Texto Bíblico: Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Salmos 57:2
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
Vou começar essa reflexão de um modo diferente.
Em vez de dizer o que ou como podemos entender esse verso, vou iniciar dizendo como não devemos entendê-lo. Ficou meio confuso para você? Vou esclarecer. Já que vou começar pelo avesso, posso também começar pelo fim, tudo bem?
Logo, qual é a forma que não devemos entender esse versículo, começando pela parte final? Que devemos nos acomodar e esperar que Deus faça tudo por nós.
Ora, mas por que não posso ou devo pensar assim?
Eu poderia citar as inúmeras vezes que, na prática, me acomodei e esperei que Deus fizesse algo por mim – algo que eu mesmo deveria fazer ou que era minha responsabilidade fazer – apenas para quebrar a cara.
Mas vou, ao invés disso, me voltar ao texto para entender a realidade a partir dele, em vez de pegar a realidade e jogar nele para tentar entendê-lo.
As duas formas são válidas, mas eu dou preferência à primeira e uso a segunda como suporte para esclarecer, mas não para pautar a interpretação.
Dito isso, o comodismo deve ser afastado como práxis humana ao lermos a primeira parte do verso que fala sobre clamar. Ora, quando é que clamamos, gritamos por algo?
Clamar, nessa parte do verso tem a conotação de “gritar, falar a plenos pulmões” e quando é que chegamos a esse ponto? Basicamente, quando esgotamos todos os nossos recursos e já nos encontramos totalmente entregues e sem condições de fazer nada por nós mesmos.
É nesse momento que clamamos, que alçamos a voz e gritamos com a força que vem do desespero e da angústia que não podemos mais conter no peito.
Portanto, outra forma de ler o versículo seria mais ou menos assim:
“eu gritarei em desespero com todas as minhas forças pedindo socorro Àquele que tem condições e pode fazer por mim o que eu não tenho condições de fazer”.
Mas, sinceramente? Eu prefiro muito mais a redação original do salmo do que essa meio tosca que acabei de fazer.
Portanto, quando você esgotar seus recursos, saiba que ainda há o último recurso a ser usado: clamar ao Deus altíssimo.
E se essa é a sua condição neste momento, saiba que Ele é capaz de fazer por você aquilo que você precisa que seja feito.
Oração de: confiança
Pai amado, santo e bendito, eu quero me colocar diante de Ti em adoração e sujeição sabendo que o Senhor é capaz e poderoso de fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos.
Eu te peço, ó Pai, que escutes o meu clamor quando eu clamar a Ti, Senhor. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.
Este post faz parte de uma série de devocionais exclusivos do Blog Desafiando Limites! Você está incentivado a divulgar esse devocional para todos os seus conhecidos e abençoar a vida deles.
Avalie, compartilhe ou comente dizendo o que achou ou deixe sua crítica/sugestão.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
Leave a Comment