Outro dia fui almoçar no restaurante de um egÃpcio.
A culinária árabe é muito diversificada e exótica, e gosto de provar novos sabores e aromas. Nem sempre me dou bem, mas… a curiosidade e o gosto por aventura está no sangue, e na lÃngua também. E, nesse lugar diferente, fiquei a par de uma história que me deixou bastante pensativo.
A comida não agradou muito meu paladar, não por falta de qualidade ou por deficiência culinária, mas porque minhas papilas gustativas não se adaptam a toda e qualquer arte culinária com tanta facilidade, pelo menos não de pronto. Mas, valeu pela exoticidade de comer o arroz com carneiro e ingredientes meio adocicados. E, não, não me fez mal, pelo contrário.
Mas, o ponto alto dessa experiência foi saborear – liberdade poética ligada, ok? – um inesquecÃvel suco de uva com pétalas de rosas egÃpcias. Bom, ele, o dono, nos garantiu que eram importadas diretamente do Egito. Eu diria que beber aquele suco “diferente” foi quase como se estivesse bebendo Leite de Rosas (sim, aquele desodorante mesmo), só que tirando o álcool, claro! risos
Sim, eu exagerei. Escrever para blogs com o intuito de se satisfazer pessoalmente na escrita e tentar, ao mesmo tempo, agradar aos leitores exige que você se supere em certos momentos. Nos momentos em que você não consegue se superar, porque, afinal, se você vive se superando ou é porque vive se enganando ou vive abaixo da linha da mediocridade e não sabia. Voltando: nos momentos em que você não consegue se superar, faz uso de alguns artifÃcios, entre eles o exagero, a hipérbole, a contradição e, por que não?, o ridÃculo de vez em quando.
O que mais me marcou naquele dia foi a seguinte história, com a qual ele nos convenceu a beber o tal suco de uva com pétalas de rosas egÃpcias. Convenhamos, até você provaria também, não precisa fazer essa cara…
Ele disse que, lá no Egito, não se usava desodorante, devido ser muito quente e seco. É compreensÃvel, pelo fato de eu conhecer um poucochinho disso, por ter nascido no sertão do semi-árido nordestino, mas, por favor, eu usava, ok! Bem, mas os egÃpcios precisavam – e precisam – de alguma alternativa que os possibilitasse enfrentar o calor tórrido da região sem queimar as axilas (devido, provavelmente, ao álcool) nem sair fedendo feito um gambá camelo no meio das pirâmides, despertando até múmia com a catinga, não é mesmo?
Solução? Beber água ou suco com pétalas de rosas. Ao suar (soar é de sino, certo?), suam cheiroso. Não, não vá beber Leite de Rosas tentando eliminar seu suor de levantar defunto. Seu pum pode não sair “cheiroso”, mas pode causar uma explosão, então melhor não. Sem contar o caos no estômago…
Mas, sabe o que aquela história me ensinou?
A BÃblia diz que devemos ser o “bom perfume de Cristo“, e talvez Paulo estivesse fazendo referência a esse costume das regiões desérticas da Judéia e arábicas, que ele bem conhecia. E sabe o que aprendo de melhor disso? Que a verdadeira fragrância, aquela que Deus se agrada e que chega à s Suas narinas (para usar um termo dos salmos) como “cheiro suave” é a que vem de dentro. Não adianta derramar perfume francês em um maltrapilho, se antes não banhá-lo e trocar suas roupas. É preciso limpá-lo primeiro para perfumá-lo depois.
Essa é a grande diferença entre a religião (latu sensu) e o Cristianismo: a religião troca as roupas do homem, mas não o lava de seus pecados. Ele continua fedendo, para Deus, embora possa ter uma aparência atraente. Cristo não, Ele limpa, lava o homem – por isso se diz que “fomos lavados pelo Seu sangue” -, e nos dá o EspÃrito Santo, que é o que nos faz exalar o “bom perfume de Cristo” para Deus. O EspÃrito é esse perfume que bebemos e nos faz “cheirar” de dentro para fora.
Como você tem “cheirado” à s outras pessoas? Ou você é daqueles que “nem fede, nem cheira”?
Mais um post para refletir, aqui no Desfiando Limites. Gostou, avalie e deixe seu comentário.
ps. esqueci de dizer: o homem falou que, além de produzir um “suor cheiroso”, também hidrata a pele… as mulheres vão adorar isso, e adorar ainda mais as flores, de preferência rosas, que ganharem. Se ele dissesse que emagrecia, então… risos
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Blog Comments
A BÃblia e seus maus exemplos… Cuma? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
6 de março de 2011 at 13:51
[…] Exalando um novo perfume […]
Exalando – ainda mais – o bom cheiro de Cristo at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras
21 de dezembro de 2010 at 07:18
[…] outro post (Exalando um novo perfume), falei sobre o inusitado almoço em que bebi suco de uvas com… pétalas de rosas (!). Esse […]
Tweets that mention Exalando um novo perfume at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com
24 de novembro de 2010 at 13:40
[…] This post was mentioned on Twitter by wallysou, wallysou. wallysou said: Novo post: Exalando um novo perfume: Outro dia fui almoçar no restaurante de um egÃpcio. A culinária árabe é mui… http://bit.ly/ezQ9dc […]