Lição de vida

Sobre a pane que ocorreu no blog

Já passou por isso? Não é fácil…

Esse final de semana foi um pouco tenso para mim.

Uma amiga – e futuramente autora de posts aqui no blog, Renata – me avisou no sábado que o blog estava fora do ar com uma mensagem estranha: conta suspensa.

Fui verificar e, de fato, estava com aquela fatídica mensagem. Entrei em contato com meu provedor de hospedagem, cuja mudança ocorreu no final de dezembro e eles deram informações desencontradas.

Na verdade, não sabiam apontar a causa do que estava acontecendo. E eu fiquei vendido na situação.

Quando fiz uma alteração que deveria corrigir o problema, outro surgiu: o blog voltou exatamente como era na data da migração.

Ou seja, tudo o que eu havia publicado em 2017 até sábado, simplesmente sumiu. Evaporou. Escafedeu-se.

='(

Pedi para restaurarem o backup e recuperarem as publicações de 2017, então.

Mas, para minha surpresa, não havia backup no meu provedor. Foi aí que o que, de fato, ocorreu veio à tona.

Na época da migração a coisa não foi feita de modo completo. Enquanto o blog foi transferido para essa nova hospedagem (Locaweb) da antiga (Cirtrox), as publicações ainda ficaram sendo apontadas (direcionadas) para a antiga.

Foi como se eu tivesse mudado de casa, mas deixasse o endereço antigo e minhas correspondências estivessem sendo direcionadas, grosso modo, ao endereço anterior. Quando a casa caiu, levou tudo junto.

Assim, quando esse provedor antigo sumiu do mapa no sábado, levou com ele tudo o que havia sido publicado em 2017. Tudo.

Quando o rapaz me informou o que houve e o porquê da pane, eu imediatamente me dei conta de duas coisas: a migração anterior não havia sido finalizada com sucesso e, segundo, o culpado era eu.

Fiquei um pouco chateado por ter perdido as publicações de janeiro até começo de abril, mas tirando alguns posts próprios, o restante era de adaptações de devocionais bíblicos, publicações de autores convidados e algumas traduções.

Dentro do possível, posso tentar recuperar algumas coisas desse período. Mas, infelizmente, esse período de janeiro a começo de abril de 2017 vai ficar em aberto, como uma ferida hoje e amanhã como uma cicatriz.

O que perdi mesmo, fazendo uma rápida pesquisa agora, foram os posts da viagem sobre a África, ocorrida em fevereiro, o sobre a cruz. Esse sim perdido para sempre.

Mas, ainda um pouco chateado sobre tudo o que aconteceu, eu me dei conta de que o prejuízo poderia ser muito, mas muito, imensamente maior: eu poderia ter perdido simplesmente tudo!

Ou seja, ainda bem que havia um backup na Locaweb! Caso contrário, tudo estaria perdido hoje, irremediavelmente perdido.

Provavelmente isso me ensina uma grande lição: não dá pra ficar ligado ao passado. Uma hora a conta chega e nós podemos perder tudo!

Quando me dei conta disso, o que se perdeu foi muito pouco em relação ao prejuízo maior. Sério, só de pensar na possibilidade quase fiquei deprimido.

Mas, isso vai gerar algumas coisas positivas: preciso pensar em medidas paliativas e preventivas para que algo assim não venha acontecer.

Pois, como diz o jargão tecnológico: só o backup salva! Se você não tem backup, você não tem nada.

Talvez eu ainda escreva algo parecido sobre Jesus como nosso backup… quem sabe.

Enfim, agora é hora de arrumar a casa e por as coisas de novo nos trilhos. O blog não pode parar. E depois de meu retorno do Havaí, de ter aprendido tantas coisas boas e úteis, está na hora de levantar a cabeça e dar a volta por cima.

É hora de reconhecer meus erros, assumir minha responsabilidade pelas falhas e usar isso para me tornar uma pessoa (e autor) melhor.

É hora de olhar para a frente e ver que este blog tem abençoado dezenas, talvez centenas de milhares de pessoas durante esses 7 anos e não é hora de parar. É hora de continuar abençoando e, nesse processo, sendo abençoado também.

Esse pequeno prejuízo me mostrou algo maior: perder tudo seria um prejuízo inaceitável.

A partir de hoje vou usar essa experiência para fazer algo maior e melhor. Por que, se as experiências ruins não forem utilizadas para nosso aperfeiçoamento, para que mais servem a não ser nos destruírem?

Preciso aprender a tirar boas lições disso e voltar aqui para compartilhar com vocês. É o mínimo que posso fazer.

Peço ao Senhor que me ajude a fazer isso. Para e pelos leitores, para glória de Deus e para engrandecimento do Reino.

Obrigado por agora, espero voltar com boas novidade em breve.

Deus nos abençoe.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment

View Comments

Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago