6 Princípios Práticos Para Orientar Suas Decisões

choices
escolhas delicadas
Escolhas: delicadas decisões

Meu filho, se me ouvires e se obedeceres às minhas palavras, receberás sabedoria e entendimento para a vida. Sim, se quiseres melhor compreensão das coisas da vida, e discernimento, se buscares essas coisas como se fossem dinheiro, ou um tesouro precioso escondido, então te será dada sabedoria e o conhecimento de Deus; e depressa entenderás a importância de reverenciar o Senhor e de confiar nele. Só então saberás distinguir a justiça e a injustiça, o direito e o errado, e poderás tomar as decisões correctas em cada situação.

Provérbios 2:1,9 – O Livro

Se você está prestes a tomar uma grande decisão, eis aqui seis dicas práticas que pode usar ao tomar decisões. Ao ler essas dicas, reflita sobre seus próprios hábitos de tomada de decisão e então leia o que Jesus pode querer dizer a você sobre as decisões que você tomou no passado sem ter levado em conta essas dicas.

Veja os princípios:

  1. Princípio do Alinhamento: Isso está em harmonia com a Palavra de Deus? Para muitas decisões, a Bíblia oferece instruções ou um princípio claro a seguir. Ao tomar uma decisão, considere se a Palavra de Deus fala diretamente sobre o que você deve fazer nessa situação.
  2. Princípio da Integridade: Você gostaria que todos soubessem sobre esta decisão que você está tomando? Quando você é uma pessoa íntegra, quem você é por dentro corresponde a quem você é por fora. O que faz em particular e o que você faz em público não são contraditórias.
  3. Princípio da Melhoria: Isso tornará você uma pessoa melhor? Em sua vida, muitas vezes você não estará escolhendo entre o bem e o mal, mas entre o bom e o melhor. Tenha um alto padrão e preencha sua vida fazendo o que há de melhor.
  4. Princípio da Independência: Isso vai começar a controlar e dominar minha vida? Mesmo que algo não seja ruim à primeira vista, é ruim se contribuir para tirar a sua liberdade. Cristo é o único que merece controle em sua vida.
  5. Princípio da Influência: Isso vai prejudicar outras pessoas? Nossa cultura é perguntar: Do que você precisa? Mas Deus exige que você pense nas outras pessoas também. Se uma decisão que você tomar prejudicará outras pessoas, essa decisão é errada.
  6. Princípio do investimento: Essa é a melhor forma de usar meu tempo? Você não tem tempo para tudo, e Deus não exige que você faça tudo. Descubra qual é a missão que Deus tem para você e invista seu tempo nisso.

Ao ler esta lista, você pode ficar frustrado ao se lembrar de muitas más decisões que tomou no passado. Você pode ter sofrido consequências desagradáveis de suas decisões, mas você pode começar a melhorar o seu amanhã por meio das decisões que tomar a partir de hoje. Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus.

Observação: este texto foi inspirado, traduzido e adaptado de um dos devocionais de 365 dias de Rick Warren, em inglês, disponível no aplicativo/site Bible.com (Fonte: https://www.bible.com/reading-plans/135-rick-warrens-daily-devotional).

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Glória a Deus, meu irmão, que Palavra abençoada e que bom que continuas a escrever aqui. Deus continue o abençoando…

Obg, Lucas, pelo seu comentário e tb pelo incentivo. abs.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!