Texto Bíblico: Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça. Salmos 48:10
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
A região onde eu nasci, no Brasil, era uma das mais pobres do país. E, dentro daquela região, a localidade onde vivi boa parte da minha infância também era, de fato, pobre.
Ou seja, dentro da pobreza eu estava no círculo inferior das carências humanas. E foi, também, por isso que meu pai foi tentar a sorte em outra região onde moramos por quase 8 anos.
As coisas mudaram muito durante esse curto mas não tão breve período de vida que eu já não posso contar nos dedos das mãos, e eu mudei muito também, tanto física como emocional, material, espiritual e geograficamente falando.
Hoje eu moro na capital do país, considerada a cidade com o nível de vida mais alto do país, e estou bem empregado, graças a Deus. Mas sabe o que eu acho estranho?
É que, aqui, a palavra e o nome não têm muito valor, as pessoas daqui, principalmente as que estão em posição de destaque, não se incomodam de terem seu nome envolvido em negócios obtusos e obscuros.
Existem, hoje, em posições de destaque nacional, pessoas cuja única honra e nobreza advêm do cargo que ocupam e não de sua própria história de vida e currículo.
E quanto contraste em relação àquela região pobre em que nasci. Lá era comum as pessoas firmarem contratos baseados na palavra mútua e o nome de alguém era considerado o seu maior patrimônio.
Os filhos eram conhecidos pelos nomes dos pais, como por exemplo “Toinho de Chiquinho” (Antônio de Francisco, sendo Antônio o filho e Francisco, o pai). E isso me traz agora a questão do nome e do louvor a ele, tal como diz o versículo.
É óbvio que ele se refere ao Senhor, mas deixe-me provocar você só um pouco: será que nós podemos fazer uso do nome do Senhor e, ainda assim, levar louvor ao nome Dele?
Se alguém fosse me chamar de Wallace de Jesus o nome do Senhor traria, certamente, honra ao meu nome. Mas e o meu, acostado ao nome do Senhor, honraria ou envergonharia o nome Dele?
A resposta é simples e está logo em seguida no verso: se nossa mão estiver cheia de justiça, honrará. Se, porém, estiver cheia de injustiça, envergonhará. Eu não sei você, mas eu não quero que o meu nome seja motivo de vergonha para o nome do Senhor.
Oração de: fidelidade
Deus bendito e santo, eu quero me render aos teus pés e pedir a tua benção sobre a minha vida para que eu possa viver uma vida que te honre e te agrade, tanto em meu comportamento público como em particular. Em nome de Jesus eu te peço porque eu, sozinho, não consigo. Amém.
Quero convidar você a me ajudar a realizar um sonho muito especial! Eu quero levar uma palavra de esperança e conforto aos presídios brasileiros.
Conheça meu projeto: assista meu vídeo e veja minha campanha na Kickante Doe um livro, transforme vidas.
Confira em: http://kickante.com.br/transformandovidas
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
Leave a Comment