Texto Bíblico: Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Salmos 119:67
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
Esse versículo é muito rico, e pude perceber isso quando discorri sobre ele para um público jovem em um culto de mocidade.
Mas como aqui não será possível reproduzir o que falei em 40 minutos, tentarei passar o básico e também inovar em relação àquela pregação.
Podemos dividir o verso em dois, a primeira e a segunda parte que pode ser, também, entendido como uma situação Antes x Depois. Na primeira, ele trata do passado, mas como era esse passado?
Um passado imperfeito, errado. A vida era torta e não trazia satisfação, que é a situação que o pecado nos leva: pecar cada vez mais até afundar em angústia e remorso depressivo. Esse era o “antes”, e o que aconteceu para que a situação mudasse de figura?
A aflição veio e ela serviu como uma professora rígida e dura: ou você aprende ou aprende, sem meio termo. E aquele passado imperfeito – o “andava”, dará lugar a uma nova situação: o presente perfeito – traduzido em “tenho guardado”.
Antes eu era imperfeito, mas agora eu tenho algo perfeito. E isso me foi concedido e trazido pela “aflição”, ela mudou minha história e me ensinou uma grande lição.
Há uma frase bem interessante que diz mais ou menos assim: “só existe uma coisa pior do que aprender com a experiência: não aprender com a experiência”!
E então o passado imperfeito ficou para trás e deu lugar ao presente perfeito, que é aquele que vem após você aprender com seus erros pretéritos e viver uma vida de realização e satisfação na presença de Deus. Esse é o depois, e é o lugar onde Deus quer que você esteja.
Talvez neste momento você esteja passando pelas duras lições da aflição mas não desanime porque, após aprovado, você desfrutará dessa sensação de preenchimento e sentido que uma vida na presença de Deus lhe proporciona.
E essa é a vida que Deus preparou para você. Esse é o depois que vem após o “antes de ser”. Deus quer você “sendo” e não “estando”. Amém?
Oração de: gratidão e entrega
Pai bendito, santo, justo e poderoso, eu te adoro e bendigo o teu santo e eterno nome. Eu quero me render à tua vontade e viver o que o Senhor preparou e programou para mim.
Tão somente me ajude, Senhor, a vencer as aflições e extrair delas as lições que eu preciso aprender para ser aquele que o Senhor quer que eu seja. Em nome de Jesus, amém.
Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.
Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
Leave a Comment