__________________________________________________________
Então, disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
– Refletir sobre a diferença entre ser chefe e líder na igreja e como se tornar um líder melhor espelhando-se em bons modelos bíblicos de liderança
– Mostrar que existe uma grande diferença entre ser chefe e líder e como isso influencia sua forma de liderar.
– Apresentar como é possível tornar-se um líder melhor por meio da modelagem.
– Refletir sobre personagens bíblicos que foram exemplos negativos a serem evitados e positivos a serem copiados.
Live TIPOS DE LÍDERES E COMO SER UM LÍDER MELHOR – com André Kuhn
Muitos pensam que, para ser líder, é necessário ser muito talentoso e, de algum modo, possuir qualidades e habilidades que ninguém mais possui. Porém, a verdade é que nenhum grande líder já nasceu pronto ou foi formado do dia para a noite. Se olharmos para os exemplos bíblicos, veremos uma característica em comum a todos os grandes líderes que honraram seu chamado divino: eles foram crescendo, muitas vezes errando, corrigindo-se e aprendendo com seus erros para se tornarem líderes melhores. Qual é, então, o grande segredo para se tornar um líder melhor? Vontade insaciável em aprender porque liderar é sobre querer crescer e não querer ser genial.
1.1 O que é ser chefe na igreja? Qual a diferença entre um chefe e um líder? Bem, o chefe chefia e o líder lidera. Grosso modo, o chefe manda e os subordinados obedecem enquanto o líder está junto dos liderados, guiando-os para o destino desejado. Infelizmente, em alguns lugares ainda existe a cultura do autoritarismo, do “manda quem pode, obedece quem tem juízo” como fazia Saul (1 Sm 20.31-33). O líder cristão não pode ser e nem agir como um ditador porque a igreja do Senhor não comporta alguém assim. A igreja não tem chefe, ela tem um cabeça, que é Cristo, e o pastor foi chamado para servir à Igreja, e não para se servir dela. Se uma igreja está sendo chefiada em vez de pastoreada, tanto ela como seu pastor estão muito distantes do padrão bíblico de liderança.
1.2 O que é ser líder na igreja? No tópico anterior falamos que líder e ditador devem ser pessoas diferentes e igreja não é lugar de chefe ou de ditador. Mas, afinal, o que é ser líder? Vamos entender, primeiro, o que não é ser líder: não é ser um fiscal, um líder não ameaça, não desmotiva e nem fica intimidando as pessoas. Pelo contrário: um líder é alguém que dá suporte, que apoia, que anima, motiva e ajuda as pessoas a crescerem e se desenvolverem. O verdadeiro líder conduz seus liderados para um outro nível e os motiva a chegar onde jamais imaginavam chegar e a realizar coisas que não se imaginavam capazes de fazer. Um líder pega pessoas comuns e as transforma em pessoas incríveis como fez Davi (1 Sm 22.2). Se você tem um líder desse, valorize-o porque líderes assim são raros.
1.3 Como age um líder situacional? A Teoria da Liderança Situacional surgiu recentemente por meio dos pesquisadores Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Segundo eles, o líder deve agir conforme a situação se apresenta (2 Sm 5.19-25). Em outras palavras, o líder deve ser flexível e se adequar a ela, conduzindo os integrantes de sua equipe a reagirem de forma positiva e que possam alcançar os resultados desejados, mesmo diante de desafios inesperados. Ele conhece o nível de maturidade da equipe, tem a real noção de suas habilidades e lhes confere a autonomia necessária para atingirem os resultados que foram pactuados. Podemos dizer que Davi era um líder assim, que sabia identificar, analisar e usar as diversas situações para desenvolver e motivar as pessoas com quem ele lidava.
No próximo post publicarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
Leave a Comment