LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU – Parte II
ajustando

Leia a parte I clicando aqui

II COMO SER UM LÍDER SERVIDOR

2.1 Ter paixão e ser compassivo. Paixão é uma palavra cuja origem vem do latim e significa “sofrer”. Um líder-servo deve ter disposição para sofrer, servir e se sacrificar em favor de sua equipe com vistas ao alcance dos resultados. E ser compassivo? Vem de compaixão, também do latim: sofrer junto. O líder-servo deve estar disposto a sofrer junto com seus liderados para executar e realizar aquilo que deve ser feito. Jesus foi o modelo perfeito desse tipo de líder, tanto que o ápice de sua missão é chamada de Paixão (Sofrimento) de Cristo (Jo 12.27) e o dia de maior sofrimento foi justamente a sexta-feira da Paixão onde ele bradou o famoso Tetelestai (Está consumado, em grego) em João 19.30.

2.2 Ser humilde e ter uma insaciável vontade de aprender. Ser humilde é reconhecer que não possui todo o conhecimento e habilidades e que os resultados serão maiores e melhores quando alcançados em grupo. O líder-servo é, por essência, humilde pois ele sabe que está ali para servir e ajudar os outros a chegar ao destino que eles devem chegar (Sl 77.20), como fez Moisés ao libertar o povo do Egito e guiá-los pelo deserto até a Terra Prometida (Êx 13.3). Davi era humilde e tinha essa vontade de aprender (Sl 119.33), assim como seu filho Salomão também teve (1 Rs 3.6-9). Jesus não deu um conselho, mas sim uma ordem quando disse que deveríamos aprender mansidão e humildade com ele (Mt 11.29).

2.3 Ser empático. A compaixão pode levar uma pessoa a ser empática, ou seja, colocar-se no lugar do outro, porque a empatia é o seu complemento natural: quem sente e sofre com a dor do outro vai, em algum momento, se colocar no lugar daquele que sofre. E Jesus, como maior exemplo de líder-servo, foi aquele que levou as nossas dores sobre si (Is 53.4) e foi exatamente nesse capítulo que o Pai chamou Jesus de “meu servo” (Is 53.11). Entenda, portanto, que servir deve anteceder o desejo de liderar pois, segundo Jesus, aquele que quiser ser grande deve servir, e aquele que quiser ser o primeiro será o servo de todos (Mc 10.43,44). Por trás de todo grande líder existe, necessariamente, um grande servo.

III OS RESULTADOS ALCANÇADOS POR UM LÍDER SERVIDOR

3.1 O sofrimento será recompensado. Já foi dito que ser um líder-servo é, antes e acima de tudo, ter paixão pela liderança, ou seja estar disposto a sofrer como líder. Você já tinha parado para pensar que Jesus sabia não apenas o sofrimento que ele passaria aqui, mas já antevia o resultado de seu sofrimento (Is 53.12)? Hebreus nos diz que Jesus sabia que seu sofrimento não seria em vão e que resultaria, como Isaías profetizou séculos antes, em muito maior alegria e salvação para nós, pecadores (Hb 12.2). Por isso Jesus revelou a Paulo o que ele haveria de sofrer quando se revelou para ele na entrada de Damasco (At 9.3-6). E Paulo, muitos anos depois, disse que havia terminado sua carreira sabendo da recompensa prometida pelo Senhor (2 Tm 4.7-8).

3.2 A armadilha da inversão de prioridades. Existe, de acordo com estudiosos desse tema, uma crítica honesta ao modelo de liderança servidora: enfatizar as necessidades dos liderados em detrimento dos resultados da organização. Desse modo, o líder-servo deve estar ciente dessa armadilha para não cair nela. Na 1ª lição foi falado sobre o líder com foco nos resultados e a armadilha de desprezar as pessoas por causa dos resultados. Aqui é o contrário: desprezar os resultados por causa das pessoas. Portanto, o líder-servo deve ser equilibrado para conciliar tanto as necessidades das pessoas como os objetivos que devem ser alcançados e podemos citar Moisés e Neemias, ambos cuidando das pessoas sem descuidar dos objetivos (Êx 14.13,14 e Ne 5.14-16).

3.3 Comprometimento, resultados e satisfação. Diferentemente do que muitos pensam, a fidelidade e o compromisso dos liderados é conquistada quando eles enxergam que seu líder pode solucionar seus problemas e suprir suas necessidades. Quando Davi estava fugindo de Saul, no deserto, muitos resolveram segui-lo como líder (1 Sm 22.2). O que eles viram em Davi para segui-lo e arriscarem a vida por causa dele? Alguém que poderia resolver seus problemas, como ficou claro ao coroarem-no rei (2 Sm 5.2). Jesus é o grande exemplo de líder-servo que nos liberta da opressão do pecado, supre nossa necessidade de salvação e que, como resultado, nos conduz à presença de Deus (1 Jo 3.8). 

CONCLUSÃO

Hoje estamos concluindo a revista deste trimestre e pudemos aprender um pouco mais sobre liderança, o porquê de sua importância e fechamos com a liderança servidora, o modelo que Jesus viveu, praticou e ensinou ao longo de seu ministério terreno. Meu sincero desejo e oração é que essas lições possam despertar em você o desejo de estudar e aprender mais sobre este tema tão relevante para todos nós. E que esse conhecimento lhe permita ser um líder melhor para a glória de Deus e para edificação das pessoas ao seu redor. A Deus toda glória!

E aqui se encerra a Lição Liderança Eficaz à Luz da Bíblia do 3º Trimestre de 2021 da Escola Bíblica do Ministério Internacional do Guará.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!