Você pode dizer que se conhece bem?

leitor voraz

Texto Bíblico: E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 1 João 2:3

confiar em Deus
Através desse conhecimento nossa fé se fortalece, conhecemos em quem cremos .

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Conhecer. O que é conhecer para você?

Biblicamente falando, conhecer tem mais de um significado. Por exemplo, quando diz que José recebeu Maria mas não a conheceu até o nascimento de Jesus, essa referência, bem como várias outras semelhantes, aponta para relacionar-se sexualmente.

Já aqui no Brasil, conhecer pode se referir até mesmo a um conhecimento bem superficial, como quando dizemos que “conhecemos alguém apenas de vista”. Ou seja, podemos ter até mesmo conversado, mas sem profundidade e sem intimidade.

Todavia, olhando para o versículo, você consegue perceber que o conhecimento ali descrito é muito mais profundo e abrangente? Observe que mesmo que esse conhecimento seja profundo a nível teológico, se não estiver acompanhado de obediência, ele é considerado ineficaz e deficiente.

O conhecimento de Deus não é meramente intelectual como nós, ocidentais de modo geral, estamos acostumados a pensar. Eu poderia ilustrar com exemplos factíveis de casais que vieram a se separar após um deles descobrir traições, vidas duplas ou fortunas escondidas que foram descobertas após sua morte ou fuga.

Uma das primeiras coisas que passa pela cabeça do “traído” ou surpreendido é: “eu pensava que o(a) conhecia, mas estava enganado”.

Talvez fosse até justo trazer aqui o mote socrático “conhece-te a ti mesmo” para reforçar o que estou tentando dizer, afinal quando se diz que alguém se traiu é porque ele acabou mostrando o que não gostariam que fosse visto, mas que ele sabia muito bem quem era e o que fazia.

Ou seja, ele não se traiu de fato, porque ele se conhecia e o que havia, de fato, era uma tentativa de encobrir a verdadeira personalidade com uma aparência que não combinava com a essência.

Mas, de tudo o que foi dito sabe o que é mais trágico? É não se deixar conhecer, viver uma vida de fantasia e ilusão que vai culminar com a mais triste revelação que alguém pode receber: Jesus lhe dizer, por fim, “nunca vos conheci”.

Se você está, agora, examinando-se para saber se conhece a Deus, é muito fácil descobrir. Você obedece à Palavra Dele? Pense nisso.

Oração de: humilhação

Deus bendito e amado, eu te louvo e te adoro na beleza da tua santidade e perfeição. Eu quero me humilhar diante de Ti porque eu sei que, muitas vezes, dizendo servir-te eu agi como se não te conhecesse.

Senhor, perdoe-me e me ajude a te conhecer intimamente e te obedecer por meio do aprendizado da tua Palavra. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!