Texto Bíblico: Eis que ele derruba, e ninguém há que edifique; prende um homem, e ninguém há que o solte. Jó 12:14
Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:
Nós, seres humanos, você e eu, somos movidos pelo desafio. Em maior ou menor grau, cada um de nós tem algo dentro de si que, quando disparado por algum tipo de desafio, encaramos o medo e as dúvidas e nos lançamos na aventura de disputar com o impossível aquilo que pode ou não ser feito.
Muitas das grandes descobertas e realizações humanas ocorreram assim, desafiando o senso comum e nossas próprias limitações. Nós gostamos de pegar algum desafio que outros falharam e tentar, pelo simples gosto de ver até onde podemos ir.
Muitos filmes foram feitos explorando esse tema: como escapar da prisão de onde ninguém escapa, como roubar o banco ou cassino inexpugnável, como fazer aquele resgate impossível ou como vencer aquela corrida que poucos terminam vivos.
Todavia, ler esse versículo me traz um misto de admiração e temor porque nele eu vejo algo que mete medo de verdade no ser humano: aquilo que é definitivo. Essa frase “quando Deus derruba, não tem ninguém que o edifique novamente” não é um desafio, embora alguns a tratem assim.
Essa frase é uma sentença, uma determinação imutável e ir contra ela é semelhante a se postar na frente de uma avalanche acenando uma placa de “PARE”. E sobre aquele que Deus ordena sua prisão e ninguém pode soltá-lo funciona da mesma forma.
E, talvez, uma das coisas aqui ignoradas é que existe um detalhe oculto por trás de tudo isso: juízo. Deus não condena à destruição ou à prisão quem não merece e Ele não faz nada por acaso ou sem obedecer a um propósito.
Por isso, ao nos depararmos com alguma situação que está em curso o juízo divino, é salutar não servirmos de obstáculo à ação de Deus. Além de tolice de nossa parte, é muito perigoso para a nossa saúde.
Oração de: sabedoria
Pai santo e bendito, eu quero te louvar e adorar por tudo o que o Senhor é. Neste momento eu quero me colocar diante de Ti como carente de tua sabedoria para não fazer aquilo que vai de encontro a tua Palavra e a tua vontade.
Ensina-me, Senhor, a não “dar murro em ponta de faca”. Em nome de Jesus eu peço. Amém.
Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!
Escolhas: delicadas decisões Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás…
imagem do vídeo linkado no final do post Adaptação e tradução parcial: Wallace Sousa, blog…
Leia a parte I clicando aqui II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR 2.1 Ter paixão…
FUNDAMENTO: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês…
Leia a parte I clicando aqui II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA 2.1 Descobrindo…
FUNDAMENTO: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1…
Leave a Comment