LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU
leardership

FUNDAMENTO:  Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. João 13:14

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: João 13:1-7

Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés? “

Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.

OBJETIVO GERAL

Entender mais sobre o modelo de liderança servidora preconizado por Jesus para quem deseja ser líder

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Explicar de forma simplificada o modelo da liderança servidora. 

Mostrar como deve ser o agir e o comportamento de um líder servidor. 

Refletir sobre os resultados que podem ser alcançados por um líder servidor.

LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – com Carlos Esau

Mapa mental da lição 13 abaixo:

INTRODUÇÃO

Embora a ideia de um líder-servo não seja exatamente nova, o conceito de líder-servo e, por conseguinte, de liderança servidora, veio com o ensaio de Robert K. Greenleaf intitulado The Servant as Leader (O Servo Como Líder, em tradução livre). Segundo Greenleaf, o líder-servo é um servo em primeiro lugar e se concentra no crescimento e desenvolvimento das pessoas e das comunidades às quais elas pertencem. Como vimos em João 13.1-7, esse é o modelo que foi adotado por Jesus e que ensina que o verdadeiro líder serve aos outros e se sacrifica em favor deles.

I O QUE É LIDERANÇA SERVIDORA

1.1 Colocar os outros acima de si mesmo. Robert Greenleaf, já citado, diz que o “grande líder é visto antes como um servo, e este simples fato é a chave para sua grandeza”. E o líder que coloca os outros acima de si mesmo não conquista apenas a mente, mas o coração das pessoas que passam a segui-lo porque o veem como uma pessoa autêntica, merecedora de sua confiança. Por que os discípulos seguiam Jesus, por vezes arriscando a própria vida (Jo 11.16)? Porque, além de estarem convencidos de que ele era o Messias, sabiam que Jesus os tratava com consideração e respeito, enquanto os líderes religiosos os tratavam com asco e desprezo (Jo 7.48,49).

1.2 Focar no desenvolvimento dos outros. Um líder-servo é aquele que leva seus liderados a viver para servir a um propósito. Em outras palavras, a se dedicarem a algo maior do que eles mesmos e até mesmo maior do que sua própria vida. Os discípulos, muitos deles galileus, indivíduos com pouca instrução (Mt 4.18-22), passaram em torno de três anos aprendendo com Jesus de forma intensiva e foram transformados durante esse tempo. Eles passaram por um processo para que pudessem viver um propósito e, após a ressurreição de Jesus e da descida do Espírito Santo em Pentecostes, as pessoas já não mais os reconheciam como indoutos (At 2.7,8). Um líder-servo, tal como Jesus, desenvolve e transforma para melhor as pessoas que o seguem.

1.3 Focar em deixar um legado. Os autores Jim Kouzes e Barry Posner, que escreveram o livro Líder-Mestre, ed. Campus, 2007, trazem um exemplo do que significa legado e como os liderados o enxergam. As pessoas não vão lembrar do líder que acendeu uma grande fogueira, mas do líder que os manteve aquecidos, que iluminou a noite, lhes proveu segurança ao acender o fogo e, por último mas não menos importante, limpou o acampamento para quem virá depois acender a próxima fogueira. Legado é, portanto, o que fica depois que você vai embora. É a memória viva da pessoa e das realizações de um líder. Davi é lembrado por seu legado (At 13.36), bem como todos aqueles citados na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11. 

No próximo post serão publicados tópicos 2 e 3 e a conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!