12 Motivos Porque Você Deve Parar de Assistir TV Já! (Ou Pelo Menos Diminuir Seu Uso…)

burro capim tv

Você é o que você come!

Por que se deixar manipular e abrir mão de sua vida em prol da TV?

“Eu considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém a liga eu vou para outra sala ler um bom livro.” – Groucho Marx

Se você é um aficcionado em assistir TV, deixe-me dar alguns bons motivos para repensar essa prática e mudar suas concepções. Uma boa razão – e que não está entre as listadas abaixo, mas pode ser considerada como consequência delas! – é que os mais ricos veem muito menos TV que os mais pobres, sabia disso?

Quem descobriu isso foi o autor do livro Hábitos Ricos – Os Hábitos Cotidianos de Sucesso das Pessoas Ricas (original em inglês, traduzi o título pra você :) Thomas Corley que fez uma pesquisa com pessoas pobres e ricas, e descobriu esse fato interessante.

Isso deixou você curioso? Então, eis aqui está porque você deve retomar o controle de sua vida e viver de verdade o que você quer e parar de viver a vida que os outros lhe impõem.

  1. Ela influencia negativamente seu sistema de crenças. Sem que você perceba, muitos programas de TV fazem você aceitar, paulatinamente, coisas que você antes rejeitava e repudiava.
  2. Ela influencia seus hábitos de consumo. Sem que você se dê conta, você começa a comprar coisas que não precisa, gastando o dinheiro que não tem, só pra tentar impressionar pessoas que não dão a mínima pra você.
  3. Ela exaure sua energia mental. Assistir TV deixa você com menos energia mental para se concentrar e com menos força de vontade para resistir a coisas que você sabe que lhe prejudicam e atrapalham sua vida.
  4. Ela prejudica sua saúde. Ficar sentado no sofá assistindo TV faz sua linha de cintura imitar a linha do Equador e já está provado que pessoas sedentárias devido à TV são muito mais propensas a sofrer de ataques cardíacos e derrames.
  5. Sua vida se torna menos satisfatória. Assistir TV faz você entrar numa espiral de insatisfação devido às comparações daquilo que você vê na tela com sua vida real, aumenta seu nível de ansiedade e prejudica sua vida sexual.
  6. Ela está afastando você das pessoas ao seu redor. O tempo passado diante da TV é um tempo em que você mergulha na programação e deixa de dar atenção às pessoas ao seu redor, e isso vai minando cada vez mais seus relacionamentos pessoais.
  7. Ela está consumindo seu tempo útil. Enquanto você está assistindo TV, você está deixando de fazer algo realmente útil para você mesmo, como ler um bom livro, exercitar-se, caminhar, preparar alguma comida saudável ou interagir com seus familiares.
  8. Assistir TV deixa seu cérebro vulnerável. Ao assistir TV sua mente vagueia e entra em estado de baixa atenção, semelhante a um estado sonolento e você fica mais suscetível a acreditar e defender as coisas que são veiculadas ali, por mais absurdas que sejam.
  9. Assistir TV emburrece você de uma forma sutil. A maioria dos programas veiculados atualmente é de baixa complexidade e interatividade, fazendo de você um mero espectador e contribuindo para atrofiar sua capacidade de discernimento e julgamento.
  10. Assistir TV pode deixar você ansioso e deprimido. Esse motivo é um pouco polêmico porque tem a ver com o tipo de programa que você assiste mas, na média, as chances de você se sentir mal assistindo TV é muito maior do que ela deixar você se sentindo bem.
  11. Ela está destruindo os valores familiares e sociais. Você já percebeu como nós estamos ficando mais insensíveis aos problemas e mazelas sociais que nos cercam? E isso também graças à TV, que ao mesmo tempo destrói os bons valores e os substituem por outros, ruins, que prejudicam o bom convívio social.
  12. Ela está atrapalhando sua vida profissional. Assistir TV prejudica sua produtividade muito depois que você a desliga, sabia disso? Sua vida profissional no dia seguinte sofre com as horas que você passa no dia anterior mofando no sofá! E isso vai significar menos realização e satisfação no trabalho, menos promoção, menos aumento, menos dinheiro e… o ciclo retorna ao seu início, porque você vai, chateado, assistir… mais TV!

Se esses 12 motivos não são suficientes para lhe convencer a, pelo menos, assistir MENOS TV, eu sinceramente não sei o que vai lhe convencer. E eu temo que seu cérebro já esteja irremediavelmente avariado pra se dar conta disso!

Caso queira saber mais, aí vão algumas fontes que consultei para escrever este artigo.

Fontes de consulta:

Gostou do artigo? Comente! E não deixe de compartilhar com seus amigos!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

3 Comentários

  1. Publisch

    Tudo isso ajuda mas quando se trata de desempenho sexual eu não parto para o que pode funcionar eu sigo o que funciona! como esse ebook que na minha opinão nao tem comparação ‘http://www.turbinandodesempenhosexual.com.br’

    • obg, Augusto!

      Deus abençoe sua vida e que o Senhor seja contigo.

      abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!