2017. Tudo.
Quando o rapaz me informou o que houve e o porquê da pane, eu imediatamente me dei conta de duas coisas: a migração anterior não havia sido finalizada com sucesso e, segundo, o culpado era eu.
Fiquei um pouco chateado por ter perdido as publicações de janeiro até começo de abril, mas tirando alguns posts próprios, o restante era de adaptações de devocionais bíblicos, publicações de autores convidados e algumas traduções.
Dentro do possível, posso tentar recuperar algumas coisas desse período. Mas, infelizmente, esse período de janeiro a começo de abril de 2017 vai ficar em aberto, como uma ferida hoje e amanhã como uma cicatriz.
O que perdi mesmo, fazendo uma rápida pesquisa agora, foram os posts da viagem sobre a África, ocorrida em fevereiro, o sobre a cruz. Esse sim perdido para sempre.
Mas, ainda um pouco chateado sobre tudo o que aconteceu, eu me dei conta de que o prejuízo poderia ser muito, mas muito, imensamente maior: eu poderia ter perdido simplesmente tudo!
Ou seja, ainda bem que havia um backup na Locaweb! Caso contrário, tudo estaria perdido hoje, irremediavelmente perdido.
Provavelmente isso me ensina uma grande lição: não dá pra ficar ligado ao passado. Uma hora a conta chega e nós podemos perder tudo!
Quando me dei conta disso, o que se perdeu foi muito pouco em relação ao prejuízo maior. Sério, só de pensar na possibilidade quase fiquei deprimido.
Mas, isso vai gerar algumas coisas positivas: preciso pensar em medidas paliativas e preventivas para que algo assim não venha acontecer.
Pois, como diz o jargão tecnológico: só o backup salva! Se você não tem backup, você não tem nada.
Talvez eu ainda escreva algo parecido sobre Jesus como nosso backup… quem sabe.
Enfim, agora é hora de arrumar a casa e por as coisas de novo nos trilhos. O blog não pode parar. E depois de meu retorno do Havaí, de ter aprendido tantas coisas boas e úteis, está na hora de levantar a cabeça e dar a volta por cima.
É hora de reconhecer meus erros, assumir minha responsabilidade pelas falhas e usar isso para me tornar uma pessoa (e autor) melhor.
É hora de olhar para a frente e ver que este blog tem abençoado dezenas, talvez centenas de milhares de pessoas durante esses 7 anos e não é hora de parar. É hora de continuar abençoando e, nesse processo, sendo abençoado também.
Esse pequeno prejuízo me mostrou algo maior: perder tudo seria um prejuízo inaceitável.
A partir de hoje vou usar essa experiência para fazer algo maior e melhor. Por que, se as experiências ruins não forem utilizadas para nosso aperfeiçoamento, para que mais servem a não ser nos destruírem?
Preciso aprender a tirar boas lições disso e voltar aqui para compartilhar com vocês. É o mínimo que posso fazer.
Peço ao Senhor que me ajude a fazer isso. Para e pelos leitores, para glória de Deus e para engrandecimento do Reino.
Obrigado por agora, espero voltar com boas novidade em breve.
Deus nos abençoe.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
View Comments
Amém. já passo a aguardar a postagem sobre "Jesus nosso backup".
amém, amada!
obg pelo apoio.