Diante de um mundo conturbado, dividido e instável, a cada momento somos levados a nos perguntar o que pode dar ou trazer esperança para nós e para as próximas gerações. Será uma boa condição financeira e social? Um bom emprego? Boa formação acadêmica? Amizades influentes? Uma saúde de ferro? Uma boa casa, carros, viagens…? Será que o simples fato de termos uma religião ou sermos membros de uma igreja já nos garante uma vida de esperança? O que, de fato, tem o poder ou a capacidade de nos manter firmes quando as tempestades e ventos fortes da vida e do destino nos chegam, quando a dor e a tragédia nos visitam sem pedir licença e tiram de nós aqueles ou aquilo que tanto amamos e desejamos manter conosco? Temos tido esperança na pessoa certa? Se fé é “dar um salto no escuro”, como dar este salto quando tudo parece sem sentido e a razão parece falar mais alto que o coração?
Para responder a essas perguntas, o cantor e escritor Valter Júnior nos presenteia com o seu recente livro “O Que Pode dar Esperança”. Através do testemunho de uma vida difícil, marcada por perdas e desencontros, o autor nos leva a uma caminhada na qual a única conclusão é que dependemos totalmente de um Deus Grande, Soberano, muitas vezes não compreensível, porém, um Deus de provisão, que fala, que ouve e que visita nossa humanidade mesmo com nossas imperfeições e desventuras. Esse Deus justo, zeloso e libertador, é especialista em fazer do fraco um forte, o humilde Ele exalta, e de onde nada se pode esperar, de uma terra árida e vazia, Ele faz brotar uma grande árvore cujos frutos alimentam vidas famintas e cujas sombras aliviam o cansaço de peregrinos errantes.
Com muita gentileza, esse querido irmão permitiu-me trazer aqui um pequeno relato de sua obra através do qual desejo que você seja encorajado e desafiado a uma vida abundante e frutífera e com esta inquietante leitura você possa ser fortalecido na fé em Cristo Jesus e tenha uma caminhada alicerçada Nele, Jesus, Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2). Já há muito tempo que temos sido abençoados pelas canções e pregações de Valter Júnior, agora ele nos presenteia falando da sua vida privada e do quanto Deus tem lhe usado através, não só da música, como de outros dons e talentos que a cada dia nos surpreendem e nos impulsionam a sair da inércia e nos levam a também querer fazer mais pelo Senhor, pela sua igreja e pelo mundo.
Na obra, o autor fala dos momentos mais marcantes de sua vida, desde sua infância lá no interior de Minas Gerais indo até sua vinda para a Capital Federal, sua conversão, da difícil relação com o pai, da vocação para a música, da deficiência física, da perda da visão e da partida de uma filha, ainda adolescente (Uma florzinha amarela no jardim de Deus), certamente, o capítulo mais difícil que Valter teve que escrever. Prepare-se para se emocionar diante dos fatos vividos por este servo de Deus e para aprender com uma fé madura que foi testada e aprovada. Enfim, um grande testemunho de como alguém pode ser usado e levado por Deus para fazer Sua obra e exaltá-lo mesmo quando as expectativas para com o futuro eram mínimas. Quando tudo parecia que aquele jovem levaria uma vida limitada e que se entregaria diante de tantos obstáculos, eis que vemos uma vida cheia de dádivas, dons e talentos, uma vida sempre disposta a abençoar outras, uma caminhada com objetivos claros, onde cada minuto é vivido com toda a intensidade para a glória de Deus. Enfim, uma vida com propósitos, uma vida “extraordinária”.
Diante de tal testemunho, concluímos que nada pode nos fazer desistir da vida, que nenhuma dor ou perda deve nos distanciar do Deus Bendito, que um coração grato é o que devemos ter diante de tantos milagres e maravilhas que o Autor da Vida realiza a cada momento em nossa vida e através dela. Assim fazendo, Valter Júnior nos lembra o apóstolo Paulo quando afirma que “nada poderá nos separar do amor de Deus, nem perseguição, nem angústia, nem fome, nenhum perigo ou espada”. A obra nos mostra que o Deus das escrituras continua usando homens e mulheres nos nossos dias, como assim o fez no passado, para se manifestar a um mundo triste e sem esperança e dizer que Ele pode fazer infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos na vida daqueles que, de fato, entregam – se a Ele para serem instrumentos em Suas mãos e brilharem como um farol à noite iluminando a escuridão.
Com tantos livros de auto – ajuda jogados no mercado todos os dias, fruto da sede e do vazio de uma sociedade que clama por sentido e direção, o livro de Valter Júnior chega como um bálsamo a nos acalmar e nos levar aos braços do Pai, cujo jugo é suave e o fardo, leve. Sua vida, marcada pela cruz de Cristo, onde aparentes derrotas se transformaram em adubo para grandes vitórias, mostrando – nos uma vida de total dependência e reverência a Deus, onde os desencontros e tragédias o levaram cada vez mais aos pés do Senhor, mostra-nos enfim, o que, de fato, “pode nos dar Esperança”.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Faça seu comentário e enriqueça o post!