FUNDAMENTO: Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém. Lucas 9:51
__________________________________________________________
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: João 12:23-27
Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.
Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.
Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.
Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
“Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.
OBJETIVO GERAL
– Entender que liderar exige que o líder assuma riscos ao tomar decisões difíceis e se responsabilize pelas consequências, sejam elas boas ou ruins
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Demonstrar que é preciso competência, habilidade e atitude para ser líder.
– Admitir que liderar é basicamente se dispor a assumir riscos e tomar decisões.
– Entender o processo decisório e como é possível tomar decisões melhores.
Live da LIÇÃO 07: UM LÍDER DE VERDADE NÃO SE ESQUIVA DE TOMAR DECISÕES – feat. Ricardo Plácido
Mapa mental da lição 07 abaixo
INTRODUÇÃO
Por que um líder deve se preocupar com as decisões que toma e procurar melhorar sua forma de tomar decisões? A resposta é simples: melhores decisões significam menos arrependimentos. Dois fatores impactam as decisões que tomamos: riscos e incertezas. Riscos estão relacionados a perigos, enquanto as incertezas lidam com as probabilidades de algo acontecer ou não no futuro. Uma das formas de reduzir tanto os riscos como as incertezas que pesam sobre nossas decisões é aprender a fazer boas perguntas que exigirão respostas melhores ainda. Assim, será possível tomar decisões melhores visto que não existe nada pior do que a paralisia causada pela indecisão.
I UM CHÁ DE COMPETÊNCIA QUE TODO LÍDER DEVE TOMAR
1.1 Conhecimento. A competência é formada por três elementos: saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude). Vejamos o primeiro agora e os demais a seguir. Podemos dizer que o conhecimento é demonstrado pelo domínio de um assunto ou de uma determinada área. Geralmente, é aquilo que se aprende ao longo da vida, pelo aprendizado, pela experiência ou, em casos raros e específicos, por revelação divina. Vamos recordar um personagem bíblico para ilustrar melhor isso: José. Ele decifrou os sonhos de Faraó e disse o que deveria ser feito para que os sete anos de fartura servissem de provisão para os sete anos de fome que se seguiriam (Gn 41.39). Outro exemplo é Daniel diante de Nabucodonosor interpretando seu sonho, um conhecimento que foi dado por Deus (Dn 2.47).
1.2 Habilidades. É a capacidade de realizar determinada tarefa, física ou mental. Em outras palavras é quando você coloca em prática aquele conhecimento que você adquiriu. A habilidade, via de regra, é aperfeiçoada pela prática, pelo treino e, claro, pelos erros e acertos. Uma pessoa habilidosa é aquela que realiza uma tarefa com presteza, eficiência e agilidade. Um exemplo bíblico de pessoa habilidosa era Davi cujas habilidades foram aperfeiçoadas enquanto ele pastoreava as ovelhas de seu pai (1 Sm 17.34-36). E a habilidade, quando praticada, não se perde com o passar do tempo como vemos no excelente exemplo de Calebe, muito hábil ainda mesmo aos 85 anos de idade (Js 14.10-12). Se você quer se tornar habilidoso em algo, o caminho é praticar de forma constante e incessante.
1.3 Atitude. É querer fazer as coisas acontecerem. É tomar a iniciativa de enfrentar o problema e encontrar a solução. Uma pessoa de atitude é necessariamente uma pessoa de ação, que age e que toma a frente. Pouco adianta saber e saber fazer se não houver vontade de agir. As pessoas de atitude são aquelas que transformam a realidade ao seu redor. Nenhuma mudança jamais ocorreu sem que houvesse uma pessoa de atitude por trás. Percebe como é importante que essas três qualidades caminhem juntas para que alguém seja reconhecido como competente? E dentre os personagens bíblicos, poucos podem superar Neemias em termos de atitude. Ele vivia no palácio, mas não se acomodou e nem se acovardou quando sentiu o chamado para reconstruir os muros de Jerusalém (Nm 2.3-5) e é dele que falaremos mais a seguir.
No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.
Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?
Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!
Faça seu comentário e enriqueça o post!