Deixando o passado para trás

olhar-traseira-retorno
deixe o que passou para trás

Deixando o passado para trás

Estudando a lição 11 da CPAD para a EBD, deparei-me com este fragmento de texto, no final da conclusão da lição, ou seja, nos finalmentes do frigir dos ovos (risos): “vai-te em paz e não peques mais”, de João 8.11. Quero deter-me unicamente nessa pequena frase que requer complemento: Vai-te. E vou completá-la para você.

Sabe o que me chamou atenção nisso, nesse versículo aparentemente desprezado no meio de tantas coisas que ouvimos hoje em dia? É que encerram-se, nessa antiga frase de poucas palavras, valiosas lições para as pessoas de hoje, quais sejam:

1. Vai-te significa, em primeiro lugar, deixe seu passado para trás.

Você já parou para pensar na situação daquela mulher, e o estigma que ela iria carregar dali por diante? O de uma mulher adúltera, em meio a uma sociedade permeada pela hipocrisia, ela era a vítima perfeita para tapar o sol com a peneira, jogando uma cortina de fumaça para tentar ofuscar a decadência moral dos fariseus e outros eu‘s que viviam por lá.

Todavia, quando Jesus lhe disse “Vai-te“, Ele simplesmente disse “mulher, eu sei porque você foi apanhada, e porque foi trazida aqui, e como vão tratá-la daqui por diante, mas quero que saiba que perdoo você e, ao invés de carregar a cruz pesada dos fariseus, carregue meu fardo leve de perdão e amor”. Ela podia escolher entre ser conhecida como a adúltera dos fariseus e a perdoada por Jesus. E você, qual das opções escolheria? Deixaria o passado para trás ou seguiria carregando o ódio e desprezo dos outros nas costas?

2. Vai-te significa, em segundo lugar, avance.

desodorante-antigo
ok, apelei… mas você entendeu

Quantas pessoas há que têm se deixado levar pelas agruras da vida e parado no meio do caminho e, às vezes, no meio do Caminho também. Pode ser o seu caso, pode ser o caso de algum conhecido seu que, desfalecido pelo peso da culpa, sucumbiu no meio de seus projetos e caiu, desfalecido, à beira da estrada da vida.

Eu sei bem que não é fácil avançar, e até já escrevi um texto difícil, não tanto de escrever, mas de viver a experiência para, depois, contá-la. Você pensa que eu também já não desisti? Ledo engano o seu, já desisti sim, e como Davi, publiquei meu pecado em verso e prosa, para ser lido e discutido por quem quiser. Está difícil continuar carregando esse peso? Que tal deixá-lo ao pé da cruz e continuar em Seu Caminho?

3. Vai-te significa, em terceiro lugar, não pare.

Parece a repetição do anterior, não é mesmo? Mas, não é a repetição, e sim a continuação. Sabe por quê? Porque paramos aos poucos de avançar, até pararmos por completo. Desse modo, mesmo que você esteja caminhando lentamente, achando que não está saindo do lugar, não pare, continue. Respire, inspire, expire. Viva, enfim.

Essa é outra grande tentação que aflige as pessoas atualmente: parar. Se eu fosse uma pessoa renomada e diplomada, com a envergadura intelectual de um Mira y Lopez, que escreveu os 4 Gigantes da Alma, escreveria sobre As Grandes Tentações da Alma. Como cristão, tenho o medo sob rédeas, já que conheci o Amor e o Amor, quando invade nossos corações, a primeira providência que faz é expulsar o medo (1 João 4:18).

Você já deve ter ouvido aquela batida frase: “devagar e sempre”, não é mesmo? Pois vou bater, de novo, com ela em sua cabeça dura: Não pare! Entendeu ou quer que eu desenhe?

smart-design
entendeu ou quer que eu desenhe?

4. Vai-te significa, em quarto lugar, não desista.

Se você parar, mesmo sob a desculpa de “descansar, refazer as forças”, o primeiro sentimento que vai assaltá-lo será “Desista, você não vai a lugar nenhum mesmo! Você nunca foi ninguém na vida, por que quer mostrar pros outros o que não é? Jogue tudo pro alto e desista dessa idéia ridícula de que você vai vencer!”. Se você parar, vai acabar desistindo, justamente porque estará dando ouvidos a essas vozes que querem convencê-lo(a) de que não é capaz e que é perdedor(a).

Ora, se essas vozes que ficam buzinando esses excrementos em seu ouvido, confundindo-o com latrina, se essas vozes tivessem mesmo a certeza de que você é perdedor(a), por que ficar perdendo tempo tentando convencê-lo(a) disso, se o próprio tempo se encarregaria dessa missão, mais cedo ou mais tarde? Capice, caiu a ficha? Exatamente, essas vozes têm medo do seu sucesso, do seu êxito, e sabem que você tem potencial para chegar lá e, por isso, ficam a todo momento querendo derrubá-lo(a), deixá-lo(a) down, pra baixo, porque o seu esforço, o seu sucesso e sua atitude de não entregar os pontos as incomoda.

Não desista, pois se até os que dizem que você não vai conseguir acreditam que você pode, porque você não pode crer em seu próprio potencial para o sucesso?

5. Vai-te significa, em quinto e último lugar, siga em frente.

Mover-se não quer dizer que você está seguindo adiante, para frente. Pode ser que você tenha, simplesmente, desistido e decidido voltar atrás, ao invés de deixar o passado para trás, não é verdade? Sim, há muitas pessoas que desistiram, entregaram os pontos mas não estão paradas. Elas estão… voltando. Preste atenção no que vou lhe dizer agora: nós não sabemos ao certo onde é a linha de chegada, e ela pode estar mais próxima do que você pensa, logo após a próxima esquina, e você nem desconfia. Se você parar e desistir agora, nunca saberá se a próxima esquina lhe reservava uma agradável surpresa.

lets-go-ahead
Olhe para frente e deixe o passado para trás

Quando eu estava estudando para um concurso difícil (analista administrativo – MPU2006), senti-me tentado a parar, a jogar tudo pro alto e desistir… E em um certo dia, essa tentação bateu mais forte, quando eu me encontrava bem fragilizado, e cheguei mesmo a considerar abandonar a corrida pouco tempo antes de ela terminar. Naquele dia de provação insuportável, decidi que iria até o fim, desse o que desse, custasse o que custasse. Se aquele concurso era uma batalha, eu morreria como guerreiro: lutando.

Então, nesse mesmo tempo, alguém me enviou uma mensagem com o assunto “não desista“, e uma frase que me marcou foi: “você nunca sabe quão perto está da linha de chegada, se perto ou longe, e pode estar mais perto do que pensa. É nos momentos mais duros da batalha que devemos dar os golpes mais fortes. Não desista” (estou escrevendo de cabeça, ok? Mas, se quiser, pode lê-la no original clicando aqui).

Quer saber o resultado, se fiz a escolha certa? Continuei estudando, ainda que capengando, tropeçando e levantando, mas fui até o fim e fiz a prova. Quando o resultado foi anunciado, lá estava meu nome em primeiro lugar na lista local. Como se isso fosse pouco, tive o indescritível e honrado prazer em me ver entre os 5 primeiros colocados a nível nacional, para aquele cargo, aquele mesmo que eu pensei em desistir…

Quem sabe, caro leitor(a), você está lendo essas linhas movido pelo mesmo sentimento de impotência que me acometeu há 4 anos, e é um candidato em potencial a se tornar mais uma vítima do fracasso pelo simples fato de desistir ANTES de a batalha encerrar. Se você não tiver mais NENHUM motivo para seguir em frente e parar por aqui mesmo, estou lhe dando um.

Enxugue as lágrimas, engula esse nó da garganta e saiba: você não chegou aqui por acaso. Escrevi essas palavras pensando em você, e você sabe que elas têm destino certo: animar seu sofrido coração, e restaurar suas forças e lhe dar novo ânimo (vida). Sinta esse sopro de vida se derramando sobre você e levante-se dessa cadeira convicto de que é possível reverter esse quadro. Eu creio nisso, e você, por que não creria?

mouse-mission-impossible
o impossível pode se tornar possível para quem crer

Agora, quero lhe pedir um favor: sabe, eu escrevo por prazer e (ainda, porque não descobriram meu talento… risos) não ganho por isso. Então, às vezes, bate aquela desmotivação natural, que você deve conhecer bem, talvez em outro sentido, mas comigo é assim: “puxa, quase ninguém comenta, quase não tenho retorno, será que ninguém gosta, será que ninguém é beneficiado com o que escrevo?”.

Sim, eu também sou de carne e osso (hoje mais carne que osso, quando mais jovem, era mais osso do que carne, mais isso é outra história…). Já venci muitas batalhas, é verdade, mas não estou imune às provações, assim como você, eu também tenho meus dias de dúvidas, incertezas e angústias. E como você pode me ajudar a continuar escrevendo? Comentando, se REALMENTE gostou e se isso o ajudou, de alguma forma.

Bem, pode ser que as pessoas venham comentar dizendo que eu tenho que PARAR de escrever… risos. Mas, faz parte né? Então, se você conseguiu chegar até aqui, espero vê-lo nos comentários, certo?

Deus te abençoe.

Soli Deo gloria.

Desafiando os limites do fracasso, aqui no blog Desafiando Limites.

Gostou da mensagem, ela o ajudou? Peço, por favor, que avalie (Gostei, estrelas, curti, +1) ou comente.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

Assine para ficar sabendo das novidades!

Inscreva-se em nossa lista para ficar antenado com as últimas postagens do blog. Seu email não será compartilhado com terceiros.

145 opiniões sobre “Deixando o passado para trás”

  1. A paz realmente estava pensando em parar, em desistir com o meu trabalho tamanha é a afronta pele qual tenho passado,mas DEUS como sempre não nos esquece glória a DEUS ,benditas palavras continue mesmo se não houver qualquer tipo de comentário eu te digo continue, porque alguém como eu e muitos outros precisamos destas joias raras.
    <3

  2. Voce é um ser magnico que Deus colocou na terra para cumprir suas missões, e uma delas e a mais linda é motivar as pessoas a não dessistirem dos seus sonhos. Parabens por cada palavras escristas, saiba que voce me ajudou muito… bjss

  3. cara me sentindo meio perdido, com mãe saindo de casa, meio sem chão sabe, sei que isso pra alguns é ser muito crianção mas tá batendo desespero, não sei como cheguei aqui, mas valeu cada palavra

  4. ola li na biblia que deus no ama mas por amor a minha vida ele nao poderia poupar a vida de meu amo (perdir o homem de minha pra morte)
    li na biblia que o propio deus diz – sou eu que mato e faço viver não quem escape de minhas maõ esta escrito em deuteronomio.
    me responda porfavor sua resposta vai me ajudar a me motivar a viver imail xxxxxxx@hotmail.com deus sabia que meu marido era parte de minha alegria sera que era nosso destino não ficar junto

  5. Muito interessante o seu texto, fui muito tocada por ele… tenho passado momentos cruéis de incerteza, medo e ainda por cima carregando o fardo de uma culpa nas costas, que na verdade nem sei se foi toda minha. Devido a essa tristeza tão grande resolvi estudar para concurso público, larguei tudo emprego, amigos, só não tinha largado a culpa. As vezes sinto a presença de Deus muito forte nos momentos de estudo, as vezes na calada da noite,,,mesmo quando estou assim "devagar e sempre"….Sinto que este passado passará e que Deus me dará uma vitória maior que tudo que já imaginei pra mim. Suas palavras são maravilhosas e acalentou demais a minha alma. Deus te abençõe!

  6. Opa! ;)
    Tava tão abatido pelos fracassos e ilusões que acabo buscando mensagens e testemunhos para ver se ainda possa ter alguma chance de desistir ou recomeçar do zero.
    E acredito que por aqui vii uma vida que Deus resgatou através de uma provação
    Vivendo estou uma crise em todas as areas da minha vida (pelo que percebo) e acredito que isso veio a partir de um desequilíbrio da vida diante de Deus.
    Meu maior anseio é viver intensamente por Cristo e amar isso.
    E me flagro muitas vezes travado, desacelerando, querendo voltar no tempo e refazer tudo..
    E quando vejo uma superação como a sua, a chama dentro de mim mantêm-se acesa.
    E ardo em expectativa pra ela incendiar dentro de mim.
    Estou escrevendo isso hoje e acredito (mesmo que do tamanho de um grão de mostarda) que viverei algo tremendamente especial por onde estudo, pela minha família, pela cidade e comunidade que vivo!
    E parece tão impossível a partir de mim!
    E tu, tão perto de fazer o concurso consegue então passar na prova.
    Creio que Deus fará o mesmo em minha vida, ainda creio… ainda creio!

    Deus te abençoe e.. continue! persevere! Está valendo a pena!

  7. Que Deus, em sua infinita bondade, te conceda cada vez mais revelação do Céu para continuar sendo instrumentos em suas mãos.
    Obrigada pelo texto… foi um manancial de água viva!!!
    Deus abençoe sua vida!!

  8. Eu achei o texto otimo! Quando eu estava lendo tive a impressão que tinha sido escrito especialmente pra mim. A vida é o que está por vim o que passou já foi vivido não é mesmo?
    Muito bom mesmo o texto Parabés.

  9. Descobri seu blog hoje e estou simplesmente admirada com ele. Eu ando passando por momentos difíceis no momento mas creio que a vitória já é minha em nome de Jesus! Essa mensagem foi muito motivadora para mim, e tá me ajudando a enxergar muitas coisas.
    Parabéns pelo trabalho que você faz aqui, continue sempre escrevendo e ajudando as pessoas que precisam de uma uma palavra e conselho.
    Deus te Abençoe.

  10. Que Deus o continue fortalecendo e inspirando para que mantenha essa prática de partilhar suas experiências através da palavras escrita com os que aqui encontram um alento.

  11. Caro Amigo!__Digo Caro porque infelizmente hoje é raro pessoas dedicarem seu tempo para edificar, beneficiar, ajudar seus semelhantes. Digo Amigo porque considero Amigo todo ser capaz de fazer o Bem sem segundas intenções ou esperando algo em troca.__Bem, em relação ao seu texto, primeiramente de excelente qualidade, coerência e fluidez

  12. Parece que todos conspiram contra minha pessoa, sou escárnio entre muitos, me chamam de zero a esquerda, fracassado, derrotado, fraco, burro, besta e etc…hoje mesmo me chamaram de besta, as vezes penso em desisitir da vida, meu pior problema é o financeiro, sei que vou conseguir superar todos estes obstaculos mas no momento está sendo dificil. Quando achei seu texto na internet estav em prantos e dentro de mim há uma luta constante entre duas feras que me consomem todos sos dias, uma quer que eu siga em frente e a outra quer que eu desista e as vezes alimento mais que a outra e infelizmente alikmento aquela que me deixa pra baixo. Não é fácil pra mim que perdi a familia porque não tinha como sustentá-la e hoje vivo de favor mesmo sendo um profissional que ganha um salário razoável mas que está todo comprometido em dívidas. Eu agradeço por sua mensagem, me fez acreditar que vou conseguir vencer, que sou um vencedor, conseguir ver que não sou um fracassado mas que que fracassei mas que devo levantar e seguir em frente pois a vitória pertence aos que se levantam e ousados pra continuar a caminhar. um grande abraço. Angelo Duarte- Macapá-AP

  13. Muito motivador esse texto. No momento estou passando por muitas dificuldades profissionais mas estou, aos trancos, indo para frente. Creio que o melhor energético para prosseguir à frente são as promessas de Deus para minha vida e nisso é que mais creio. Desertos existem para passarmos, nunca saberemos se após a última duna está a vitória. Por isso não vou parar, pois mesmo no deserto meu Deus está me sustentando com o Maná diário, é no que creio.
    Deus abençoe a todos.

  14. Obrigada..sei que Deus falou comigo através de vc,deixando o passado para tras..confesso que estava sentindo tudo isso, e até parei de chorar como vc pediu pra parar..Deus abençoe que o espirito santo de Deus esteja sempre com vc em nome de Jesus
    grande abraço.
    continueee simmm..sempre escrevendo
    Obrigada

  15. Nao desista jamais de escrever pois eu me alimento das suas palavras,Jesus us a a sua vida constantemente para sempre me trazer palavras de incentivos….Abraços Marli

  16. SIM… HOUVE LÁGRIMAS AO LER ESSE POST, MAS ENCONTREI TAMBÉM UM MOTIVO PARA NÃO DESISTIR! QUE VOCÊ SEJA MAIS ABENÇOADO POR DEUS E NÃO PARE TAMBÉM…

  17. Já fazia alguns dias que não passava por aqui!
    Mas, foi muito importante ter vindo hoje. Estou prestes a participar de um concurso e já não tinha mais forças pra continuar estudando. Mas lendo seu post, encontrei a mensagem: "Não desista, você nunca sabe quão perto está da linha de chegada, se perto ou longe, e pode estar mais perto do que pensa".

    Obrigado

  18. Pingback: Dores e prazeres de ser um blogueiro cristão
  19. Pingback: 7 Coisas que não Podem Faltar em um Casamento | rhanuzia
  20. OLÁ IRMÃO!!! ESTOU RADIANTE COM A REFLEXÃO ABENÇOADA "Deixando o passado para trás" QUE VEIO DE ENCONTRO COMIGO. QUA DEUS VENHA TE FORTALECER A CADA DIA, PARA PODER AJUDAR A TANTAS PESSOAS COM ESSAS RICAS REFLEXÓES. cONTINUE BUSCANDO MAIS DE DEUS.

  21. Ola amigo gostei muito do seu texto, ele encaixa perfeitamente em mim nesse momento pelo qual estou passando, pois ja faz algum tempo que estou na batalha para passar em um concurso, mas nao é facil conciliar trabalho com estudo de alto nivel, mas vou continuar lutando e espero em breve mandar boas noticias a vc, valeu um abraço.

  22. Parabéns!!! Esse texto me ajudou muito e deu uma injeção de animo. Não desista de escrever é muito bom nisso q faz e a forma descontraída q escreve anima pra continuar lendo e ñ fica uma leitura mecanica. Q Deus o abençoe e continue iluminando sua mente e sua vida!!!

  23. Pingback: Quando tudo der errado...Persista! | Autoridade Crista
  24. OLÁ MEU CARO IRMÃO , EU ESTOU COM VARIOS PROBLEMAS , COM A MINHA EMPRESA E ME VIA AO PONTO DE DEISTIR, MUITAS DIVIDAS SE ARROLARAM E EU NÃO VIA NENHUMA SAIDA PARA SOLUCIONAR AS TAIS, OS CREDITOS SE ACABARAM, E EU ESTOU NUM BECO SEM SAIDA, E ISSO ENTRISTECEU MUITO A MINHA ALMA AO PONTO DE LARGAR TUDO. MAIS AO NAVEGAR NA INTERNETE ME DEPAREI COM O BLOG A TENDA NA ROCHA , E VI ESTE ESTUDO ESCRITO NÃO DESISTA, E COMESSEI A LER E PASSEI PARA O SEU BLOG E QUE ME FEZ RESPIRAR DINOVO, E VI QUE VALE APENA CONTINUAR TENTANDO NÃO VOU DESISTIR, VOU ENCHER A VELHA BOMBA DE AGUA, E FAZER COM QUE BROTE DINOVO. IRMÃO MUITO OBRIGADO POR ESSAS PALAVRAS QUE VAI FAZER COM QUE EU CAMINHE DINOVO. ÁMÉM

    1. obg, querido.

      Deus o abençoe e o faça próspero e vitorioso em Cristo, amado.

      apz, e que o Senhor lhe dê forças para crer e crescer.

      recomendo ler o post

      Vou desistir! Não aguento mais…

  25. Ola meu amigo Wallace, fiquei feliz por esta bela postagem.
    confesso, tenho vivido nestes últimos dias essa situação, mas lendo seu artigo vi que desistir não é a melhor coisa a fazer. Me sinto desafiado a continuar por mais que a vida pareça aspera, mesmo que o "vai-te" signifique sofrer mais um pouco, chorar mais um pouco, mas talvez a chegada precise apenas de amais um pouco, desistir não é a melhor coisa.
    obrigado pelo o belo artigo.

  26. Wallace, por favor nao pare de escrever. Estou me sentindo no fundo do poco, sem saída. Achei este site há 03 dias, ja coloquei nos meus favoritos e teho lido, achado muito interessante, preciso dessa forca, nao tenho com quem conversar, me sinto tao só e desesperada. Espero encontrar forca e recomecar minha vida lendo suas mesgs que é muito real. Obrigada.

  27. Wallace,
    Estava naquela fase de desanimo. Não conseguia estudar. Tudo era motivo para não estudar. Mas seus textos me ajudaram. Vou seguir em frente nos estudos, não importa o que acontecer.
    Vamos firme e forte em nosso propósito.
    Obrigado.
    Abraços

  28. Pingback: Deixando o passado para trás « Apresentação « Blog « Link de Qualidade
  29. Olá!
    O texto é muito edificante e bem escrito. Precisamos desse tipo de 'Palavra', inspirada por Deus, escrita por alguém com quem podemos nos identificar neste mundo de desafios! A Bíblia nos apresenta muitas promessas e nelas cremos, no entanto, em certas circunstâncias, a palavra de incentivo, uma frase de motivação de um "homem comum, do nosso tempo" faz muita diferença! É Deus se fazendo ouvir através do próprio homem!
    Continue escrevendo e compartilhando a vossa fé!
    Que o Senhor continue reinando em tua vida!

  30. Talvez esse seu texto mudo minha vida!!! Eu não estou pensando em desistir mas que tá muito difícil lutar ah isso tah, eu tenho muita dificuldade pra deixar o passado pra trás e isso atrapalha meu futuro demais!!! Mas com fé eu Deus eu vou conseguir sair dessa!!!

  31. ola´,bom dia na paz do Senhor e Salvador JESUS CRISTO,na vida dos que confiam em DEUS. nada acontecem por acaso. estou no trabalho neste momento e acabo de descobrir essa bençao na minha vida. to tentando deixar meu passado para tras faz sete anos e ele continua presente cada vez mais na minha vida. estou divorciada, mas meu ex nunca saiu das nossas vidas, apesar de continuar com a mesma mulher com quem saiu de casa. nunca deixou de frequentar a nossa casa mesmo sem sentir mais nada por mim. fico com receio de botar um fim nisto mas nunca tive coragem até ler este texto. agradeço a Deus por voçe existir e vou deixar meu passado para tras pois encontrei força no texto. que o Senhor te abençoe muito.
    RAY

  32. Parabéns pelo texto! muito bom…

    Também sou cristã, e me identifiquei bastante com suas palavras… realmente temos momentos de fraqueza, momentos de desânimo, tristeza e tudo mais… mas Deus é quem nos dá forças para superar as dificuldades, e devemos nos apegar a Ele em cada momento.

    Acredito piamente que Deus usa algumas pessoas para que outras sejam influenciadas. Você pode sim se considerar uma dessas pessoas, pois mesmo sem perceber mexe com emoções, sentimentos, pensamentos através de seus textos!

    Continue assim, sendo sempre prestativo mesmo com quem não conhece. Valeu também pelos comentários no Fórum Concurseiros… já tive a oportunidade de ler vários posts seus lá…

    Que Deus te abençoe a cada dia!

    Jackklima

  33. Olá!

    Muito obrigada pelo texto.
    Eu o enviei a uma amiga que "teima" em só chorar depois que um namorado terminou com ela. E quando digo só chorar não é força de expressão não. Ela tem um tipo digamos de depressão que o médico que se chama tristeza profunda ao invés da tradicional depressão. Então em situação de acredito que ela se sinta rejeita, molha toalhas de banho do tanto que chora.
    Ela tá fazendo tratamento, a familia a apoia e todos nos oramos por ela inclusive ela mesma. Então achei que esse texto poderia ajudá-la a VOLTAR À VIDA.
    Quanto a mim, tb estou com uma situação de cunho pessoal que teria de ser encarada como pequena e já ter sido deixada no passado, mas ao menos até a última 6a.f. eu estva fazendo questão de talvez… revidar(coisa que não é do meu feitio)… ou quem sabe "não deixar sem resposta". Então me passou pela cabeça que esse texto É PARA MIM!
    DEus o ajude sempre, é o que desejo.
    NiCA

  34. Magnífico, você realmente conseguiu desenhar neste texto o que eu passei hoje de tarde. Sentei em frente ao computador para estudar e pensei em parar porque aquilo tudo de ficar estudando e sonhando não era para mim. Não tenho certeza ainda se é, mas tenho certeza que devo tentar e que Deus irá colocar a mão sobre o meu estudo um dia. E pode ser a próxima esquina, quem sabe!
    Obrigada pelas palavras.

  35. Oi, Wallace.
    Quando li este texto que é simplesmente lindo (dos seus textos que li, é o que eu mais gostei, com certeza) fico pensando naquelas pessoas que vão a lugares distantes para levar a Palavra de Deus com a respectiva reflexão. É digno de admiração, mesmo.
    Mas, você nem precisa ir a lugares longínquos ( de outra forma, já faz isso). Há tantas pessoas( como eu) que se beneficiam com a doação de seu tempo onde estás, incentivando-as a descobrir e expandir seu potencial através da Palavra de Deus!
    Você é um missionário virtual.
    Deus te faças feliz!

  36. Olá Wally!

    As vezes eu me aventuro a cozinhar e sei do que vc está falando sobre os comentários (rsrsrs).

    Na boa? Continue a escrever mesmo que ninguém comente.

    Sobre o texto acima, bem… só tenho a agradecer, ainda mais pelo fato de vc ter tirado inspiração das Escrituras.

    As vezes, o maior agradecimento vem do simples olhar da pessoa que está recebendo nossa ajuda e não das palavras que ela profere (o que seria dos mudos que não falam e dos analfabetos que não sabem escrever?). Mas como estamos inseridos nesse mundo virtual e ainda estamos revestidos do nosso ego, é bom fazer uma massagenzinha nele de vez em quando, não é mesmo? Não pela vaidade, veja bem, mas pelo nosso esforço, despreendimento, entenda, ok?

    Só quem cozinha sabe o que é esperar alguma palavra sobre o prato que preparamos. Se vc não costuma elogiar uma comida cuidado para não começar o comer miojo rsrsrsrsrsrsrs.

    No caso de quem cozinha ou escreve, tenho que admitir que os comentários só levam ao aprimoramento, sejam eles (os comentários) quais forem.

    Só tenho duas palavras pra vc no momento: Obrigado e Continue !

    Forte Abraço,

    Gilgamesh (pegando o próximo retorno a direita)

    1. é brother, eu sei… mas, sabe? é que, de vez em quando, a gente precisa saber se não estamos falando ao vento… risos

      miojo, nãããããããããooooooooooo!!!!!!!!! risos

      obg por comentar, agradeço mesmo.

      [ ]s

  37. Obrigada pelo texto, muito inspirador. Continue escrevendo…quando se faz o bem, não se deve esperar o retorno imediato(ou seja, que o outro reconheça), a recompensa poderá vir de outra forma, em um outro momento da sua vida em que vc mais precise. Abç, Dani.

  38. Cara, esse texto está falando ao coração. Vc poderia me passar teu email para compartilhar com vc minha experiência?
    Continue escrevendo e ajudando vidas!

  39. Muitas vezes pensei em desistir, mas aqui estou eu procurando fontes para renovar a minha motivação. As vezes acho que o mundo conspira contra mim, que tudo que faço sempre vai pelo caminho mais difícil, com mil e um obstáculos, mas como guerreiro, lutarei até a morte!

    A desistência nunca fez parte da minha vida e não vai ser agora em momento decisivo que desistir.

    Parabéns pelo blog!!!

    Abraço e fica com Deus!!!

  40. Olá! Eu decsobri o seu blog num link do forumconcurseiros, vim aqui ler como quem não quer nada e…isso! Muito obrigada pelo texto. Nas últimas semanas eu estava passando pelo que o texto descreve, pensando em parar mesmo, sem conseguir pegar em um livro sequer. Ontem comecei seriamente a reavaliar a situação e o seu texto foi muito importante MESMO para que conseguir recuperar as forças. Grande abraço!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião é importante para nós, por isso queremos dizer: Muito Obrigado!