Aprovado na CGU conta como é ser um AFC

Confira entrevista que concedi à Ed. Ferreira, na íntegra, clicando neste link.

Só uma palhinha aqui, pra atiçar as lombrigas.

=o)

Aprovado na CGU conta como é ser um Analista de Finanças e Controle

Por Bianca Mina

“Quase um planejamento de guerra. Em poucas palavras, foram meses de muito suor, sangue e lágrimas (Ops! Não teve sangue)”. É dessa forma que Wallace Circuncisão, de 37 anos, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, define sua trajetória de preparação para o concurso da Controladoria Geral da União (CGU). Wallace foi aprovado em 3º lugar, no concurso de 2008, para o cargo de Analista de Finanças e Controle da CGU e, desde então, se orgulha daquilo que faz.

Entrar para a CGU sempre foi um objetivo para esse ex-concurseiro. Muito além da remuneração oferecida, que condiz com 95% da carreira de auditoria da Receita Federal (em termos absolutos aproximadamente R$ 12.413, 65 para o nível inicial), a escolha pelo cargo foi motivada pelo interesse de combate à corrupção e pela vontade de transformação do Brasil em um país melhor. Wallace atesta que é preciso gostar do que se faz, independentemente de qualquer outro fator, para que sejam evitados, o que ele chama de “matrimônios profissionais” infelizes.

Confira a entrevista desse exemplo de profissional, saiba mais sobre a profissão de AFC da CGU e descubra, com ele, que dedicação é a receita imediata para a realização dos sonhos.

Editora Ferreira: Quais são as principais atividades realizadas por um Analista de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União?

Wallace Circuncisão: Vai depender da área de atuação para a qual ele foi aprovado. Por exemplo, no concurso de 2008, a CGU abriu vagas para áreas de Auditoria, Prevenção de Corrupção, Desenvolvimento Institucional, Tecnologia da Informação e Correição. A minha área é a de Desenvolvimento Institucional, no geral, é a área-meio, licitações, orçamento, RH e etc.

EF: O que motivou você a realizar o concurso para esse cargo?

WC: Foi um conjunto de coisas, a saber. Conheci colegas de conduta e reputação admiráveis que trabalhavam na CGU e que me incentivaram a estudar, afirmando ser um bom lugar para se trabalhar. Além disso, a própria missão institucional do órgão em si, a crescente visibilidade na mídia no combate à corrupção e minha vontade de fazer parte de um órgão que trabalhasse para que o Brasil se tornasse um país melhor, deixando para trás o histórico de “paraíso dos corruptos”. Outro fator foi o salário que, na época, já era muito bom, além do cargo, que era sonho de consumo de muitos concurseiros, inclusive eu.

EF: Quais são os requisitos para que alguém se torne um Analista de Finanças e Controle da CGU?

WC: Não há requisitos específicos. Apenas ter diploma reconhecido pelo MEC, em tese, e ser aprovado nas “super-hiper-mega-ultra” provinhas básicas da querida Esaf. O único cuidado é escolher a área de acordo com sua afinidade vocacional ou formação acadêmica.

Leia mais no site da Ed. Ferreira.

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Leave a Comment
Share
Published by
Wallace

Recent Posts

6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…

1 ano ago

13 Dicas de Estudo Baseadas na Ciência

imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…

2 anos ago

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…

2 anos ago

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…

2 anos ago