Evangelismo

Você conhece seu Deus com intimidade?

Texto Bíblico: E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:34

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Esse versículo, preciso confessar, me custou um certo tempo refletindo o que se poderia extrair dele para um devocional pessoal. Alguns versículos não são trabalhosos e a lição está bem evidente, à flor d’água, digamos assim.

Não é o caso desse, pelo menos para mim: tive que cavar um pouco para descobrir algo relevante. Mas, se para você foi fácil, meus parabéns porque seu nível de leitura e entendimento bíblico está bem aguçado. Dito isso, vamos para as preciosas lições de hoje.

Conhecer, biblicamente falando, possui vários significados, como já disse em outro devocional e, geralmente está relacionado a uma situação de intimidade e mútuo conhecimento. E eu posso vislumbrar algo aqui que não está tão evidente, na superfície, mas patente após uma análise mais detida.

A abrangência desse conhecimento é tanto horizontal (todos me conhecerão) como vertical (desde o menor até ao maior) e se pegarmos essas duas linhas, a horizontal e a vertical, e as cruzarmos, o que teremos? Exatamente: ao cruzá-las termos uma cruz.

Portanto, o conhecimento de Deus vem por meio da cruz de Cristo. E isso é tanto verdade que logo em seguida ao se dizer que vamos conhecer ao Senhor dessa forma, vem a promessa de perdão e redenção eterna, porque de nossas maldades e pecados o Senhor jamais se lembrará.

Assim, se você está tentando entender a Deus e está achando difícil e complexo, pare um pouco e pense: “eu estou tentando entender a Deus à parte da cruz de Cristo?” Se esse é o seu caso, tente novamente, mas tente de outra forma, olhando sob outro ângulo e prisma: o da cruz.

É lá que você vai, certamente, enxergar o amor grandioso do Senhor derramado sobre nós que nos permite acesso (conhecer) a Deus, um relacionamento reatado (perdão) e sem barreiras (sem lembrar das maldades). E perceba que essas três coisas andam em conjunto: conhecimento, perdão e remissão de pecados.

Portanto, se você está carente do conhecimento de Deus, olhe para a cruz em primeiro lugar, receba o perdão divino em segundo lugar e, por fim, sinta aquela sensação libertadora de que uma vida eterna sem mais culpa e remorso pelos erros do passado está disponível diante de você.

Mas tudo começa na cruz. E, podemos dizer assim, termina também. Porque a nova vida que começa encerra uma vida velha que se finda. E você pode desfrutar disso a partir deste exato momento. Ore comigo.

Oração de: perdão e restauração

Deus de amor e de bondade infindas, eu quero te adorar com toda a força do meu ser. Eu quero te louvar e te agradecer pela cruz porque é nela que eu encontro aquilo que mais preciso e careço: perdão e redenção eterna. Em nome de Jesus eu oro agradecido por tão grande e sublime dom. Amém.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment
Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago