Crentes e Política: Nossa postura nas eleições e na vida diária

  • Home
  • Artigos
  • Crentes e Política: Nossa postura nas eleições e na vida diária

como-fazer-política

1 Pedro 2.17: Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.

Por Tagore Moraes*, do blog Desafiando Limites.

Crentes e Política: Nossa postura nas eleições e na vida diária

Não é de hoje que nós temos um péssimo hábito: reclamar de política. Um dos assuntos preferidos numa roda de conversas é esse: o sistema corrupto da sociedade e a sujeira do governo brasileiro. Mas o que se diz cristão, deveria agir realmente assim? Que tipo de Consciência Política o crente deve desenvolver? Até onde devemos estar envolvidos com a política e com o governo de nosso país?

“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.” Romanos 13.1

A primeira coisa que quero deixar clara nesse post? RECLAMAR NÃO ADIANTA DE NADA. Vejo inúmeras pessoas que vivem reclamando de política, vivem reclamando do país e sabe o que tem acontecido? Nada. Absolutamente nada. Pensando nisso, analizei alguns aspectos bíblicos sobre a relação do crente com a política e vou te apresentar, mastigadinho, alguns ensinamentos que a Bíblia nos traz em relação a esse interessante e polêmico assunto.

Criticar ou não criticar? Eis a questão.

Para falar desse assunto quero trazer à memória Efésios 4.29:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Querido leitor, será realmente que criticar alguém ou um partido vai te levar a algum lugar? Talvez você esteja pensando assim: mas aí eu vou estar sendo negligente, fingindo que está tudo bem quando não está. Mas deixe de lado, só por um momento, esse seu pensamento e me diga: que tipo de edificação isso traz pra sua vida? Traz alegria? Traz felicidade? Não, não traz nenhuma coisa nem outra. Aqui estou me referindo à crítica gratuita e divorciada de qualquer ação construtiva.

O crente deve ter nos seus lábios palavras boas, palavras de alegria. Aquele que vive pra Cristo, que ama a Cristo Jesus, fala dEle, pensa nEle e quer saber somente das coisas dEle. Não tem tempo para ficar criticando ou citando nomes, mas faz a diferença. Veja bem: como você quer fazer diferença agindo igual a todo mundo? Para fazer diferença, é necessário SER diferente e AGIR diferente.

O Brasileiro e o Jeitinho

dando-um-jeito

Assim não dá, né?

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Sou radicalmente contra esse ditado. Geralmente, aquele que reclama da política só tem olhos para os outros, mas não consegue olhar pra si . É! Fala que a política é recheada de robalheiras e corrupções, mas ele próprio se corrompe. E, se tivesse oportunidade, se estivesse no lugar dos políticos que chama de “ladrões”, também seria um deles!

O Jeitinho Brasileiro só contribui com a corrupção. E isso começa dentro de casa. Você diz para seu filho que ele não deve mentir, mas é só ligar o pessoal da cobrança pra você mandar ele dizer que você não está em casa. Ou, quando você está no trânsito e faz “aquele gato” pra “economizar tempo”. Posso citar também a questão da pirataria, ou seja comprar ou vender jogos, dvd’s e cd’s piratas. Inclusive ao chegar a esse ponto do texto fui incomodado pelo Espírito Santo. Para quem não sabe, baixar músicas de graça, sem a autorização dos autores, constitui violação de direitos. E você sabe por que isso é pecado?

“…tendo o vosso viver honeto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. Sujeitai-vos, pois, a toda ordenança humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.” 1 Pedro 2.12-14.

É… Na vida cristã temos que ser um exemplo. Fazer a diferença. Então meu querido, se você quer uma sociedade mais justa e menos corrupta, seja você um exemplo. Não sonegue imposto, seja fiel nos contratos, seja verdadeiro, aquilo que você prometer que vai fazer, faça. Não minta e não dê jeitinhos!

A falibilidade do sistema

construindo-uma-sociedade

Agora você deve estar se perguntando mais ou menos isso: como que esse cara deseja fazer a diferença? Primeiro quero falar algumas coisas sobre o sistema, para depois apresentar uma solução, ok? Ah, claro: se você não gostar ou discordar da solução que vou apresentar, sinta-se desde já convidado a nos apresentar a sua que, obviamente, deve ser muito melhor do que a minha, certo? risos

A cultura cristã tem sido frequente e constantemente atacada, tanto no mundo oriental como no ocidental, de uns tempos para cá. Enquanto lá na Ásia e no Oriente Médio os cristãos são perseguidos e mortos (leia algumas notícias no site de Portas Abertas), aqui a cultura cristã é atacada de outra forma, mas igualmente feroz. Estamos vendo a mídia influenciando a cultura nas escolas, tanto as públicas como as particulares, valorizando uma vida de sucesso financeiro que tem gerado uma geração fútil e uma igreja acomodada.

Esses dias ouvi de um ministro que muitas pessoas, utilizando-se daquele versículo de Romanos 13.1 (“sede submissos às autoridades”) ficaram totalmente omissos diante da situação política do país nos “Anos de Chumbo”, ou seja, durante a ditadura militar. Agora, nos dias atuais, valendo-se de um índice de evangélicos maior do que o de outras épocas, a Igreja (no sentindo geral da palavra) tem se firmado na sua prosperidade, pregando um evangelho de vitória e não um evangelho de cruz. Isso leva a Igreja a não fazer nada que realmente mude a sociedade. Assim, ela se torna uma mera instituição (morta), ao invés de um organismo (vivo).

Enquanto o número de “evangélicos” cresce, vemos cada vez mais violência e depravação no meio dos jovens. Os jovens têm começado a beber cada vez mais cedo, e isso eu falo por experiência própria. Aqui, no Rio de Janeiro, o tráfico de drogas é escancarado, e existe um grande número de usuários de maconha. Além disso, moças e rapazes tem passado a desenvolver sua sexualidade, ou seja, ter experiências sexuais a partir dos 12 para 13 anos.

A coisa está séria. Observe:

Famílias destruídas, prostituição, pornografia, drogas, pessoas viciadas, depressivas, síndromes, paranoias, medos, desilusões, famílias destruídas. O sistema quis e agora a sociedade está assim, enferma, doente.

E você, que lê esse post, sendo crente ou não, tem uma oportunidade de mudar isso:

Impactando um sociedade corrupta!

pregando-cristo-crucificadoComo eu já disse, não adianta reclamar, mas fazer a diferença é que causa mudanças. Se você ainda não confessou a Jesus Cristo como salvador e Senhor, confesse, busque a Sua face e peça a Ele uma transformação na sua vida. Antes de você procurá-lo, Ele já está te procurando. É Deus quem procura o homem, e não o homem que procura Deus. E se você, como eu, já confessou a Jesus, mas não consegue causar um poderoso impacto na sociedade, então eis aí algumas dicas, pra você e pra mim.

Mas recebereis virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. […] Todos estes perseveravam, unanimemente em oração e súplica, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. […] Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. […] De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. Atos 1.8,14 e 2.1,2,41

Veja bem, tudo começa com a obediência ao Mestre Jesus e com a oração e então coisas tremendas acontecem. Veja que a ordem de Jesus não foi para que eles reclamassem, ou para que eles usassem da força para mudar algo, mas que eles ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. Lembre-se que antes disso, Jesus já ordenara que seus discípulos fossem por todo o mundo e pregassem o evangelho a toda criatura. Mas eles não ficaram em Jerusalém sem fazer nada, antes, perseveraram na oração. E algo sobrenatural aconteceu.

Nossa geração precisa de um avivamento! Precisamos buscar a face do Senhor Jesus para que Ele molde em nós o seu caráter e nos encha abundantemente do seu poder. Como disse o Apóstolo Paulo: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” 1 Coríntios 2. 4 e 5. Somente o poder de Deus pode transformar uma sociedade corrupta.

É hora de parar de viver uma vida para ter bons empregos, dinheiro, um bom curso na faculdade e viver uma vida para Deus. Tempo de pagar o preço para ser diferente, ser cheio da glória do Senhor e impactar a sociedade. É tempo de amar o Senhor de todo o coração, de toda alma e de todo o pensamento. De viver para o Reino de Deus, e não para as nossas próprias vontades.

Entenda, quando o evangelho de Jesus Cristo, o evangelho que é poder de salvação para o que crê chega em algum lugar, ele transforma ódio em amor, tristeza em alegria, cansaço em ânimo, aflição em paz. Ele transforma morte em vida. Você quer ver seu colégio, sua faculdade, seu trabalho, sua família, sua cidade, seu estado, o país e outras nações diferentes? Então seja diferente, viva para Cristo, peça a Ele para te fazer diferente, para te fazer cheio dEle, cheio do amor de Cristo.

winston-churchill-quotes

“Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”

O que precisamos é disso, de amarmos a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos. E amor segundo aquilo que está escrito em 1 Coríntios 13. Quando amarmos desse jeito e vivermos segundo o amor de Deus, segundo a sua vontade, então seremos usados para transformar a nossa sociedade, pregando o Evangelho verdadeiro e que verdadeiramente transforma.

Gostou? Curtiu? Então avalie, curta, compartilhe e siga o blog Desafiando Limites!

*Tagore tem 14 anos e vai fazer 15 em breve, mas já pensa e age como gente grande cristão maduro. (Observação do Wallace… quando eu crescer, quero ser igual ao Tagore, risos)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] promessas. Existe uma raça de víboras, de uma espécie universal, mas com infestação nacional, chamada de politicus corruptus que, de tempos em tempos (de 2 em 2 ou de 4 em 4 anos, mais ou menos), que […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!