FUNDAMENTO: e respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la”. Neemias 2:5
__________________________________________________________
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Neemias 2:1-6
No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele;
Por isso o rei me perguntou: “Por que o seu rosto parece tão triste, se você não está doente? Essa tristeza só pode ser do coração! ” Com muito medo,
eu disse ao rei: “Que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo? “
O rei me disse: “O que você gostaria de pedir? ” Então orei ao Deus dos céus,
e respondi ao rei: “Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la”.
Então o rei, com a rainha sentada ao seu lado, perguntou-me: “Quanto tempo levará a viagem? Quando você voltará?” Marquei um prazo com o rei, e ele concordou que eu fosse.
OBJETIVO GERAL
– Refletir Demonstrar que um líder deve ser um inconformado com a mediocridade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Mostrar que acomodar-se é o caminho certo para o fracasso e o insucesso.
– Apontar que o melhor caminho para o líder é o aprendizado contínuo.
– Demonstrar que o líder deve buscar continuamente a excelência para si e para os demais.
_____________________________________________________
Live Lição 03: SER LÍDER É VIVER FORA DA ZONA DE CONFORTO – feat. Cristiano Heckert e Evandro Besa.
Mapa mental da lição 03 abaixo
INTRODUÇÃO
Todo líder tem o desejo de, após enfrentar grandes desafios, desfrutar os louros da vitória e ter um pouco de paz e sossego. Porém, a vitória pode gerar um problema para o líder: acostumar-se com o sossego e se acomodar. Para lidar com essa situação corretamente, ele precisa entender o paradoxo Controle x Crescimento. Um líder acomodado geralmente pesa a mão no controle mesmo que, para isso, sacrifique o crescimento. Se o líder quiser ver sua igreja crescer de verdade, ele deve abrir mão do controle, confiar mais e dar autonomia aos seus liderados. Porém, ele deve fazer isso de forma responsável pois será ele quem vai prestar contas diante de Deus pela obra.
I SAINDO DA ZONA DE CONFORTO
1.1 O perigo da zona de conforto. Zona de conforto é um outro nome para acomodação ou comodismo. Ou seja, estar na zona de conforto seria o mesmo que estar acomodado, despreocupado e negligenciando coisas importantes. Acomodado pode ser utilizado, também, como sinônimo de se deixar moldar, assumir a forma que outros querem que você tenha. E dificilmente haverá um exemplo melhor sobre o perigo de ficar na zona de conforto do que o de Davi que ficou no conforto do palácio no tempo em que os reis saíam para a guerra (2 Sm 11.1,2). Ele deveria estar à frente de seu exército, mas ficou em casa, acabou olhando para onde não devia, fazendo o que não podia e sofrendo o que não queria.
1.2 Acomodar-se é aceitar ser medíocre. Não se engane, quem deseja ficar no comodismo é aquele que aceita viver na mediocridade. Ser medíocre é estar sempre no meio do caminho, é se satisfazer em nunca estar em destaque e nem fazer algo realmente importante ou relevante. Se você possui um chamado divino em sua vida, tenha certeza que você foi chamado para sair do meio da mediocridade e experimentar coisas extraordinárias. Pense em qualquer dos heróis e heroínas da fé é você verá pessoas que deixaram o lugar de conforto e abraçaram uma causa que muitos julgavam impossível e, a despeito das probabilidades e dificuldades, saíram do anonimato para entrarem na história (Hb 11.4-13).
1.3 O exemplo do caranguejo-ermitão. Para finalizar este tópico vou falar sobre o exemplo do caranguejo-ermitão. Ele não cria sua própria carapaça e precisa encontrar uma concha vazia para habitar e se proteger de seus predadores. Porém, conforme o tempo passa e ele vai crescendo, a concha fica pequena e ele precisa tomar uma difícil decisão: ou muda ou morre. Ou sai da zona de conforto ou morre sufocado. Por isso, ele sai procurando outra concha até achar uma nova morada até que ela se torne pequena novamente. A zona de conforto é assim: serve por um tempo mas limita seu crescimento. O cristão foi chamado para não se conformar com este mundo (1 Pe 1.14-16). Saia da zona de conforto do pecado enquanto é tempo (1 Pe 4.3,4).
No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Faça seu comentário e enriqueça o post!